Juliano Carpeggiani

Juliano Carpeggiani

Cinemeando

Diretor e roteirista há 15 anos, é bacharel em Cinema pela Realização Audiovisual/Unisinos. Seus curtas-metragens O País da Cocanha (documentário) e Lá Longe (ficção) venceram o grande prêmio em festivais de cinema nacionais e internacionais. Cria e produz todos os tipos de conteúdos audiovisuais com ênfase na narrativa cinematográfica.

Contatos

A catarse do amadurecimento no cinema

Os filmes “coming of age” são de um subgênero que conta as amarguras e os ritos de passagem da infância para a adolescência, da adolescência para a juventude ou da juventude para a vida adulta

Os filmes “coming of age”, ou “amadurecimento”, em tradução literal, são de um subgênero que conta as amarguras e os ritos de passagem da infância para a adolescência, da adolescência para a juventude ou da juventude para a vida adulta. Alguns dos maiores títulos desse subgênero são da década de 1980, escritos ou dirigidos por John Huges, como ‘Gatinhas e Gatões’ (1984), ‘Clube dos Cinco’ (1985), ‘Curtindo a Vida Adoidado’ (1986) e ‘A Garota de Rosa Shocking’ (1986). Em comum nessas narrativas, a jovialidade, espontaneidade e curiosidade pela vida, em contraste com o clímax dramático que coloca um dos protagonistas diante da catarse do amadurecimento.
Para citar outro exemplo, a trilogia ‘Homem-Aranha’, produzida pela Columbia Pictures com a Marvel Studios, ‘De Volta ao Lar' (2017), ‘Longe de Casa’ (2019) e ‘Sem Volta Para Casa’ (2021), é um arco dramático em que o adolescente Peter Parker, ao adquirir superpoderes, precisa lidar com responsabilidades e consequências cedo demais. Embora não seja o encerramento da saga, ‘Sem Volta Para Casa’ foi um filme que emocionou os fãs ao mostrar o jovem herói chegar à vida adulta, concluindo sua jornada “coming of age”.
Mais recentemente, o belíssimo longa-metragem belga ‘Close’ (2022) abordou a temática dentro do universo infantojuvenil de forma muito delicada. A obra, dirigida por Lukas Dhont, conta sobre a amizade de Leo e Remi, dois meninos de 13 anos inseparáveis, que vivem numa zona rural. A proximidade dos dois é muito inocente e, mesmo fisicamente afetiva, não se manifesta de forma sexual. 
Ao iniciar o novo ano letivo, os meninos trocam de escola e, pouco a pouco, a proximidade deles passa a ser questionada pelos colegas, começando o bullying. Com a pressão, Leo busca se distanciar cada vez mais de Remi, provocando um triste e doloroso rompimento. ‘Close' conquistou a aclamação da crítica no Festival de Cannes, vencendo o Grand Prix do júri, e também foi um dos cinco indicados a Melhor Longa Internacional no Oscar 2023.