Geral

Pesquisa do Lions mostra dados preocupantes sobre o trânsito

Ação 'Sou um bom motorista' foi desenvolvida com a finalidade de conscientizar alunos, pais, condutores e pedestres

Durante o mês de outubro, numa parceria entre o Lions Clube e Brigada Militar (BM), além das secretarias de Educação de Flores da Cunha e Nova Pádua, foi realizada a campanha Sou um bom motorista, com a finalidade de conscientização dos alunos, pais, condutores e pedestres sobre as regras de trânsito. Durante os quatro dias de campanha, uma entrevista feita com formulários foi aplicada a mais de 800 alunos nas turmas de 3º e 7º anos em todas as escolas das redes municipal, estadual e particular dos dois municípios, entre alunos e pais e tratando do desempenho de uma direção consciente.

Os resultados obtidos com os formulários foram positivos para nortear futuras ações, mas, ao mesmo tempo, preocupantes, segundo o presidente do Lions florense, Rodrigo Molon. “Foi gratificante a participação e honestidade das pessoas que participaram da campanha. Mas das 11 questões incluídas no formulário, todas básicas, tivemos mais erros do que esperávamos. É preocupante pensar nisso na prática do trânsito”, admite Molon. Na análise qualitativa foi possível perceber que os itens analisados que mais trouxeram preocupação referem-se ao uso do telefone celular, limite de velocidade, dirigir após o consumo de bebidas alcóolicas e tolerância. “Esses itens aparecem com elevado número de indicações não adequadas. É muito importante que existam cada vez mais campanhas e medidas que conscientizem os motoristas de suas ações, protegendo assim a vida de muitas pessoas”, lista o relatório da pesquisa, que foi entregue para autoridades e ao Jornal O Florense.

Itens como cinto de segurança, uso de buzina em locais proibidos e descarte de lixo pela janela não são mais infrações com números preocupantes. A organização estima que tenham sido atingidas direta e indiretamente mais de 2,5 mil pessoas na campanha. “Com esses dados disponíveis, temos uma sinalização por parte do poder público que novas campanhas de conscientização serão desenvolvidas nas escolas a partir do próximo ano. Isso é de extrema importância para a comunidade”, adianta Molon. Os formulários foram aplicados por voluntários do Lions e do Leo clubes. Os alunos e pais que atingiram um bom percentual de acertos ganharam um selo de bom motorista como incentivo a utilização das regras de segurança para um trânsito mais comprometido.

 - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário