Blog - Direto da redação

O blog trata de temas políticos e econômicos e de fatos cotidianos.
Sobre o autor: Fabiano Provin, jornalista e sommelier, editor do Jornal O Florense.

Todos os comentários feitos nos blogs passam por moderação. Ou seja, os mesmos são avaliados antes de serem ou não liberados nas postagens.

Encontro No Centro Empresarial

16 de Junho de 2017 às 12:46 0 Comentários

Oito dos nove vereadores de Flores da Cunha conheceram a estrutura e os projetos do Centro Empresarial durante reunião com a diretoria nesta semana. No café da manhã ofertado no dia 13, o presidente da entidade, Tiago Paviani, apresentou as ações desenvolvidas durante quase quatro horas. Acompanharam Paviani o vice-presidente, Gilberto Boscato; e os diretores Simone Vigolo Paviani, Leandro Mantovani e Lucas Carenhato, além do assessor jurídico, Vitor Hugo Zenatto; e do gerente executivo, César Conz. Entre os principais assuntos citados por Paviani, esteve a possível implantação de uma escola técnica no município, ação que tem iniciativa local, contudo, depende de um aval do Senai-RS.

Foto: Divulgação Legenda: Café da manhã entre a diretoria e os vereadores foi realizado no dia 13.
Tweetar Comentar

Frases Para Refletir

16 de Junho de 2017 às 12:40 0 Comentários

– “As leis são como as teias de aranha que apanham os pequenos insetos e são rasgadas pelos grandes.” Sólon, poeta e político grego que viveu de 640 a.C. a 558 a.C.

– “O tempo é teu capital; tens de o saber utilizar. Perder tempo é estragar a vida.” Franz Kafka, escritor tcheco que viveu de 1883 a 1924.

– “Existem três tipos de pessoas: as que deixam acontecer, as que fazem acontecer e as que perguntam o que aconteceu.” Provérbio escocês.

– “Odiar é punir-se a si mesmo.” Hosea Ballou, escritor e teólogo norte-americano que viveu de 1771 a 1852.

– “O passado não reconhece o seu lugar: está sempre presente.” Mario Quintana, jornalista e poeta gaúcho que viveu de 1906 a 1994.

– “Nenhum homem deveria passar pela vida sem experimentar pelo menos uma vez a saudável e até aborrecida solidão.” Jack Kerouac, escritor norte-americano que viveu de 1922 a 1969.

 

Tweetar Comentar

Idese

16 de Junho de 2017 às 12:40 0 Comentários

Dados da Fundação de Economia e Estatística (FEE-RS) divulgados recentemente mostram que Flores da Cunha saiu da 64ª posição em 2013, no Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese) estadual, para a 20ª colocação em 2014. Os números que tiveram maior evolução foram os da saúde e educação, segundo a FEE-RS, que avalia os 497 municípios gaúchos. Flores da Cunha tem Idese de 0,831 (numa escala de vai de zero a 1). O Índice avalia a situação socioeconômica das cidades sobre educação, renda e saúde, considerando aspectos quantitativos e qualitativos do processo de desenvolvimento. Na classificação por municípios, o 1º colocado continua sendo Carlos Barbosa (0,892 em 2014). 
 

Tweetar Comentar

Prédio do Inss

16 de Junho de 2017 às 12:40 0 Comentários

O presidente da Câmara de Vereadores florense, Moacir Ascari (PMDB), o Fera, encaminhou ao prefeito Lídio Scortegagna (PMDB) uma indicação para que ele intervenha junto à Previdência Social para que a agência do INSS de Flores da Cunha, que não está funcionando em sua totalidade, disponibilize mais serviços aos cidadãos. “Se isso não ocorrer, o que é mais provável, que o prédio seja devolvido ao município, uma vez que a área foi doada pelo poder público”, sugeriu. Para o vereador, outras instituições podem ser beneficiadas com o local, como é o caso do NIAE, grupo municipal que atende a aproximadamente 370 crianças semanalmente.
 

Tweetar Comentar

Aprovada A Criação de Novos Cargos

16 de Junho de 2017 às 12:39 0 Comentários

A contratação de 20 novos servidores pela Prefeitura de Flores da Cunha foi aprovada pela Câmara de Vereadores. A única a votar contra foi a vereadora Claudete Gaio Conte (PDT). A proposta prevê a criação de cargos para auditor tributário (1), assistente social (1), enfermeiro (2), técnico de enfermagem (2), agente administrativo (4) e agente de trânsito (10). Antes da votação, no dia 5, a pededista pediu vistas por 30 dias, ou seja, queria mais tempo para avaliar o projeto e tentar fazer com que a administração enviasse ao Legislativo a lei dividida. “Pedi para o prefeito enviar os cargos separadamente, ele me ouviu mas não acatou. Esse pacotão para criar cargos terá impacto financeiro superior a R$ 800 mil por ano”, pontuou Claudete. 

O líder de governo, João Paulo Carpeggiani (PMDB), ressaltou a necessidade das contratações pelo fato de a prefeitura florense ter o mesmo quadro funcional da década de 1980. “Em contrapartida, a população cresceu 56% neste período”, argumentou. “Os serviços precisam ser encaminhados por pessoas, por isso a necessidade dos servidores”, emendou Samuel de Barros Dias (PTB). O pedido de vistas foi negado por 5 x 3 – foram favoráveis Claudete, Clodo Rigo (PP) e César Ulian (PP); e contrários Carpeggiani, Dias, Ademir Barp (PMDB), Everton Scarmin (PMDB) e Pedro Sperluk (PSB).

Com isso, os parlamentares discutiram o projeto, quando somente Claudete votou contra. Ulian e Rigo, que eram favoráveis ao maior prazo para discussão, porém, acabaram aprovando a proposta com o argumento de que os cargos são importantes. “Sou favorável à saúde, mas a prefeitura cortou benefícios do plano de saúde dos dependentes dos servidores, avisou que não tem dinheiro para criar o Procon e abonou as dívidas dos devedores. Agora, criam 20 cargos que custarão R$ 800 mil por ano. Enquanto isso, a população está na fila de espera por 978 consultas, 259 exames e 419 cirurgias”, desabafou Claudete.

Tweetar Comentar