Irmãs Clarissas Capuchinhas

Irmãs Clarissas Capuchinhas

Conversando Com Você

As Irmãs Clarissas vieram ao Brasil a convite dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Chegaram aos 21 de janeiro de 1979. Ficaram hospedadas com as Irmãs Clarissas de Porto Alegre por alguns dias e em 1º de fevereiro deste ano foram morar em uma casa na cidade de Caxias do Sul até que o Mosteiro fosse habitável. Em outubro de 1981, mesmo sem a conclusão do Mosteiro, as Irmãs vieram para Flores da Cunha.

Contatos

A Luz do Natal

O amor não é teórico – concretiza-se em gestos

O Brasil, ricamente banhado pelo oceano e regado por rios caudalosos, é bem protegido pela Virgem encontrada nas águas... A Ela, do Espírito Santo Esposa, podemos pedir que aumente nossa Fé, pois queremos – Mãe bondosa, ir contigo aqui e além!
A vida é um mistério e mistério é escuridão. Quando alguém nasce, porém, se diz que “veio à luz”. No Natal nós celebramos Alguém que veio à luz, mas que é a luz. Precisamos então pedir à Virgem que nos ajude a acolher e viver a Graça que, através dela, foi a nós oferecida.
Natal é festa grande, imensa, que começa na humildade mais profunda, sem limite, do coração imaculado da Virgem Maria e se manifesta na humildade de uma gruta em uma noite escura. Eis, porém, que a noite é vencida pela luz e pelo canto dos anjos no alto do céu. A vida é todo um mistério, mas Jesus é Ele mesmo, luz. Precisamos ter fé. Ele a pede como condição necessária para entrar em comunhão com Ele. E, quando a gente tem fé, experimenta que tudo é graça:
O Deus que me criou, Ele é meu Pai,
do fundo do meu ser eu lhe pertenço.
Desde sempre Ele sabe o que eu penso,
Por onde vou também Ele é que vai.

Meu Deus, quanta paz que alegria
Invade-me o mundo pequenino
A escutar-te dizer que poderia
A montanha mudar, não meu destino.

Nasci deste oceano que Tu és,
Oceano de luz e de ternura.
Em ti me movimento e Tu me vês, 
Vaso de barro e anseio das alturas

Deixa-me olhar na face tua divina, 
A Ti, que na tua mão me tens gravada,
Entregar tudo que sou, e despojada,
Louvar, cantar, servir, feliz menina.

É que precisa – como disse José Antônio Pagola – viver Jesus com toda a sua exigência e seus frutos concretos. Significa, em primeiro lugar, recuperar nossa irrenunciável identidade de seguidores de Jesus. Recuperar nossas raízes. Fazer crescer a nossa consciência de seguidores de Jesus no interior da Igreja. Buscar em Jesus a identidade mais profunda de nossas comunidades.
O amor não é teórico – concretiza-se em gestos. Na religião Católica são importantes os gestos sacramentais: o Batismo, a Eucaristia, a Crisma, a Reconciliação, o Matrimônio. Nestes gestos religiosos confessamos e celebramos nossa fé em Jesus, o Senhor Ressuscitado, e acolhemos sua graça e seu espírito. Mas o movimento de seguidores que Jesus iniciou é muito mais do que uma religião. É uma religião que anuncia o Reino de Deus e sua justiça, realiza gestos que antecipam e expressam um mundo novo que procura Deus. Gestos de proximidade aos últimos, que curam, que geram vida mais saudável e digna, que convidam à comunhão e convivência fraterna, que acolhem e abençoam os pequenos colocados por Jesus no centro de seus seguidores como seres mais necessitados de atenção...
Acolher Jesus é viver na luz, é acolher a vida, vida eterna e feliz!