Política

Gaúcho concorre ao parlamento italiano

Podem votar todos os cidadãos italianos residentes no Brasil e brasileiros com dupla cidadania

As eleições para o Parlamento Italiano ocorrem no dia 4 de março. Todos os cidadãos italianos residentes no Exterior ou brasileiros com cidadania podem escolher seus representantes. O voto de quem mora na América do Sul influencia na eleição de dois senadores e quatro deputados. Atualmente, três brasileiros compõem o Parlamento: os deputados Renata Bueno e Fabio Porta e o senador Fausto Longo.

No Brasil, são 15 candidatos a deputado e nove a senador. Entre eles, está o gaúcho Fabio Vicenzi, 46 anos, natural de São José do Ouro e que atualmente vive em Caxias do Sul. O advogado concorre pelo Partido Democrático (PD) – ao todo são oito movimentos políticos: Unione Sudamericana Emigranti Italiani (USEI), Salvini-Berlusconi-Meloni, Liberi E Uguali (LeU), Movimento Cinque Stelle (M5S), Civica Popolare, Unione Tricolore America Latina (UNITAL) e Movimento Associativo Italiani all’Estero (MAIE).

As eleições acontecem em fevereiro. O voto acontece via correspondência. As cédulas são enviadas à casa dos eleitores e devem ser postadas de volta até 1º de março, mas a orientação é que o envio seja feito até 22 de fevereiro, para que o voto chegue a Roma no prazo. A votação é facultativa. Outras informações sobre o processo eleitoral podem ser consultadas no site do Consulado de Porto Alegre (consportoalegre.esteri.it); notícias sobre o pleito e para conhecer todos os candidatos brasileiros e da América do Sul, acesse comunitaitaliana.com.

Podem votar os italianos que vivem no Brasil e os brasileiros com cidadania italiana que tenham mais de 18 anos – quem tem entre 18 e 24 anos vota apenas para deputado; a partir dos 25, também é possível escolher os senadores. Cerca de 250 mil pessoas estão habilitadas a votar nas eleições italianas no Brasil – em 2008, apenas 51% dos habilitados votaram; na Itália o índice chegou a 69%.

 

 -
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário