Geral

Irmãs Clarissas Capuchinhas criam blog para ampliar a comunicação

Do Mosteiro para a internet: meta das religiosas de Flores da Cunha também é repassar os ensinamentos de Santa Clara

A dedicação de pouco mais de um ano de estudo de um assunto totalmente diferente da rotina teve um resultado que deixou as Irmãs Clarissas Capuchinhas de Flores da Cunha entusiasmadas. Desde o dia 23 de novembro elas têm um novo canal de comunicação com a comunidade, o blog Vida Clariana (vidaclariana.blogspot.com.br), idealizado pela irmã Maria Inês do Divino Pastor. “Mostrar a nossa realidade, esse é um dos objetivos”, sustenta a pelotense Maria Inês.

Um espaço para troca de saberes. Assim pode ser resumida uma das funções da ferramenta blog, capaz de aproximar quem quer aprender de quem pode ensinar. A religiosa conta que assistiu a vários tutoriais e estudou também a linguagem html, utilizada para a construção de páginas na internet. A primeira motivação veio do frei Leonardo Gonzalez, que durante visita ao Mosteiro Nossa Senhora do Brasil estimulou a irmã a utilizar o meio de comunicação para apresentar a mensagem religiosa à sociedade, principalmente aos jovens. “Vamos nos apresentar aos poucos, contando o que fazemos, quais as nossas rotinas, qual a nossa história, mas principalmente a intuição primeira é apresentar Santa Clara, que na Idade Média teve um caminho que fugiu aos padrões, deixando a nobreza para fazer votos de pobreza, motivo que nos faz questionar até hoje”, explica Maria Inês, lembrando que Santa Clara é a padroeira da televisão.

O blog Vida Clariana entrou no ar no mês passado, mas foi divulgado em dezembro até que a religiosa fizesse alguns ajustes. “Nossa história está inserida no contexto de Flores da Cunha. Queremos apresentar isso, além de nossas inspirações e orações, mostrar que Santa Clara foi perseverante em nadar contra a corrente. Precisamos mostrar à sociedade que devemos viver em fraternidade”, argumenta a irmã Maria Inês.

História

As Clarissas Capuchinhas são irmãs contemplativas, enclausuradas, filhas de Santa Calara e de Maria Lourenço Longo e pregam o carisma franciscano por meio da pobreza, da simplicidade fraterna e da vida de oração. Elas vivem de doações e dos trabalhos em artesanato. A vida dentro do mosteiro tem encontros de reza em grupo, além das preces individuais. As irmãs também têm momentos de lazer: estudam, navegam na internet, fazem caminhadas, cantam e jogam vôlei numa quadra que fica dentro do pátio. Como vivem em clausura, as religiosas podem deixar o local somente em casos de saúde e nas obrigações de cidadania, como as eleições.

O Mosteiro Nossa Senhora do Brasil, no Centro de Flores da Cunha, foi fundado em 8 de dezembro de 1981 (completa 36 anos hoje). Foi o primeiro da congregação no Brasil, criado por cinco irmãs italianas, uma delas, Maria Bernarda Cursano, é a madre que coordena outras oito capuchinhas atualmente. Quatro mosteiros das Irmãs Clarissas existem no país: em Macapá (Amapá), em Juína (Mato Grosso), em Palmas (Tocantins) e em Manaus (Amazonas). A Capela do Mosteiro abre para missas de segunda-feira a sábado, às 7h; e aos domingos, às 10h.

A irmã Maria Inês (primeira à esquerda) com as irmãs Lioba Maria, Maria Emanuele, Maria Priscilla, Maria José, Maria Cecília, Terezinha Maria, Clara Francisca e Maria Bernarda. - Fabiano Provin/O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

3 Comentários

  1. Image

    Gosto muito da vossa congregação. Eu sou de angola



    Comentário editado pela redação.
  2. Image
    Reginaldo Soares dos Santos19 de Maio de 2018 às 20:38

    Boa noites irmas a senhora poder mostra no meu email os pratos pintados para eu ver, eu tenho interesso.

  3. Image

    Sou fã das Capuchinhas e seus trabalhos artesanais, principalmente em pratos de vidro.Foram os pratos decorados mais lindos que já vi.

Deixe o Seu Comentário