Geral

Orações, pedidos e agradecimentos na Romaria ao Frei Salvador

Devotos do religioso florense caminharam até o Eremitério para receberem bênçãos à saúde, aos pães e às plantas

“Paz e bem.” Foi assim que a madre Maria Bernarda recebeu os devotos que fizeram uma parada ainda no início da romaria em frente ao Mosteiro Nossa Senhora do Brasil. “Jesus se faz pão e vinho para alimentar a nossa fé, esperança e caridade. Sentimos sua beleza e vale a pena confiar cegamente em suas bondades, assim como o fez Frei Salvador, em uma vida generosamente oferecida a Deus e a graça divina”, valorizou a irmã. Os participantes da 29ª Romaria ao Eremitério Frei Salvador escutaram atentamente. O evento deste ano teve como lema Cuidar, cultivar e guardar a criação a exemplo do Frei Salvador. Cerca de 8 mil fiéis, de acordo a estimativa da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, aos poucos foram ocupando o espaço em meio à natureza onde o religioso costumava orar e onde hoje está situada a Igreja de Nossa Senhora de Fátima.

A caminhada de cerca de 2 quilômetros foi somando fiéis a cada esquina, seguindo ao Eremitério do Frei Salvador guiada pela imagem de Nossa Senhora de Fátima, carregada por devotos, capuchinhos e noviciados de cidades da região. O sol e a temperatura agradável da quinta-feira à tarde contribuíram para que o agricultor Olinto Bordin, 70 anos, participasse da celebração acompanhado da esposa Iracilda e da filha Patrícia. “Todos os anos viemos para ter uma bênção, pegar as mudas e, desta vez, compramos camisetas de Nossa Senhora Aparecida, a qual também sou muito devoto”, completa Bordin. “Durante todo o ano pedimos por proteção e bênçãos, então é justo que no dia em homenagem ao Frei Salvador nós viéssemos até aqui agradecer”, reconhece Patrícia.

A celebração eucarística foi celebrada pelo frei Cleonir Dalbosco, provincial dos Capuchinhos. “Para todos nós o Frei Salvador já é santo, já o reconhecemos como um intercessor junto à Deus, mas precisamos do reconhecimento para que possamos colocá-lo em nosso altar. Hoje recordamos tanto do bem de Frei Salvador e mais uma vez pedimos a Deus nesta romaria para que acolhamos este bem, para que o Frei interceda pela nossa família, pelo nosso município, Estado, país. Pela paz, Justiça e que o bem possa acontecer”, ressaltou Dalbosco durante e celebração. Ele mencionou ainda a importância de preservar o meio ambiente, fazendo alusão ao tema da Campanha da Fraternidade 2017. A esperada bênção à saúde, aos pães, às sementes e mudas de hortaliças finalizou a celebração, que teve o Evangelho pronunciado pelo padre Avelino Pinzzeta, primo de Frei Salvador.

A beatificação

Durante a celebração, o postulador da causa de beatificação do religioso, dom Ângelo Domingos Salvador, explicou que o Inquérito Diocesano sobre as virtudes do Frei Salvador ainda passa por análise dos membros da Congregação das Causas dos Santos, no Vaticano, em Roma. “Estará presente na romaria do próximo ano o postulador-geral da beatificação de Frei Salvador, que virá de Roma para ver essa bela imagem do Eremitério, da qual podemos contemplar hoje”, adiantou dom Ângelo. “Que Deus ilumine a mente o coração dos teólogos que analisam o processo de Frei Salvador e interceda sobre todos nós”, concluiu frei Cleonir. Caso o documento seja aprovado, Frei Salvador será declarado venerável e o processo retorna à Diocese de Caxias do Sul para um novo inquérito, para que um milagre seja comprovado.

 - Danúbia Otobelli/O Florense  - Danúbia Otobelli/O Florense  - Danúbia Otobelli/O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário