Geral

Corpus Christi: Uma homenagem à padroeira do Brasil

Celebração de Corpus Christi tem tapete alusivo aos 300 anos de devoção a Nossa Senhora Aparecida

Há muitas maneiras de expressar a fé durante as celebrações de Corpus Christi, que ocorrem de 15 a 18 de junho, no entorno da Praça da Bandeira de Flores da Cunha. Deslumbrar-se com os tapetes coloridos é apenas a mais tradicional delas. E neste ano, um dos quadros homenageará uma devoção compartilhada pela grande maioria dos brasileiros. A protetora do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, estará representada na serragem colorida. Os 300 anos da descoberta da imagem, encontrada por três pescadores nas águas do Rio Paraíba do Sul, serão celebrados num tapete confeccionado pelos moradores do bairro homônimo. Os voluntários Ivone Mezzomo Tafarel, 61 anos; Zenite Marin Vezzaro, 53 anos; e Valmir Facchin, 54 anos; que também é presidente da Equipe Administrativa do bairro Aparecida, e o artista plástico Luís Henrique Lima, 54 anos, que produz os desenhos, irão traduzir em cores O Jubileu 300 Anos de Bênção.

Eles estão à frente de uma comunidade que todo ano se dedica à produção dos tapetes e que em 2016 se uniu numa programação especial para receber a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida. “Faço isso com muito amor e capricho para que tudo seja perfeito e me emociono a cada ano pela beleza em confeccionar o tapete por onde passa o corpo de Deus. O nosso grupo nem sente cansaço, pois ainda vamos na caminhada de Frei Salvador para agradecer”, conta Ivone, que há mais de 20 anos dedica-se à atividade. “É gratificante ver o reconhecimento do teu trabalho no dia seguinte, observando as pessoas tirando fotos e elogiando”, reconhece Zenite, que há 15 anos trabalha na confecção dos quadros.

Além das bênçãos de Nossa Senhora, os tapetes de serragem retratarão o Ano Mariano no Brasil, Nossa Senhora de Lourdes, o Papa Francisco, os 50 Anos da Fenavindima e o tema da Campanha da Fraternidade 2017, Biomas brasileiros e a Defesa da Vida. No total, as entidades voluntárias irão confeccionar 38 tapetes nas ruas Borges de Medeiros, John Kennedy, Dr. Montaury e na Avenida 25 de Julho. As peças serão elaboradas a partir da manhã de quarta-feira, dia 14, e permanecerão expostos até o domingo. A serragem colorida que dá o tom aos quadros já foi tingida.

A programação religiosa do dia 15 tem missa às 9h30min, em frente à Igreja Matriz, seguida de procissão nos tapetes e bênção do Santíssimo Sacramento. Ao meio-dia haverá almoço partilhado no salão paroquial e opção de menarosto no Parque da Vindima. À tarde, a 29ª Romaria ao Eremitério do Frei Salvador começa às 13h30min, com saída no salão paroquial em direção ao Eremitério. Às 15h ocorre celebração com bênção da saúde e distribuição de pãezinhos, mudas de árvores nativas e mudas de hortaliças. Este ano, a celebração terá como tema Cultivar e guardar a criação a exemplo de Frei Salvador, uma alusão ao lema da Campanha da Fraternidade, e que também era uma característica predominante do frade, que se dedicava aos cuidados com a natureza.

Na Praça da Bandeira, durante todo o dia, haverá opção para os turistas confeccionarem os próprios tapetes de serragem e show com o pianista Rodrigo Soltton (veja programação abaixo). A expectativa é que 25 mil pessoas visitem o município nos quatro dias de evento. A tradição de confeccionar obras de serragem colorida em Flores da Cunha iniciou em 1964.

 

Leia também:

VÍDEO: Voluntários finalizam os tapetes de Corpus Christi no Centro de Flores da Cunha

Ivone Mezzomo Tafarel, Zenite Marin Vezzaro, Valmir Facchin e Luís Henrique Lima mostrarão em serragem e cores os 300 anos de Nossa Senhora Aparecida. - Larissa Verdi/O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário