Oscar Francescatto

Oscar Francescatto

Show de Informações

Contatos

Após 51 anos, Rosário é Campeão Municipal de Bochas de Areia

A final entre o Rosário e o Monte Bérico foi uma decisão que teve todos os ingredientes de uma grande final

A final entre o Rosário, de Nova Roma, e o Monte Bérico, que até então era o atual campeão, foi simplesmente uma decisão que teve todos os ingredientes de uma grande final, com cancha lotada e muito barulho. As emoções se prolongaram por quase 10 horas, iniciando às 13h30min e encerrando por volta das 23h do último sábado, dia 12. A disputa foi entre as duas comunidades vizinhas, porém a decisão foi em cancha neutra, na Capela São Paulo. Veja a seguir a descrição (colaboração de Maicon Pan) das cinco partidas que culminaram com a dramática conquista da Taça Reny Luiz Scopel pelo Rosário por 3x2, depois de cinco décadas sem colocar um troféu da modalidade na prateleira. 
Na primeira partida a equipe do Monte Bérico venceu pelo placar de 24x8. Na segunda, a equipe da comunidade de Nova Roma chegou ao empate, vencendo por 24x14. Na terceira partida, a equipe do Nova Roma vencia pelo placar de 20x4, mas o atual campeão reagiu, virou e venceu por 24x20. Quando a quarta partida começou, o relógio marcava 19h e, cada jogada era minunciosamente pensada e discutida pelos jogadores e capitães das equipes. O que era planejado e, na grande maioria das vezes, muito bem executado pelos bochófilos.
Na última jogada, o Monte Bérico tinha 22 pontos no marcador e a equipe do Nova Roma, 20 pontos no placar, dois no “chão” e mais uma bocha a ser jogada. A chance de pagar o ponto e decretar a vitória e o título do Monte Bérico era enorme, mas o atleta Leonidas Salvador (Nide) decidiu jogar. Numa jogada de “Pelé”, a bocha chegou mansamente e fez quatro pontos, fechando a partida em 24x2, para a comemoração dos torceres do Nova Roma.
Com o empate em 2x2 o título teve que ser decidido na 5ª partida. Em algumas jogadas, a bocha mais perto do bolin chegou a ficar a mais de um metro de distância, evidenciando a pressão sobre os quatro atletas. Aos poucos, a adrenalina foi baixando e o nível técnico aumentando. As duas equipes se mantiveram sempre encostadas no placar até marcar 20x20. Na jogada seguinte, o Nova Roma fez 22x20 e, na última e derradeira jogada o Nova Roma colocou a primeira bocha rente ao bolin e o Monte Bérico não conseguiu tirar, finalizando a partida em 24x20 e a decisão em 3x2.   
Lembrando as últimas quatro equipes campeãs após a pandemia: Em 2020 o Monte Bérico, em 2021 o São Paulo, em 2022 o Monte Bérico e em 2023 o Rosário!

Rosário: presidente Valdir Lufichosxi, o popular Tiririca, vice-presidente Setembrino Zanata e o capitão da equipe Alfeu Salvador, que neste sábado, dia 19, às 7h45min, estará nos Pitacos Esportivos, com apresentação deste colunista!

Monte Bérico: presidente Rafael Scopel, que divide a capitania da equipe com Dirceu Pedron.

 

 

 

 

O homenageado da competição, Reny Luiz Scopel (In memoriam).