Nata Francisconi

Nata Francisconi

Curiosidades Em Leitura

Contatos

Almanaque Anos 80

Talvez a nostalgia pelos anos 80 esteja latente nas pessoas que viveram a sua plenitude, nos seus filhos, netos... Afinal, a vida vem em ondas

A primeira frase que me veio em mente para escrever essa coluna foi que os anos 80 estão na moda. Mas existe alguma coisa mais complexa nos anos 80 que fez com que eles nunca saíssem de moda. Na cultura e para as artes, essa década é conhecida pela efervescência de criações irreverentes, fruto das limitações impostas por décadas anteriores – e ainda assim é chamada por algumas vertentes de ‘década perdida’. O ‘Almanaque Anos 80’ é um livro (tipo um almanaque!) com um apanhado dos elementos que deixaram marcas indeléveis. E essa palavra foi usada propositalmente. O Almanaque é dividido em capítulos, por segmento – Televisão, Revistas, Figurinhas e Livros, Música (óbvio, né?!), Cinema, Esporte, Guloseimas, Diversão e Modismos totalmente dedicados ao que acontecia no Brasil em relação a esses temas.
O livro apresenta algumas curiosidades e questionamentos dialéticos na sessão Você Sabia? de cada capítulo:  alguns dos questionamentos já foram resolvidos, como: Por que não fazer um pacote só com jujubas vermelhas? Quanto a outros, ainda não se tem certeza, como as letras de músicas que as pessoas cantavam errado (a clássica Trocando de biquíni sem parar). Ainda cantam?
Alguns vão achar muito estranho esse texto. Ora, convenhamos que um livro chamado ‘almanaque’ é o primeiro indício de uma ponte intergeracional. Talvez a nostalgia pelos anos 80 esteja latente nas pessoas que viveram a sua plenitude, nos seus filhos, netos... Afinal, a vida vem em ondas. 
Em tempo: devo ter uma versão rara em que os capítulos 6 e 7 (Esporte e Guloseimas) se sobrepõem. Coisas de livro impresso.

 

 

 

 

 

304 páginas
Português
Editora Ediouro
Data da publicação: 1º de janeiro de 2004