Geral

Projeto ‘Novos Horizontes’ é apresentado à comunidade

Ação desenvolvida pelo Comdica de Flores da Cunha irá beneficiar inicialmente 20 adolescentes e prepará-los para o mercado de trabalho

O projeto Novos Horizontes, desenvolvido pelo Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (Comdica) e pela Secretaria de Desenvolvimento Social, foi apresentado à comunidade florense na noite de ontem, 19 de janeiro, no Espaço Cultural São José. O lançamento oficial contou com a presença do frei Jaime Bettega, responsável por projetos sociais como o Mão Amiga, e também dos jovens selecionados, familiares, educadores e autoridades.

Nessa primeira etapa, 20 adolescentes entre 15 e 16 anos, cujas famílias são beneficiárias do programa Bolsa Família, participarão da ação. Eles receberão aulas de formação cidadã e humana, inclusão digital, reforço escolar, atividades esportivas e qualificação profissional. Além das aulas, será realizado acompanhamento direto com as os familiares. Os encontros ocorrerão três vezes por semana numa sala disponibilizada pela Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. “A ideia inicial é começarmos com uma turma, mas nesse primeiro semestre vamos ver os resultados e, dependendo, aumentaremos o número de alunos, até porque já existem entidades e empresários interessados em colaborar com o projeto”, explica o secretário de Desenvolvimento Social, Ricardo Espíndola.

O Novos Horizontes terá duração de 24 meses, divididos em quatro semestres. A parte pedagógica será aplicada pela Escola Profissionalizante VER, de Antônio Prado, que tem experiência de cinco anos em projetos sociais e atua como órgão mediador entre a sociedade e o município, promovendo a inclusão social. Os encontros terão supervisão do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). “Queremos formar esses jovens para o mercado de trabalho e também fortalecer a convivência familiar para que os próprios familiares compreendam a importância da capacitação e da permanência no sistema de ensino”, destaca Espíndola.

A proposta é dirigida para jovens, cujas famílias são de baixa renda e também aos que estão em situação de risco pessoal e social. Tem por objetivo fortalecer a convivência familiar e comunitária, bem como o retorno dos adolescentes à escola buscando a permanência no sistema de ensino e a preparação para o ingresso no mercado de trabalho.

De acordo com o presidente do Comdica, Ézio José Ribeiro De Salles, tem como áreas de atuação a formação humana e cidadã por meio de aulas de teatro, música, dança, educação ambiental, informática e visitas a empresas, além da prática de esportes. “Hoje é difícil uma empresa admitir um funcionário se não há conhecimento e nossa intenção é orientá-los para o mercado de trabalho. É um projeto permanente e que visa amenizar a dispersão dos jovens nessa idade, focar nos estudos e ajudar para o início de uma atividade remunerada”, explica Salles.

Jovens beneficiados foram apresentados com seus familiares. - Danúbia Otobelli/O Florense O presidente do Comdica, Ézio Ribeiro De Salles, apresentou o projeto. - Danúbia Otobelli/O Florense Frei Jaime Bettega passou uma mensagem aos presentes sobre a importância da qualificação dos adolescentes. - Danúbia Otobelli/O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário