Blog - Direto da redação

O blog trata de temas políticos e econômicos e de fatos cotidianos.
Sobre o autor: Fabiano Provin, jornalista e sommelier, editor do Jornal O Florense.

Todos os comentários feitos nos blogs passam por moderação. Ou seja, os mesmos são avaliados antes de serem ou não liberados nas postagens.

Arrastões e Quebradeira No Centro

13 de Outubro de 2017 às 09:01 0 Comentários

Um assunto também muito debatido em Flores da Cunha, e não é a taxa da iluminação pública que aguarda votação na Câmara de Vereadores, é a quebradeira generalizada registrada em duas noites nas ruas centrais do município. Ninguém foi identificado pela destruição de vitrines, janelas de moradias e vidros de carros. Deve ser uma baita diversão sair por aí quebrando o patrimônio alheio. Mas uma hora vai dar errado. E deu.

Nesta semana, segunda-feira, dia 9, três adolescentes foram flagrados apedrejando veículos estacionados nos fundos da Vinícola Luiz Argenta. A Brigada Militar foi acionada e conseguiu apreender um ‘dimenor’ de 13 anos. Ele foi levado para a Delegacia de Polícia acompanhado pelo Conselho Tutelar. Após, a mãe dele foi acionada, teve de sair do trabalho para saber o que ele fez. Os outros dois envolvidos na ocorrência foram identificados, têm 14 e 15 anos. Segundo o proprietário de um dos carros danificados, na DP foi estipulado que eles terão de pagar o prejuízo, pois os para-brisas de um VW Gol e um Renault Sandero foram quebrados.

Sinceramente, depois de ler um artigo científico, soube que as águas-vivas conseguiram sobreviver por mais de 650 milhões de anos sem cérebro em nosso planeta. Esse fato continua dando esperança para muitas pessoas.

Tweetar Comentar

Falta de Ações Na Ers-122

13 de Outubro de 2017 às 09:01 0 Comentários

Na semana retrasada O Florense fez uma enquete no site sobre que tipo de ação a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) deveria fazer na ERS-122 para ampliar a segurança dos motoristas que trafegam na Serra do Rio das Antas. A resposta mais votada foi ‘construir áreas de escape’. No dia 9, o presidente da Câmara de Vereadores, Moacir Ascari (PMDB), o Fera, ocupou a tribuna para defender uma indicação sua já feita em anos anteriores, para que seja implantado um mecanismo semelhante ao construído pela Ecovias no sistema Anchieta, na descida para o litoral paulista. Lá foram feitos testes com carretas carregadas com pesos diversos, as quais supostamente tiveram problemas nos freios e precisaram parar com ajuda de uma caixa de brita, uma pista extra com cascalho em vez de asfalto. E o sistema funciona. “A Empresa Gaúcha de Retalhos deveria retirar a praça de pedágio de Flores da Cunha, divide nosso município ao meio. Eles alegam que o desvio tirou 25% do faturamento da EGR, por isso querem transferir a praça ao Daer-RS”, discursa o vereador. “Houve um acidente no Km 88 da ERS-122 com um caminhão carregado de tomates. Retiraram os veículos, mas a carga ficou lá. Os tomates murcharam, apodreceram e secaram, o guard rail está caído até hoje. Ou seja, a EGR não faz o que deveria fazer”, critica Ascari.

Tweetar Comentar

Movimento Sul Livre

13 de Outubro de 2017 às 09:00 0 Comentários

O movimento separatista Sul Livre, que busca o desmembramento do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná do restante do país para a formação de uma nova nação, promoveu no dia 7 a segunda edição do Plebisul. Ao todo foram 881 votantes em Flores da Cunha, sendo 869 favoráveis ao separatismo. No total, foram 364.256 eleitores, ou apenas 1,71% do eleitorado da Região Sul, sendo mais de 96% favoráveis ao movimento (a intenção era ter 1 milhão de votantes para que o pedido de manifestação popular seja formalizado junto à Organização das Nações Unidas, a ONU). Porém, é válido e correto também avaliar que 98,3% dos eleitores não participaram da votação. Na primeira edição do plebiscito, feita em outubro de 2016, a participação foi de 2,90% do eleitorado do Sul do Brasil. Agora houve menos adesão.

Tweetar Comentar

Obra Autorizada

13 de Outubro de 2017 às 09:00 0 Comentários

O governador do Estado, José Ivo Sartori (PMDB), assinou no dia 9 o contrato para início da pavimentação de 14km da ERS-448, a partir do entroncamento com a ERS-437, entre Antônio Prado e Nova Roma do Sul. O trecho tem, ao todo, 16km... O investimento de R$ 14,1 milhões é oriundo da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), da Receita Federal e do Tesouro do Estado. A Matt Construtora foi a empresa vencedora da licitação, sendo que a obra será coordenada pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer-RS). O prazo de conclusão do trabalho é de 2 anos (outubro de 2019).

Tweetar Comentar

Vigilantes Nos Bancos

13 de Outubro de 2017 às 09:00 0 Comentários

O projeto de lei complementar do vereador Samuel de Barros Dias (PTB), não deixou os representantes das agências bancárias de Flores da Cunha muito contentes. A proposta que tramita na Câmara de Vereadores sugere a implantação de vigilância 24 horas por dia em bancos e postos conveniados. “Tivemos uma reunião com todos, a discussão é importante. Eles alegam dificuldades devido aos sistemas que já têm. Mas, e como fica o usuário? O usuário precisa de segurança. Vamos ser bonzinhos com as agências bancárias? Ou vamos dar mais segurança aos usuários?”, questiona o vereador. Dias frisa que as câmeras em funcionamento apenas gravam o movimento. “O vigilante trará mais sensação de segurança às pessoas”, argumenta Dias.

Tweetar Comentar