Blog - Direto da redação

O blog trata de temas políticos e econômicos e de fatos cotidianos.
Sobre o autor: Fabiano Provin, jornalista e sommelier, editor do Jornal O Florense.

Todos os comentários feitos nos blogs passam por moderação. Ou seja, os mesmos são avaliados antes de serem ou não liberados nas postagens.

Medalha Mérito Florense Para Carlos Paviani

21 de Agosto de 2017 às 16:29 0 Comentários

O fundador e diretor do Jornal O Florense e diretor executivo e de relações institucionais do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Carlos Raimundo Paviani, recebeu na noite de 11 de agosto uma homenagem da Câmara de Vereadores de Flores da Cunha. Paviani foi agraciado com a medalha Mérito Florense, concedida a pessoas e entidades que se destacam ou se destacaram no município.

A indicação da honraria foi feita pelo presidente do Legislativo, vereador Moacir Ascari (PMDB). “É uma forma de agradecer e reconhecer a trajetória pessoal e profissional. Por meio do currículo podemos ver isso, nasceu num lar de amor, carinho e dedicação dos pais, base emocional sólida, de ética e amor. Construiu uma história linda de vida, destacamos a fidelidade em suas idealizações e ideais, propondo o diferente que resultou em tantas ações benéficas para nosso município”, disse Fera.

O prefeito florense, Lídio Scortegagna (PMDB), ressaltou que Paviani sabe se articular e articular entidades. “Estar à frente de um jornal semanário é para poucas pessoas, uma homenagem justa do Poder Legislativo. Você sabe harmonizar muitos interesses, está construindo em todos os momentos”, pontuou o prefeito. A filha do homenageado, Sofia Bulla Paviani, disse em nome da família que é testemunha da dedicação do pai. “Compreendemos e te apoiamos mesmo que isso justifique menos tempo conosco. Temos muito orgulho de ti, que exerce tantas atividades sempre com maestria”, reconheceu ela.

Paviani fez questão de compartilhar a homenagem com todas as pessoas que fizeram parte desses mais de 30 anos do jornal. “Primeiro com todos os funcionários, colunistas, articulistas e colaboradores. Divido também com os entregadores, eles têm uma tarefa importante, com anunciantes e patrocinadores. Se o passado foi difícil, qual o futuro? Temos de ter a capacidade de nos reinventar”, discursou o homenageado. “Todos os dias recebemos milhares de informações, acreditamos que existe espaço para notícias que não cabem em 140 caracteres. Mas a comunicação, por mais que tenha avançado, não pode prescindir daqueles que trabalham profissionalmente com a informação. Se sobrevivemos foi com a confiança e credibilidade do nosso leitor. Com profissionalismo e espírito comunitário é que continuamos atuando”, agradeceu Paviani.

Na foto, o homenageado Carlos Paviani com a medalha acompanhado dos vereadores Moacir Ascari (presidente), Ademir Barp, Samuel de Barros Dias, Claudete Gaio Conte, César Ulian, Clodo Rigo, João Paulo Carpeggiani, Everton Scarmin e Pedro Sperluk.

 

Foto: Fabiano Provin/O Florense
Tweetar Comentar

Pdt Recebe Novos Filiados

21 de Agosto de 2017 às 16:27 0 Comentários

No dia 7 de agosto a Juventude Socialista do PDT de Flores da Cunha reuniu-se na casa da pedetista Sônia Montanari para receber os novos filiados Diego da Cunha e Iago Machado. Uma semana depois, no dia 14, Jocelito Carvalho e Jatir Mosquer assinaram ficha no PDT. Jatir, ex-vereador pelo PDT e líder de governo do então prefeito Ernani Heberle (à época PDT, hoje no PSB), era do PT, foi para o PDT, saiu do PDT e foi para o PT. Agora está no PDT.

Na foto, da esquerda para a direita, Régis Slaviero, Luis Antônio Pereira dos Santos, Michel Vens, Jatir Mosquer, Domingos Dambrós (presidente do partido), Jocelito Carvalho, Claudete Gaio Conte, Roberto Carlos Conte e Adriano Galvão.

