Economia

188 novas empresas em 2020

Mesmo com pandemia, número de baixas de CNPJ é 35% menor que em 2019

A pandemia do novo coronavírus afetou drasticamente a economia, mas em Flores da Cunha, os números se mostram favoráveis. Conforme os dados do Departamento de Arrecadação e Cadastro da Secretaria da Fazenda, 188 empresas foram abertas no município de janeiro a junho de 2020 – apenas 14% abaixo se comparado com o mesmo período do ano anterior, quando foram abertos 219 CNPJs. Destas, 86 (45%) passaram a operar no segundo trimestre deste ano. Já em relação a fechamento de empresas, de janeiro a junho 55 CNPJs – 12 MEIs e 43 empresas de outros portes – solicitaram baixa (fechamento) na cidade. O número é 35% menor do que o verificado no mesmo período do ano passado, quando 85 cadastros encerraram as atividades – 41 MEIs e 44 de outros perfis (confira a tabela).
Um dos empreendimentos que foi afetado foi o da florense Andréia Polidoro, que há 12 anos trabalha no ramo de gastronomia e eventos. “Nunca passamos por uma fase assim”, afirma a empresária. A pandemia do novo coronavírus impactou em cheio os negócios da família. Em março, a crise sanitária, associada a outros fatores, resultou no fechamento do restaurante que administrava no bairro União. Além disso, o avanço da Covid-19 esvaziou a agenda de eventos do salão da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, gerenciado pela família desde 2016.
“Era o ano (2020) em que mais tínhamos eventos marcados (no salão) desde que começamos. O que tínhamos até o fim de setembro foi remarcado para o ano que vem”, lamenta.
Sem nenhuma atividade programada até o fim do ano, entre eventos sociais e empresariais, a família precisou readequar o uso do espaço, como alternativa para continuar gerando renda. Assim, desde março, passaram a oferecer marmitas ao meio-dia, principalmente para empresas. O cardápio de comida caseira é divulgado via redes sociais e as refeições, preparadas sob encomenda e retiradas de segunda a sexta-feira pelos clientes, no balcão. Diariamente, são servidas de 60 a 70 pessoas. Os pedidos podem ser feitos pelo WhatsApp (54) 9.9982.3292 ou pelo telefone 3292 2977.
Quinzenalmente, aos sábados, é servido galeto, tripada e pães.

Andréia Polidoro reinventou o negócio e prepara marmitas ao meio-dia.   - Diego Adami
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário