Vitor Hugo Zenatto

Vitor Hugo Zenatto

Esporte

Contatos

O Campeonato Brasileiro sobra em emoção

Os deuses do futebol conspiraram e o time da estrela solitária passou a ter grandes dificuldades na competição

Quando parecia que o brasileirão já tinha definido o seu campeão pela campanha extraordinária do Botafogo no primeiro turno, os deuses do futebol conspiraram e o time da estrela solitária passou a ter grandes dificuldades na competição, perdendo jogos seguidos e estando na iminência de ser ultrapassado pelo Palmeiras, que acumula vitórias seguidas após ser desclassificado na Taça Libertadores, e Bragantino, que também pontua muito bem. Campeonato de pontos corridos, com 38 rodadas, exige fôlego diferenciado para conduzir ao título, com grupos qualificados e opções de reposição em campo, o que parece ter faltado ao alvinegro carioca. Correndo ao mesmo tempo a disputa das seis vagas para a Libertadores 2024, que se não são um título, mas deverão ser comemoradas como tal pela importância da competição continental.

O título inédito do Fluminense

O centenário tricolor das laranjeiras conquistou o maior e inédito título de sua história ao tornar-se campeão da Taça Libertadores de 2023, derrotando o multicampeão da competição, o Boca Juniors, da Argentina, que conquistou nada menos do que seis vezes a Libertadores. Usando bem o fator local, que acabou por definir que a decisão ocorresse no Maracanã, o Fluminense literalmente jogou em casa, com grande torcida que lotou o estádio e, sem dúvida, contribuiu com um ambiente motivador. Novamente, um clube brasileiro conquista a maior competição de futebol do continente, que nas últimas sete edições teve, nada menos do que seis vencedores brasileiros, demonstrando clara hegemonia perante os clubes da América Latina, com investimentos maiores e apego a competição que rendeu ao tricolor carioca pela conquista a cifra de U$ 18 milhões de dólares, ou cerca de R$ 91 milhões de reais, mesmo se considerando que o Fluminense tem investimento menor do que Flamengo e Palmeiras que ficaram pelo caminho. O título continental dá nova credencial ao técnico Fernando Diniz para seguir na organização da Seleção Brasileira. A diferença evidente do futebol brasileiro na América Latina se confirmou também no torneio dos Jogos Panamericanos, onde o Brasil foi campeão com atletas das categorias de base que atuam, na sua maioria, nos clubes brasileiros.

As disputas esportivas com marca local

O Campeonato Municipal de jogo do Cepo é clara competição com característica local, motivação legítima e que surge da convivência espontânea dos praticantes, mas que, se organizado, como é com as várias equipes com seus nomes peculiares e identificados, serve muito bem para ser lazer de qualidade, prática esportiva inclusiva e que sabidamente favorece as amizades dos praticantes, interação das comunidades e grupos que participam. Não importa o esporte, mais importante é a sua prática e os benefícios que dela se tem.