 

Foto: PDT/Divulgação
Tweetar Comentar

Encontro de Progressistas

21 de Agosto de 2017 às 16:26 0 Comentários

A palestra com o tema Burocracia: a solução que virou problema, do deputado estadual Marcel van Hattem (PP), feita na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul, aguçou a curiosidade dos jovens vereadores do PP de Nova Pádua. Jéssica Boniatti, Maico Morandi e Danrlei Pilatti participaram do evento no dia 14. Segundo van Hattem falou, é impossível viver numa sociedade sem os elementos básicos da burocracia, imprescindível para regular a vida e conferir impessoalidade na relação entre entes públicos e privados. Para o parlamentar, “a burocracia é, sim, solução para muitos problemas de relacionamento com a sociedade. No entanto, ela pode virar um problema, sobretudo quando há inchaço da máquina pública, quando o Estado fica demasiadamente pesado e ineficiente”, argumentou.

Van Hatten relatou que a Assembleia Legislativa aprovou recentemente a criação de uma comissão especial temporária, que por 120 dias se dedicará exclusivamente à revisão legal no Rio Grande do Sul. Segundo o deputado, “tempo suficiente para fazer audiências públicas em todo o Estado e colher ideias e sugestões da classe empreendedora sobre leis, normas e regulamentações já existentes e que mostram ineficientes ou atrasadas”. A partir do resultado dessas audiências, o parlamentar pretende oferecer uma proposta de revogação de leis municipais, estaduais e federais, “para que a sociedade empreendedora veja que alguma coisa está sendo feita na Assembleia para reduzir o tamanho do Estado e desinchar a máquina pública”, salientou.

 

Foto: Divulgação Legenda: Encontro no dia 14 ocorreu na CIC de Caxias; da esquerda para a direita, Jéssica Boniatti, Marcel van Hattem, Maico Morandi e Danrlei Pilatti.
Tweetar Comentar

Nova Pádua é Destaque Em Gestão Fiscal

21 de Agosto de 2017 às 16:26 0 Comentários

Depois de obter nota máxima em educação infantil, saúde e transparência pública, conquistando o 1º lugar nestas áreas em 2016, o município de Nova Pádua, em 2017, obteve também nota máxima no Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), ficando em 1º lugar nacional e estadual no quesito investimentos e em 2º lugar estadual como cidade que tem o menor gasto com pessoal (folha de pagamento). No índice geral, Nova Pádua é o 2º lugar na Serra Gaúcha e o 8º melhor no Estado, além estar entre as 70 melhores do país. A pesquisa é referente a 2016 e é elaborada pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).

Com base em dados oficiais, o índice avaliou a situação fiscal de 4.544 municípios, onde vivem 177,8 milhões de pessoas – 87,5% da população brasileira. Para o secretário de Administração e Fazenda paduense, Pedro Fernando Quintanilha, o resultado do estudo “reflete o comprometimento da administração em aplicar de forma correta, responsável e transparente o dinheiro público, buscando melhorar a qualidade de vida da população”.

O prefeito, Ronaldo Boniatti (PSDB), avalia que “quando iniciamos nossos trabalhos, sempre tivemos o cuidado de não gastar mais do que dispomos, procuramos investir no município, mas mantendo um planejamento entre secretarias. Queremos uma gestão de forma positiva e responsável. Apesar das dificuldades enfrentadas no cenário econômico atual, vamos continuar trabalhando e buscando gerir da melhor maneira os recursos disponíveis”, pontua.

Tweetar Comentar

Nome Para A Casa da Cultura

21 de Agosto de 2017 às 16:26 0 Comentários

O presidente da Câmara de Flores, Moacir Ascari (PMDB), o Fera, encaminhou uma indicação ao prefeito, Lídio Scortegagna (PMDB), para que a Casa da Cultura, quando for finalizada, seja denominada de Flávio Luis Ferrarini. Nascido em 5 de agosto de 1961 no Travessão Paredes, então Flores da Cunha (hoje Nova Pádua), Ferrarini era publicitário, escritor e colunista do Jornal O Florense. Ele faleceu em 16 de junho de 2015 num acidente de trânsito na ERS-122.

Tweetar Comentar