Geral

A capa da edição 1.500 do Jornal O Florense

Conheça o autor do trabalho que se inspirou no futuro para ilustrar a capa da edição especial do Jornal O Florense

O ilustrador e quadrinista florense Luan Zuchi foi desafiado a criar a capa da edição 1.500 do Jornal O Florense. O tema proposto foi a Flores da Cunha do futuro, e então o artista ficou livre para criar o conceito, sob a ótica de como serão as notícias que iremos ler nas páginas do O Florense nos próximos anos. “Pensei em uma cena cotidiana para gerar identificação do público, levando em conta como seria o mesmo lugar no futuro. Pesquisei conceitos que já estão sendo desenvolvidos, como carros elétricos e estações de abastecimento, meios de transporte alternativos, realidade virtual, entre outros”, define Zuchi.

Também aparecem elementos que fazem referências à cultura pop, para indicar que é algo ilustrado, uma criação e não uma realidade. “Na parte arquitetônica mantive os traços, pois se supõe que Flores da Cunha continuará sendo uma cidade interiorana, não uma metrópole. O que muda serão as intervenções humanas”, frisa.

Apesar dos 22 anos, Zuchi já tem 10 publicações em quadrinhos e busca um espaço para divulgar seu trabalho autoral. “Essa foi uma oportunidade maravilhosa para mostrar meu trabalho e fechar um ano de grandes projetos. Sem dúvida essa capa será parte do meu portfólio, com muito orgulho”, conta. Para captar a cena com o máximo de detalhes originais, ele foi até o local que seria ilustrado (esquina das ruas Borges de Medeiros com Dr. Montaury) e filmou os ângulos para poder reconstituir com precisão. O trabalho foi feito a mão com tinta nanquim, pincel finíssimo e caneta técnica. Para manter o traço ainda mais livre ele não se utiliza de régua nem de marcadores no desenho final, apenas para demarcar o esboço. “A ideia é exatamente essa, a influência da ilustração para imaginar uma cena futura, mostrando o lúdico nas cenas cotidianas também”, frisa.

A provocação também é para despertar o leitor que é acostumado a ver fotografias noticiosas na capa do jornal, diferenciando uma edição histórica como

opção de imaginarmos nossa realidade no futuro. O logo que marca a edição 1.500 também foi desenvolvido por Zuchi, que é formado em Design pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Ilustrador e quadrinista Luan Zuchi projetou uma cena cotidiana no futuro. - Larissa Verdi/O Florense  - Reprodução
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário