Saúde

Novembro foi o mês que menos registrou casos de Covid-19 em 2021

Secretaria da Saúde segue em alerta devido a nova variante, a Ômicron

O ano de 2021 iniciou com um alto número de infectados pelo coronavírus no Brasil. Em Flores da Cunha não foi diferente, todos foram desafiados a aprender a conviver com o cenário da pandemia. No mês de janeiro, a cidade registrou 410 casos, o que trouxe uma grande preocupação em toda a comunidade.

Somente a partir de julho os números da Covid-19 começaram, aos poucos, a diminuir, trazendo esperança para todos os florenses. Desde então, os casos estão baixando cada vez mais, mas ainda é preciso se manter em alerta devido a nova variante, a Ômicron – descoberta na África do Sul, é considerada de preocupação, pois tem mais de 50 mutações. 

Novembro seguiu o que já vinha acontecendo desde julho. O mês registrou 70 novos casos da doença, ou seja, o menor número de todo o ano de 2021 e também o menor desde junho de 2020 – que teve 95 casos. O 11º mês do ano foi o primeiro a não contabilizar mortes decorrentes do coronavírus e teve uma média de 2,3 casos por dia. “Com o aumento de vacinados, os números de casos, de hospitalizações e óbitos assumiram uma tendência de queda, demonstrando que o imunizante está cumprindo com o principal papel que é de proteção contra as formas graves da Covid-19”, relata a secretária municipal da Saúde, Jane Paula Baggio. Desde o início da pandemia, até o fim de novembro, foram 6.412 pessoas infectadas pela doença, o que representa 20,45% da população total de Flores da Cunha.

Dezembro iniciou com o registro de três novos casos da doença – dois no dia 1º e um no dia 2. Assim, Flores da Cunha contabiliza 6415 casos positivos (6321 casos considerados curados, 71 óbitos e 23 em isolamento). Já são 6693 casos analisados que tiveram resultados negativos desde 31 de março de 2020.

Mesmo com o resultado positivo que o município vem tendo, ainda é preciso continuar seguindo os protocolos de segurança para prevenir o contágio, principalmente neste período onde as festividades de final de ano e as férias estão iniciando e o cronograma de vacinação com as doses de reforço ainda está em andamento.

Conforme Jane, a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta na sexta-feira, dia 26 de novembro, sobre a nova linhagem da Covid-19, a Ômicron. “Segundo os cientistas, essa variante traz grandes preocupações por ter muitas mutações. E novamente nos alerta para os riscos”, enfatiza a secretária reforçando a necessidade de manter os cuidados como o uso de máscara e a utilização de álcool em gel.

A preocupação é que a disseminação da nova variante se espalhe em todos os países e com isso volte a ter novas medidas restritivas. “Ainda não se sabe muito sobre essa nova variante, mas ela seria mais transmissível do que as demais e com isso será necessário manter e reforçar os cuidados para evitar o aumento dos casos”, revela Jane, complementando que as medidas de regramento sanitário devem ser efetivas para que não se tenha uma nova onda no país, em especial agora, com a nova variante, que já conta com cinco casos no Brasil, três no estado de São Paulo e dois no Distrito Federal.

Ainda de acordo com a secretária, até o momento o município não registrou nenhuma contaminação pelas variantes do coronavírus.

70% dos florenses imunizados com segunda dose

Desde o início da vacinação em Flores da Cunha – no dia 19 de janeiro deste ano, onde o município recebeu 190 doses da CoronaVac e começou as aplicações em profissionais da saúde – ao todo foram aplicadas 25.638 primeiras doses e doses únicas, 22.007 segundas doses e 3.354 doses de reforço. O que representa, conforme os dados de estimativa populacional de 2021 – 31.352 –, 81,77% da população total com primeira dose e dose única e 70,19% com segunda dose. 10,7% da população já recebeu a dose de reforço. Os dados comprovam que a procura da comunidade pela vacinação, durante o ano, foi muito boa, inclusive pela segunda dose. Porém, o município ainda conta com pessoas que não completaram o esquema vacinal. “Reforçamos que todos que receberam a primeira dose retornem para fazer a segunda dose”, frisa a secretária da Saúde que também solicita que as pessoas aptas a receber a dose de reforço busquem a vacina.

 - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário