Geral

‘Mais Médicos’ ganha reforço em Flores

Profissional do Acre passou a atuar na UBS da localidade de São Gotardo

Desde o início da semana, 153 médicos brasileiros formados no Exterior, integrantes do programa Mais Médicos, começaram a atuar em 93 municípios do Rio Grande do Sul, um deles em Flores da Cunha. Os profissionais fazem parte dos cerca de 1.400 brasileiros que aderiram ao último edital do projeto do Ministério da Saúde. Atualmente, são 8.316 brasileiros no programa, o que representa 45,6% do total. No RS são 1.138 profissionais.

Para Flores da Cunha foi designado o médico Roger de Medeiros, natural do Acre que se formou no Paraguai. Ele é o terceiro profissional encaminhado ao município este ano e atuará na Unidade Básica de Saúde Antonia Maccagnan, em São Gotardo. Antes dele, as cubanas Marisol Ochoa Tamayo e Susel Berg Ruiz iniciaram suas atividades nas UBSs de Otávio Rocha e do bairro União na segunda semana de setembro.

Os salários dos profissionais (R$ 11.520 cada) são custeados pelo governo federal, sendo responsabilidade do município o pagamento da alimentação e estadia (R$ 1.600 cada). No município, já passaram outros quatro profissionais do programa Mais Médicos, sendo que um deles permanece atuando na UBS Dr. Hildebrando Pereira, no loteamento São Pedro. Criado por uma medida provisória em 2013, o programa Mais Médicos tem 18,2 mil profissionais participantes. Quase 11 mil médicos são estrangeiros, principalmente cubanos. Eles são inseridos em equipes de atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS).

Roger de Medeiros (E) encontrou-se com o secretário da Saúde, Vanderlei Stuani (D), antes de iniciar as atividades. - Fábio Carnesella/Prefeitura FC/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário