Assinatura do convênio entre Consevitis-RS e ApexBrasil representa continuidade da promoção do setor vitivinícola no exterior
Acordo de R$ 10 mil prevê ações que serão executadas em 2024 e 2025
Com o objetivo de ampliar a promoção no mercado internacional de vinhos, espumantes e sucos de uva produzidos no Brasil, foi assinado no dia 21 um acordo setorial entre o Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A assinatura do convênio de R$ 10,4 milhões foi realizada na vinícola Don Giovanni, em Pinto Bandeira, com a presença do governador Eduardo Leite e do secretário de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes, além de representantes do setor vitivinícola e do presidente da ApexBrasil, Jorge Vianna.
Do total do convênio, o governo do Estado participa com R$ 4,9 milhões, por meio do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis). O restante é investimento da ApexBrasil. Trata-se do maior valor já investido desde 2002 no projeto setorial Wines of Brasil, mantido pelo Consevitis-RS em parceria com a ApexBrasil. No ano passado, o Brasil bateu recorde nas exportações do setor, com US$ 13,6 milhões.
“Tivemos esse recorde de vendas externas no ano passado, mas ainda é pouco perto do potencial do setor. Temos produtos de altíssima qualidade e um espaço enorme para crescer. Por isso estamos aqui, com nosso time Apex, com o Consevitis e com o governo do Estado para assinar esse novo convênio, com o maior valor da história desse projeto, que sem dúvida terá um impacto muito positivo no setor vitivinícola do país”, afirmou Jorge Viana.
O plano abrange três pilares essenciais para o fortalecimento do setor: ações promocionais, estruturantes e de comunicação, que visam ampliar a presença brasileira no exterior, qualificar empresas interessadas em exportar e fortalecer a imagem dos produtos nacionais. Entre os destaques também estão capacitações e apoio às vinícolas para obtenção de certificações em ESG, foco em outras regiões produtoras, destacando a potência, a diversidade e a pluralidade do setor vitivinícola nacional, e a qualificação de mais mulheres para cargos de gestão nas empresas, impulsionando sua participação nos negócios internacionais. O convênio também contempla ações específicas para promover a inserção de pequenas vinícolas e cooperativas no cenário internacional através de treinamentos do programa Minha Primeira Exportação.
“Este convênio representa um marco em nossa história, com um investimento sem precedentes. Essa soma expressiva é um testemunho do comprometimento conjunto em elevar o patamar da vitivinicultura brasileira nos mercados internacionais. Em nome de todos os envolvidos no Consevitis-RS, estamos ansiosos para ver os frutos dessa parceria florescerem nos próximos anos, fortalecendo ainda mais a reputação dos nossos vinhos, espumantes e sucos de uva no cenário internacional. Que este convênio marque o início de uma era ainda mais próspera para a vitivinicultura do Rio Grande do Sul e de todo o Brasil”, salientou o presidente do Consevitis-RS, Luciano Rebellatto.
Além disso o plano de trabalho prevê uma estratégia exclusiva para a promoção do suco de uva 100% no exterior. A categoria será tratada de forma independente, com ações específicas, branding distinto e presença marcante nas redes sociais.
Leite lembrou que, além do convênio assinado, o setor receberá recursos na ordem de R$ 33 milhões, por meio do Fundovitis, para realizar ações nos próximos três anos. “São iniciativas que impulsionam a promoção comercial, para levar ao conhecimento dos importadores, tudo isso fazemos no Estado, acoplando aos nossos produtos uma experiência, uma história, que vão fazer a diferença para que eles sejam desejados lá fora”, acrescentou.
Destaques do convênio:
Investimento recorde: o novo convênio representa um aporte financeiro sem precedentes, superando a marca dos R$ 10 milhões. O montante será direcionado para impulsionar a promoção, a qualificação e a comunicação do setor vitivinícola brasileiro no exterior.
Pilares estratégicos: o plano abrange três pilares essenciais para o fortalecimento do setor. Ações promocionais, estruturantes e de comunicação visam ampliar a presença brasileira em mercados internacionais, qualificar empresas interessadas em exportar e fortalecer a imagem dos produtos nacionais.
ESG (Ambiental, Social e Governança): comprometidas com a sustentabilidade, as vinícolas participantes do projeto Wines of Brazil há algum tempo aplicam práticas de ESG, promovendo iniciativas ambientalmente conscientes, apoiando comunidades locais e garantindo padrões elevados de governança. O novo convênio prevê capacitações e apoio para obtenção de certificações.
Enfoque no Suco de Uva 100%: uma novidade deste convênio é a estratégia exclusiva para a promoção do suco de uva 100% no exterior. Esta categoria será tratada de forma independente, com ações específicas, branding distinto e presença marcante nas redes sociais.
Diversificação regional: Além do Rio Grande do Sul, o novo convênio enfoca outras regiões produtoras de vinhos, espumantes e sucos no Brasil, destacando a potência, a diversidade e a pluralidade do setor vitivinícola nacional.
Empoderamento feminino: O convênio se compromete a promover o empoderamento feminino no setor, qualificando mais mulheres para cargos de gestão nas empresas e impulsionando sua participação nos negócios internacionais.
Apoio para as vinícolas iniciantes: o convênio prevê ações específicas para promover a inserção de pequenas vinícolas e cooperativas no cenário internacional através de treinamentos e qualificações através do MPE (Minha Primeira Exportação).
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