Juliano Carpeggiani

Juliano Carpeggiani

Cinemeando

Diretor e roteirista há 15 anos, é bacharel em Cinema pela Realização Audiovisual/Unisinos. Seus curtas-metragens O País da Cocanha (documentário) e Lá Longe (ficção) venceram o grande prêmio em festivais de cinema nacionais e internacionais. Cria e produz todos os tipos de conteúdos audiovisuais com ênfase na narrativa cinematográfica.

Contatos

‘Cangaço Novo’ é cinema brasileiro em oito episódios

A série foi produzida pela O2 Filmes e está disponível no Prime Video

Cangaço Novo’ (2023), série em oito episódios produzida pela renomada O2 Filmes e disponível no Prime Video, é uma verdadeira obra-prima do cinema brasileiro. Desde o seu lançamento, em 18 de agosto, a produção tem conquistado o coração dos espectadores e se destaca como uma das séries mais assistidas em cerca de 50 países, incluindo o Brasil. Sob a direção de Aly Muritiba e Fábio Mendonça, ‘Cangaço Novo’ nos transporta para o sertão do Ceará, através de uma narrativa envolvente que acompanha uma gangue de ladrões de bancos em ações audaciosas.
A trama segue Ubaldo (Allan Souza Lima), um bancário desiludido de São Paulo que, desesperado para custear o tratamento de seu pai adotivo no hospital, descobre um passado desconhecido no sertão cearense. Com uma herança inesperada e duas irmãs, Dinorah (Alice Carvalho) – a única mulher do bando de assaltantes – e Dilvânia (Thainá Duarte), Ubaldo retorna à sua cidade natal e é notado pela população por sua marcante semelhança com seu pai, Amaro Vaqueiro, o mítico ex-líder da gangue. Logo, ele se vê imerso na história de sua família e é convocado para assumir o papel de um novo e lendário ‘cangaceiro’. A série se desenrola em uma trama repleta de ação, em que Ubaldo se torna líder dos bandidos e passa a enfrentar assassinos e políticos corruptos, enquanto luta para manter seus valores morais intactos.
Com uma cinematografia espetacular, ‘Cangaço Novo’ captura de maneira precisa a paisagem e a atmosfera do sertão nordestino contemporâneo. As atuações excepcionais do elenco principal dão vida a personagens complexos, explorando suas motivações e dilemas. Além disso, o elenco de apoio, composto por atores e não-atores locais, também se destaca, acrescentando autenticidade à narrativa. Mas a série vai além das espetaculares cenas de ação, mergulhando profundamente nas dinâmicas do cangaço e explorando os aspectos humanos e emocionais desses personagens, principalmente os laços de sangue. ‘Cangaço Novo’ é um verdadeiro tesouro do audiovisual nacional que não apenas entretém, mas também faz refletir sobre quem é verdadeiramente mocinho ou bandido no ímpeto da violência pela conquista do poder.