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Economia Criativa

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Por que ser uma cidade criativa?

Elas vivem em permanente estado de mudança e de adaptação às necessidades da população em âmbito social e econômico

O conceito de cidades criativas é amplo e abrange os setores da economia, da estrutura pública e da sociedade civil atuando em ações conjuntas em prol do desenvolvimento municipal. As cidades criativas vivem em permanente estado de mudança e de adaptação às necessidades da população em âmbito social e econômico, e buscam soluções criativas, includentes e sustentáveis para a resolução dos seus problemas cotidianos. Para tanto, uma cidade criativa é construída pelos próprios habitantes, planejando e promovendo ações de transformação da cidade, adotando como base a sua cultura, patrimônio, vocações, saberes e fazeres, suas histórias, tradições e costumes. 
As cidades criativas potencializam a garantia da geração de oportunidades e a melhoria da qualidade de vida, já que buscam resoluções para os problemas identificados na cidade. As mudanças se dão em um ambiente de inovação e criatividade, ao qual projetos de intervenções são propostos, promovendo a participação coletiva em ações includentes e de melhorias na infraestrutura urbana, resultando na criação e organização de espaços mais criativos e interativos para o uso da população. Entretanto, para que os habitantes tenham interesse em produzir nas suas cidades e para as suas cidades, é necessário dinamizar a geração de oportunidades, pois são elas que vão fazer com que a população de determinado lugar se sinta motivada a participar das ações de transformação nas cidades. 
O processo de transformação das cidades criativas é inerente à cultura da criatividade, e prevê ações de recuperação, requalificação e de gentrificação, a fim de se obterem melhores resultados nos índices de desenvolvimento municipal. Para que as transformações urbanas sejam eficazes é necessário elencar indicadores dos problemas locais a serem solucionados, e ter como base levantamentos, diagnósticos e relatórios da situação real da cidade; o desenho de como elas deveriam ser e os caminhos a tomar para serem cidades melhores para os seus cidadãos; e, o processo de participação da população nas ações de transformação. 
Entre as ações transformadoras se tem: valorização do espaço público por meio da recuperação desse ambiente; requalificação das áreas públicas subutilizadas; ações para uso e valorização da cultura como geradora de benefícios culturais e impactos socioeconômicos que agregam valor e aumentam a competitividade em um ambiente mais criativo; processo de gentrificação para trazer a população de volta ao centro da cidade para o uso do espaço público como ruas, parques e praças; construção de uma governança clara e facilitadora de gestão estratégica de longo prazo. 
Assim, o processo de mudança de uma cidade que se pretende criativa deve contemplar projetos que ressaltem e valorizem a singularidade da sua cultura, vocação e tradição: o seu passado que está atrelado às questões históricas, saberes e fazeres que formaram aquela cidade; a diversidade que prevê o conjunto e reunião de pessoas com culturas, profissões, comportamentos e opiniões distintos; os setores público e privado que devem atuar com governança e adotar estratégias de participação dos residentes; pensar no local e global, assegurando as especificidades de cada cidade e as conexões com o resto do mundo. 
Nesse contexto, o turismo é beneficiado nas ações de transformação das cidades, pois, as mesmas passam a ser mais organizadas, sua cultura mais valorizada e os espaços de uso público para o turismo e lazer recebem melhorias estruturais. O ambiente das cidades criativas potencializa o desenvolvimento do turismo, pois a população passa a gostar mais da sua cidade, melhorando a autoestima, o sentimento de pertença aumenta, atraem negócios, geram o desenvolvimento do setor de serviços, contribuem para o aumento da demanda cultural, e despertam a atenção dos moradores para a valorização dos elementos culturais presentes na cidade, tornando o espaço urbano mais atraente para a população local e para os turistas. 
Assim, as cidades criativas tornam-se ambientes com melhores condições e mais qualidade de vida em âmbito socioeconômico, melhores cidades para se viver, para a produção turística cultural, criação da imagem, marca e interpretação de si mesma, além de outros aspectos valorizados nas cidades criativas, resultando em maior atração de turistas e visitantes interessados nos seus modos de vida, de produção e de espaços para o consumo de bens e serviços que compõem a oferta turística urbana nas cidades criativas.

Mary Sandra Guerra Ashton (e-mail: marysga@feevale.br)
Pesquisadora e Docente no PPG em Indústria Criativa, nos cursos de Turismo e Gastronomia da Universidade Feevale/RS