Geral

Celebração artística na Semana Farroupilha

Comemorações começam nesta sexta-feira e seguem até quarta-feira com concurso de declamação, oficinas culturais, bailes e shows

Os alunos da Escola Municipal 1º de Maio já estão ensaiando e se preparando para a Semana Farroupilha, em especial para se apresentar no concurso artístico. A estudante Carolina Soares Marchet, 11 anos, já participa das declamações há seis anos; em contrapartida, Amanda Lorenzzetti, seis anos, irá se apresentar pela primeira vez no palco do Parque da Vindima Eloy Kunz. Juntas elas dividem o amor pelas tradições gaúchas. “Participo porque é uma tradição do nosso Estado e também por causa da minha família, já que meu avô gostava muito”, conta Carolina, que irá declamar a poesia Saudação, de Dimas Costa. Enquanto que as duas gaúchas se orgulham da cultura, o aluno Gabriel Machado, 11 anos, está aprendendo sobre o tradicionalismo. Natural do Piauí, Gabriel está há dois anos no município e aos poucos vai conhecendo mais sobre as prosas e os versos. 

Os três, junto a outros 16 alunos da educação infantil ao 9º ano da Escola 1º de Maio, participarão do Concurso Artístico nas categorias Declamação e Intérprete Vocal, que ocorrem hoje, dia 15, e na terça-feira, dia 19, respectivamente. “Já é costume da escola participar todo o ano e cada vez temos mais alunos envolvidos, sendo que os estudantes mais velhos ensinam os mais novos. A escola incentiva e mostra como é importante preservar as tradições gaúchas, até porque sempre agrega algo na aprendizagem”, pontua a diretora, Silvana Leandra Deon Rigo, que explica que os próprios estudantes escolhem suas poesias e músicas após uma pré-seleção feita pelos professores.

A Escola 1º de Maio é a instituição escolar que mais terá alunos participantes no Concurso Artístico da Semana Farroupilha de Flores da Cunha. A partir de hoje, instituições municipais, entidades tradicionalistas e a comunidade participam da programação no Parque da Vindima. Serão seis dias de comemorações, com encerramento na quarta-feira, dia 20. Durante esses dias, haverá shows, torneio de bochas, bailes, missa crioula e apresentações artísticas (veja programação no quadro). O objetivo é difundir, expandir e valorizar a cultura gaúcha e os seus aspectos regionais e vestir a cidade com as cores da bandeira do Rio Grande do Sul.
De acordo com a secretária de Turismo, Fátima Ortiz, os festejos visam integrar as entidades – seis delas estão acampadas no Parque da Vindima – e a comunidade florense. A expectativa é de que 5 mil pessoas participem do evento a cada noite. A entrada e o estacionamento são gratuitos.  


Programação em Flores da Cunha

Hoje – dia 15
18h – Apresentação com Andreza Polidoro.
18h30min – Concurso Artístico: Categoria Poesia.
20h30min – Show com o grupo Bombacha Preta.
22h – Baile com o grupo Luz de Candiero.
   
Sábado – Dia 16
9h45min – Encontro de Gaiteiros Amadores.
10h – Abertura oficial dos Festejos Farroupilhas.
15h – Baile Melhor Idade com Vilmar Andreis e Grupo Chimarrão.
17h – Missa Crioula celebrada pelo padre Agenor Euclides Pitt.
18h – Show com Coração Pampeano.
20h30min – Baile com Antônio Velho e Grupo.
22h – Baile com Tranco de Baile.

Domingo – Dia 17
14h – Torneio de bocha campeira.
15h30min – Show com o grupo Galponeiro Serrano.
17h – Show com Os Buenachos.
19h – Show com Estilo Campeiro.

Segunda-feira – Dia 18
18h30min – Concurso Artístico: Categoria Dança Tradicional e Salão.
19h30min – Apresentação Nova Geração Giseli Rissi & Nilson.
20h – Apresentação do CTG Galpão Serrano.
21h30min – Baile com Balanço Fandangueiro.
                           
Terça-feira – Dia 19
18h30min – Concurso Artístico: Intérprete vocal.
20h – Apresentação do CTG Herança da Tradição.
20h30min – Show com as Gurias Gaúchas.
22h – Baile com Herança Gaudéria.

Quarta-feira – Dia 20
14h – Show com Negão da Gaita.
15h – Show com Pepeu Gonçalves.
17h – Encerramento da Semana Farroupilha.
17h30min – Show com Eco das Coxilhas.


Em Nova Pádua


Sábado – Dia 16
20h – Jantar Campeiro; cardápio: carreteiro de costela acompanhado de churrasco, galeto, maionese, saladas, pão, mandioca, vinho e refrigerante. Os ingressos custam R$ 25. Informações pelos telefones 9.8116.0079 (Loreno Luiz Boniatti); 9.8128.4458 (Cacildo Cassola) ou Gilmar Motterle – 9.9920.8282.
22h – Baile com o grupo Balanço Fandangueiro (entrada gratuita).
 

Alunos da Educação Infantil ao 9º ano da Escola Municipal 1º de Maio participam dos festejos farroupilhas. - Danúbia Otobelli/O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário