Geral

Edição 1.500: hora de comemorar, refletir e agradecer

Editorial da edição especial do Jornal O Florense de 15 de dezembro de 2017

Prezados leitores e anunciantes: desta vez a notícia somos nós. O Florense alcança hoje a edição 1.500 em seu 31º ano de vida. Sinal da maturidade, de enfrentamento de crises, da adaptação às novas tecnologias e da criação de soluções que nos permitiram sobreviver até chegar a este fato que é para nós motivo de comemoração. Da máquina de escrever às tecnologias de informação digital, as transformações foram grandes. E ainda não terminaram. Neste mundo de mudanças, o que não mudou é a necessidade de termos informação, reflexão e análise dos fatos. Cada vez mais comprova-se a necessidade de termos veículos de comunicação que possam trabalhar a informação de modo confiável e com credibilidade. Afinal, esta é nossa missão.

Como sinal de que pretendemos avançar, esta edição não tem foco no passado, no que transcorreu ao longo destas 1,5 mil edições. Queremos refletir o futuro. E em temas que são e serão sempre um desafio para a coletividade: saúde, segurança, educação, infraestrutura, sustentabilidade. Alguns destes assuntos ilustram esta edição especial planejada para apresentar mais conteúdo exclusivo à comunidade de Flores da Cunha e Nova Pádua. Tais reportagens mostram de onde viemos e o que é feito atualmente, mas principalmente questionam como será o futuro. Um resgate fotográfico também pode ser conferido, quando a equipe teve o trabalho minucioso de captar imagens nos mesmos ângulos em que foram tiradas décadas atrás.

Além da reflexão, é sempre hora de agradecer. Aos funcionários e colaboradores que atuam neste momento ou que já passaram por O Florense, dando sua parcela de contribuição para produzir, a cada semana, uma nova edição. Aos leitores, sem os quais nosso trabalho não teria sentido. Aos anunciantes, os quais servem-se dos serviços da publicidade para comunicar produtos ou serviços e, por outro lado, dão o principal meio de sustento desta publicação. E as fontes de informação, população, especialistas, lideranças, autoridades, enfim, todos aqueles que são objeto de nossas matérias e reportagens há 1.500 semanas.

Parabéns a todos e boa leitura.

 

Envolvimento com a comunidade

O Jornal O Florense, fundado em 4 de outubro de 1986, chega à edição de número 1.500 neste dia 15 de dezembro de 2017. O periódico completou completou 31 anos em outubro. A edição de número 500 chegou à casa dos assinantes e nas bancas em julho de 1998. Dez anos depois, em março de 2008, uma revista especial celebrou O Florense de número 1.000. Nesta sexta-feira outro exemplar histórico está em suas mãos: o 1.500. A ideia de ter um veículo de comunicação em Flores da Cunha surgiu em julho de 1986, durante o evento musical Vindima da Canção.

Na época, o atual diretor do jornal, Carlos Raimundo Paviani; seu irmão, Jayme Paviani; e os amigos Roque Alberto Zin e Alberto Walter de Oliveira, discutiram a necessidade de o município ter um meio para fomentar e retratar a cultura. Depois de três meses o periódico foi lançado. No início, a circulação era quinzenal, às quartas-feiras. Em 1990, O Florense passou a chegar à casa dos assinantes e nas bancas semanalmente. Desde a primeira edição, o objetivo do periódico foi fazer um jornalismo comunitário, que atendesse a seus anseios e defendesse seus direitos, desenvolvendo e participando de atividades de interesse coletivo, um agente na proposta de ser um contribuinte da valorização e crescimento populacional. Mais que informar, presenciar acontecimentos, entrevistar fontes ou ouvir as pessoas que podiam ser notícia, o jornal tinha – e tem – o dever de interagir com a comunidade e com seus leitores.

Em abril de 1998, O Florense passa a circular com páginas coloridas. Em julho do mesmo ano, o meio de comunicação completou 500 edições. Em 2001 foram festejados 15 anos de fundação. Em 2011, nos 25 anos, uma edição especial com conteúdo em 3D chamou a atenção da comunidade. Nestas três décadas, o projeto gráfico teve mudanças significativas em 1994, 2003, 2004, 2009 e 2013. Em março de 2008 o jornal chegou ao exemplar de número 1.000. Também em 2008, em novembro, a edição passou a ser disponibilizada na internet. Desde julho de 2010 o site é atualizado em tempo real e o jornal aderiu às redes sociais Facebook, Twitter, Youtube e Instagram. Atualmente, O Florense tem 2.000 assinantes e venda avulsa semanal em 40 locais.

 

Dezembro de 2017: edição número 1.500. - Reprodução Março de 2008: edição número 1.000. - Reprodução Julho de 1998: edição número 500. - Reprodução Outubro de 1986: a primeira edição. - Reprodução
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário