Geral

Fim de semana de ‘antigomobilismo’

Raridades sobre rodas poderão ser conferidas na Praça da Bandeira. Programação contempla shows e gastronomia nos dias 11 e 12 de novembro

Apreciadores de carros, caminhões e motos com 30 anos ou mais de fabricação têm um compromisso neste sábado e domingo, dias 11 e 12 de novembro. É a 14ª edição do Encontro de Veículos Antigos de Flores da Cunha, que ocorrerá na Praça da Bandeira e contará com shows musicais, opções de gastronomia com food trucks, premiações aos veículos e, claro, muitas raridades automotivas que encantam crianças e adultos. Dois desses antigões são o Nash Ambassador ano 1927 e o Ford ano 1928, carros carinhosamente chamados de ‘Ximbicas’, que eram a paixão do empresário Vilso Fiorio. Embora ele tenha falecido em junho deste ano, aos 81 anos de idade, a família tem orgulho em manter o gosto pelos antigões e continuará os expondo.

Um apaixonado por raridades, Fiorio se orgulhava em exibir suas coleções de máquinas fotográficas, relógios, entre outros objetivos antigos, o que não era diferente com os carros. Chegou a ter cinco automóveis que remontavam épocas passadas, mas dois deles ganharam o coração dele e da família. “Esses dois ele resolveu que os deixaria novinhos e daria um para mim e outro para meu irmão. Primeiro foi o Nash, que ficou pronto em 2015, após dois anos de restauro e, neste ano, depois de três anos de trabalho, o Ford também ficou como ele queria: zero. Saiu da mecânica em setembro, ele não pôde vê-lo pronto, mas temos certeza de que de onde ele estiver, está muito feliz e orgulhoso e por isso vamos continuar sua paixão, não deixando de expor essas verdadeiras raridades da família”, conta a filha Viviane Fiorio Viapiana, que tem o apoio do irmão Daniel Ângelo Fiorio e da mãe deles, dona Helena.

No Hotel Fiorio, empreendimento da família, um espaço especial está sendo construído para expor os veículos de forma permanente. “Ele (Vilso) sempre quis mostrar seus carros no hotel, agora que os dois estão novinhos, não podemos deixá-los guardados na garagem, vale a pena mostrá-los e será uma atração para os hóspedes, além de uma homenagem ao nosso pai. Sempre que possível também vamos participar de eventos para que as pessoas se encantem pelas nossas ‘Ximbicas’. Esse sempre foi o sonho do nosso pai”, reconhece Viviane. O Nash é detentor de diversas premiações como o veículo mais antigo de Flores da Cunha e o Ford, recém-restaurado, foi destaque em um evento em Bento Gonçalves. Ficou curioso para ver de pertinho essas raridades? Então programe-se para visitar o encontro deste final de semana.

Sobre o Encontro

O Encontro de Veículos Antigos tem entrada gratuita. Para quem quiser expor, as inscrições custam R$ 40 por veículo, com direito ao kit do evento. Organizado pelo Clube de Veículos Antigos de Flores da Cunha e com o apoio da prefeitura, o evento é tradicional na região e considerado um dos principais do ‘antigomobilismo’ do Estado. “Estamos esperando cerca de 300 carros para a exposição, vindos de diversas partes do Estado e também de fora dele. Neste ano mantemos o modelo do evento na Praça da Bandeira, já que agradou o público e é uma forma de nos aproximar da comunidade”, valoriza um dos integrantes do Clube, Alcione Molon. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas com Gilberto (9.9184.4254), Ricardo (9.9997.6972) e Alcione (9.9905.3333) ou pelo email clubeveiculosantigosfc@yahoo.com.br. Em caso de mau tempo, o Encontro será transferido para o Parque da Vindima Eloy Kunz.

 

Programação

11/11 – Sábado

13h – Abertura para inscrição de veículos que serão expostos.

15h30min – Show com Charles Busker.

16h30min – Acústico com Maicon & Pontel.

12/11 – Domingo

9h – Abertura para inscrição de veículos que serão expostos.

10h30min – Show com Charles Busker.

12h – Almoço livre.

14h às 17h – Ação de promoção e prevenção da saúde do homem, com verificação de pressão arterial e orientações, promovida pela Secretaria da Saúde de Flores da Cunha.

15h – Show com a Banda Jokerman;

16h – Premiação dos veículos.

17h30min – Encerramento.

Viviane Fiorio Viapiana e a mãe Helena mostram o recém-restaurado Ford ano 1928. Neste ano, pela primeira vez, ele participará do Encontro de Veículos Antigos de Flores. - Camila Baggio/O Florense  - Sempre apaixonado pelas ‘Ximbicas’, Vilso Fiorio e o Nash ano 1927. - Camila Baggio/Arquivo O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário