Geral

Nada definido a um ano da Fenavindima

Previsão é que festa fique para 2020. Associação Comunitária Fenavindima ainda não tem diretoria formada

A recém cinquentona Festa Nacional da Vindima está com o futuro incerto. A um ano da realização do evento – de acordo com o calendário oficial a festa é realizada a cada quatro anos, ou seja, a previsão seria para 2019 –, não há nada definido. A Associação Comunitária Fenavindima ainda não tem sua nova diretoria formada, sendo que o cargo permanece com a presidente da última edição Fabiane Veadrigo. De acordo com ela, estão sendo verificadas as questões legais de estruturação e se a própria Associação será mantida, bem como as questões de repasses. Uma reunião, sem data definida, deve ocorrer para escolher a nova gestão.

Ao que tudo indica a 14ª Festa da Vindima deve ficar para 2020, em virtude do tempo e também da realização da Festa da Uva de Caxias do Sul. Em maio de 2017, a Diretoria Executiva da Festa da Uva anunciou uma quebra na tradição do evento, realizado a cada dois anos, postergando a festa, que deveria ocorrer em 2018, para o próximo ano. O principal motivo para o adiamento foi a falta de recursos públicos. O fato fez com a comissão da Fenavindima se mobilizasse. Em junho de 2017, uma reunião definiu que iria manter a festa para 2019, independente da realização da Festa da Uva. Na ocasião havia sido cogitado antecipar a festa para 2018. Entretanto, a organização está mudando de decisão. Conforme o prefeito Lídio Scortegagna, o que se ouviu dos membros da Associação Comunitária é que o melhor seria transferir o evento para daqui a dois anos e aproveitar a Festa da Uva para fazer a divulgação. “O mais certo é que não temos nada definido”, alega o prefeito.

A escolha das soberanas também está incerta. Ainda não se sabe se o evento ocorre neste ano ou se é postergado para 2019. Dessa forma, as soberanas da 13ª edição a rainha Janaína Massarotto e as princesas Camila Baggio e Mayara Zamboni divulgariam a 14ª edição do evento durante a Festa da Uva. Geralmente, a escolha do trio ocorre entre os meses de agosto ou setembro do ano anterior a realização da festa. A última edição da Fenavindima ocorreu entre fevereiro e março de 2015 e teve a participação de 78 mil pessoas. Ao todo, foram gastos mais de R$ 2 milhões na realização da festa, sendo 57% do valor oriundo da prefeitura municipal e o restante da venda de ingressos, patrocínios e da Lei de Incentivo à Cultura.

Um estudo, feito a pedido do Centro Empresarial e realizado posteriormente a festa, apontou que o evento necessitava de reformulações na estrutura e na organização. As entrevistas foram feitas com 45 pessoas ligadas direta e indiretamente a Fenavindima. Um dos itens mostrados no relatório foi justamente a periodicidade do evento. Os entrevistados ficaram divididos sobre a permanência da realização de quatro em quatro anos, enquanto que outros apoiavam a redução para períodos menores, justificando que festa ocorre justamente na troca de governos estadual e federal e isso prejudicaria a captação de recursos. 


50 anos
No ano passado, a Fenavindima comemorou seus 50 anos com a realização de diversas atividades. Em abril foi realizada a Gincana Cultural 50 Anos Fenavindima, que teve a participação de oito equipes; no mês de agosto foi lançada a Revista 50 Anos; e em outubro ocorre a Festa da Integração, que reuniu ex-soberanas, ex-presidentes e a comunidade no salão paroquial.

O que é a Associação
Durante a 8ª Fenavindima, realizada em 1995, foi criada a Associação Comunitária Fenavindima, uma entidade que tinha por objetivo ampliar a participação da comunidade florense na organização da festa. Regida por estatuto próprio, a entidade passou a ser a responsável pela definição das datas de realização da festa, assim como a definição da diretoria para ficar à frente das principais decisões relativas ao evento. Integram a Associação os ex-presidentes e ex-prefeitos, além de representantes de 14 entidades do município (Associação dos Professores, Associação dos Motoristas, Associação dos Amigos de Otávio Rocha, Associação dos Amigos de Nova Roma, Associação de Desenvolvimento Comunitário de Mato Perso, Associação de Amigos do Travessão Alfredo Chaves, Câmara de Dirigentes Lojistas, Centro Empresarial, Associação Gaúcha de Vinicultores, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil e do Mobiliário, Lions Clube, Rotary Club, Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Conselho Municipal de Turismo, Associação Florense de Esportes, Associação dos Produtores de Arte e Cultura, Jeep Clube, Associação de Arte e Artesanato, Associação dos Produtores dos Vinhos dos Altos Montes, Compassos da  Mérica Mérica, Caminhos da Colônia e Câmara de Vereadores). 


Feprocol aguarda decisão florense
Em Nova Pádua, as incertezas da Fenavindima têm acarretado indefinições na realização da Festa de Produtos Coloniais (Feprocol). Tal como a Festa Nacional da Vindima, o evento paduense também estaria previsto para 2019, entretanto ele aguarda pelas definições florenses. Caso a Fenavindima seja realizada em 2019, a Feprocol fica para 2020. E se a Fenavindima for realizada em 2020, a Feprocol sai em 2019. 

Conforme o prefeito de Nova Pádua, Ronaldo Boniatti, desde que a Festa da Uva anunciou seu adiamento diversos impasses surgiram, incluindo a confirmação da Fenavindima em 2019. “Mas agora parece que mudou e nós já estávamos nos preparando para 2020. Estamos aguardando a definição de Flores, porque achamos que fazer três festas (Feprocol, Fenavindima e Festa da Uva) no mesmo período não tem condições. Acho que tanto Nova Pádua quanto Flores perderiam. Por mim eu faria a Feprocol junto com a Festa da Uva que não teria problema, porque tem um potencial da festa caxiense que queremos aproveitar e pode nos beneficiar. Se o veredicto da Fenavindima for 2020, nós vamos nos preparar para 2019. Só estamos aguardando”, cita o prefeito.

A prefeitura de Nova Pádua, responsável pela organização do evento, já trabalha na definição de um presidente e na organização de projetos. Caso a festa ocorra em 2019, a escolha das soberanas deve acontecer entre setembro e outubro para otimizar o período de divulgação. A última Feprocol foi realizada em 2015 e teve a participação de 30 mil pessoas, superando a expectativa da organização.

A Bodega era um dos espaços da Fenavindima. - Arquivo Jornal O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário