Rouglan Uliana

Rouglan Uliana

Ensaio Político

"É estudante de Bacharel em Ciência Política pela Uninter e membro do Students For Liberty Brasil. Trabalha como produtor de eventos e comerciante. É engajado na causa política".

Contatos

Governo Estadual

Pelo que tudo indica nos bastidores, Nando Rosa poderá mudar seu domicílio eleitoral com futuros projetos políticos voltados para a capital gaúcha

O ex-assessor da Casa Civil do Rio Grande do Sul, Luis Fernando Rosa, que ocupava o cargo de presidente do partido Republicanos de Flores da Cunha, está em outros desafios. Nando, como é conhecido na cena política, agora foi nomeado como Diretor do Trabalho, Emprego e Renda do Rio Grande do Sul, pasta submetida à Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, ocupada pelo deputado estadual Gilmar Sossella, do PDT, deputado para o qual Nando já trabalhou. Pelo que tudo indica nos bastidores, Nando poderá mudar seu domicílio eleitoral com futuros projetos políticos voltados para a capital gaúcha e, inclusive, de volta para o PDT.

Sigla

É inegável que o partido Republicanos foi uma das siglas, ou talvez a sigla, que mais se mobilizou nos últimos anos no município. E no dia 19 de janeiro ocorreu mais um evento do partido. Desta vez para eleger a nova diretoria, na qual Mauro Bach foi conduzido à presidência, tendo como vice-presidente Patrick Tomé, e 2º presidente Valdecir Paulus. Em seu discurso, Bach destacou: “Há três anos o Republicanos era um partido pequeno e hoje é um partido grande”. Bach também agradeceu a presença do vice-prefeito, Marcio Rech, e destacou a conquista da vaga do Republicanos, através do vereador Luizzão. Ele também  falou sobre a próxima eleição municipal e que há muito trabalho pela frente, frisando: “Vamos trabalhar bastante para continuar crescendo”. A propósito, ainda é muito cedo para falar em eleições, pois as peças ainda não estão no tabuleiro, mas o partido continuará de vice na chapa com o Progressistas no próximo pleito? Como andam as relações entre os aliados?

Funcionalismo

Plenário cheio só ocorre com temas polêmicos. Assim foi na quinta-feira, dia 19 de janeiro, com a maior parte das cadeiras ocupadas por servidores, principalmente da Secretaria de Obras. 
Os vereadores aprovaram, por maioria, o aumento aos funcionários municipais. Apenas o vereador Vitório Dalcero, do MDB, votou contra – o presidente da Casa só vota em caso de empate. Dalcero defendeu os servidores e recebeu aplausos após suas falas, o que ganhou simpatia e, até,  apertos de mão. Alguns servidores esperavam resultados diferentes na votação, e a questão foi destacada pela vereadora Silvana De Carli (Progressistas): “Quando o projeto chega nesta Casa, ele já chega para nós votarmos sim ou não. Nós não podemos fazer alterações nele. Entendemos que tem essa possibilidade de o Sindicato representá-los nas negociações, e isso acaba prejudicando o diálogo no momento”.
O vereador de oposição, Vitório, frisou: “A oferta da reposição do IPCA de 2022, de 5,79%, mais 0,21% de aumento real não trará aos nossos servidores um ganho significativo para recuperar o poder de compra corrompido pela inflação. Por que não ter concedido um aumento real de pelo menos 2 ou 3%? Se a boa intenção da administração é atender a reivindicação da atualização da insalubridade e periculosidade, por que não o fez junto a essa convocação extraordinária?”. Logo após as afirmações, o vereador de governo, Clodo Rigo, rebateu as palavras de Dalcero: “Eles sabem que essa é a gestão que mais está valorizando o servidor público, sem sombra de dúvidas. Vale-alimentação dobrou. Qual a outra gestão que fez isso? Nenhuma. Qual a administração pública que pensou no vale-transporte? Nenhuma”, declarou.

Visitas

Quem esteve em Flores da Cunha no final de janeiro foi o deputado federal Osmar Terra, do MDB, que fez uma visita de cortesia aos líderes do partido e agradeceu a votação realizada no município, se colocando à disposição para apoiar futuros projetos, bem como o Hospital Fátima e demais áreas. O parlamentar também se dispôs a auxiliar o partido e os três vereadores do MDB. 
Questionado pela coluna sobre o assunto ‘eleições’, o assessor parlamentar do deputado, Daniel Kieling, destacou que Terra estará à disposição para apoiar os candidatos que irão disputar a próxima eleição, e que dará apoio na reorganização do partido. O encontro foi com o presidente municipal do MDB, Élio Dal Bó, e com o ex-prefeito de Flores da Cunha por dois mandatos, Lídio Scortegagna. O ex-prefeito é muito reservado ao tocar no assunto das eleições, mas sabe que o seu nome está entre os principais para a próxima disputa. Se o ex-prefeito aceitar, aí a história já é outra.

Turismo

Neste fim de semana, dias 3, 4 e 5 de fevereiro, ocorre o Mississipi Delta Blues Fair em Flores da Cunha. Confesso que fico contente em ver eventos sendo realizados no município. Além de divulgarem o nome da cidade pelo Brasil, eles também geram renda para a economia local. Restaurantes, hotéis, pousadas e cantinas, todos acabam sendo inseridos nos roteiros dos turistas. Não faço uma crítica, pelo contrário, deixo uma dica que trará bons frutos: Quem sabe o turismo não possa pensar em uma estratégia de captação de outros eventos no decorrer do ano.