Economia

Estudantes florenses têm qualificação em marcenaria

Atividade é ministrada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) em parceria com o Centro Empresarial

Vinte e cinco estudantes florenses de 16 e 17 anos iniciaram na semana passada um novo desafio profissional para investir em mão de obra qualificada num momento de crise econômica que abala diferentes áreas do Brasil. Eles integram o curso de Aprendizagem Industrial Básica de Marceneiro de Móveis Seriados, ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) em parceria com o Centro Empresarial (CE) de Flores da Cunha. As aulas diárias ocorrem na sede da entidade e também em Bento Gonçalves, utilizando no município vizinho o espaço do Centro Tecnológico do Mobiliário (Cetemo), também parceiro da iniciativa, com estrutura que oferece equipamentos profissionais, programas para desenhos e produção de móveis e minicentro de usinagem.

Investir em qualificação da mão de obra é o principal objetivo da iniciativa que terá duração de dois anos e foi o resultado da união entre poder público e empresários. Os estudantes têm aulas no turno inverso ao da escola. “O Senai-RS está fazendo seu papel em atender a indústria e é bem importante essa cooperação com Flores da Cunha, especialmente por ser um polo moveleiro. Esse é o primeiro passo para colhermos excelentes frutos em breve”, valoriza Marcos De Carli, coordenador de Educação e Tecnologia do Cetemo.

Neste período, os jovens aprendizes criam vínculo empregatício, têm carteira assinada e recebem salário, podendo permanecer após o término e se tornar funcionário da empresa. Nesta edição, sete empreendimentos do setor integram o projeto. “É preciso incentivo para que essa nova geração tenha um futuro promissor, que possa entrar no mercado de trabalho com conhecimento e já com alguma experiência. E é uma forma eficaz de suprir uma necessidade urgente de diversas empresas do setor: a mão de obra qualificada”, pontua o presidente do CE, Tiago Paviani.

O Centro Empresarial também sedia desde o ano passado o curso de Assistente Administrativo. Com a turma que encerra em abril, a entidade soma mais de 130 pessoas capacitadas para o mercado do trabalho. A faixa etária para a qualificação é dos 16 aos 24 anos.


 

 

Alunos iniciaram as aulas sobre móveis seriados no dia 13. - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário