Economia

Feira de negócios para hotelaria, turismo e gastronomia ocorre na próxima semana em Caxias do Sul

5ª ExpoSEGH será realizada nos dias 17 e 18 e reunirá mais de 40 expositores das áreas de tecnologia, equipamentos, bebidas, alimentos, utensílios, serviços e produtos

A Serra Gaúcha recebe nesta segunda e terça-feira, dias 17 e 18, a quinta edição da feira de negócios do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (SEGH) da Região Uva e Vinho. Reformulado, o principal evento da entidade foi ampliado para dois dias e volta ao calendário com nova denominação, agora sendo ExpoSEGH. O encontro ocorre das 14h às 21h, no Centro de Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul, e é voltado exclusivamente aos empresários, profissionais e alunos dos setores de gastronomia, hotelaria e turismo.     

Estarão reunidos na ExpoSEGH mais de 40 expositores das áreas de tecnologia, equipamentos, bebidas, alimentos, utensílios, serviços e produtos do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e de São Paulo. Entre os negócios estão marcas como a paulista Harus, que desenvolve itens personalizados e fragrâncias exclusivas para L’Occitane, Costa Brazil, O Boticário, Vinotage e Davene. O Sicredi também estará com um estande. Atenta à retomada e no potencial de desenvolvimento do setor, a instituição financeira apresentará os serviços e as linhas de créditos especiais para os empresários do ramo. 

O presidente do SEGH Região Uva e Vinho, Marcos Antonio Ferronatto, enfatiza que a gastronomia, a hotelaria e o turismo ainda estão atravessando por um período de retomada, superando os momentos e incertezas econômicas. De acordo com a entidade, só no Rio Grande do Sul são mais de 25 mil empreendimentos de alimentação e hospedagem.

“Nós, quanto entidade representativa do setor, queremos estar cada vez mais próximos de toda a cadeia produtiva, apoiando e estimulando os empresários e profissionais da área. A ExpoSEGH é uma iniciativa que nos orgulha muito. Ela nasceu para gerar conexões entre todos que fazem parte destes segmentos. É o lugar perfeito para ter acesso às tendências, fazer network e gerar acordos comerciais”, contextualiza Ferronatto.

Além de apresentar novos fornecedores e facilitar o fechamento de negócios, a ExpoSEGH e o SEGH Região Uva e Vinho têm como objetivo qualificar cada vez mais o setor por meio do ensino. Durante os dois dias, uma série de palestras sobre tendências, painéis com cases de empresários e workshops serão realizados na Arena do Conhecimento.

Na segunda-feira, dia 17, às 16h30min, o empresário e consultor Rodrigo Ferri Parisotto apresenta “Uma visão da hotelaria e o case do Lote 20 Hotel Boutique”. Na sequência, às 18h30min, a ExpoSEGH promove uma degustação comentada de queijos e vinhos, com a especialista em queijos artesanais Patrícia Rosa de Souza e com a enóloga e professora do Senac Bento Gonçalves Patrícia Possamai.

Na terça-feira, dia 18, a partir das 16h, terá um bate-papo sobre “A Gastronomia da Atualidade”, com o gerente de projetos do Sebrae RS, Roger Scherer Klafke, e uma roda de conversa com os empresários Thiago Guerra Diniz (Tensei), Felipe Inácio Vogt (Celebra Gourmet) e Matheus Rachewsky Fermann (Grupo Yashar), que compartilharão suas trajetórias. Às 18h30min, o chef Michel Bortolotto, do Senac Caxias do Sul, ensinará como preparar uma cheesecake gelada com crumble e frutas vermelhas.

Durante a ExpoSEGH, na segunda, às 14h30min, também haverá a assinatura oficial do termo de adesão de Caxias do Sul à Associação de Turismo da Serra Nordeste (Atuaserra). Com a entrada do município, o grupo passa a contar com 33 cidades integradas em ações de desenvolvimento e sustentabilidade do turismo regional, na manutenção da cultura e no aporte de conhecimento.

Na terça à tarde, diretores da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e presidentes de entidades sindicais do Rio Grande do Sul estarão visitando à ExpoSEGH.  A feira de negócios é realizada pelo SEGH Região Uva e Vinho e tem apoio de Sicredi, FBHA, Harus, Fecomércio/Senac e Sebrae.

A entrada é franca e os interessados devem se cadastrar pelo site seghuvaevinho.com.br/exposegh, mediante inserção do CPNJ do estabelecimento ou da instituição de ensino.

 - Eduardo Benini/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário