Economia

Flores da Cunha é destaque na maior feira do setor vinícola da América Latina

Wine South America ocorre de 25 a 27 de setembro, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha

O município de Flores da Cunha marcará presença na 2ª edição da Wine South America – Feira Internacional do Vinho. A participação coletiva das vinícolas que integram a Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes), além do espaço da Secretaria Municipal de Turismo, tem como objetivo divulgar tanto a qualidade dos vinhos como o potencial do enoturismo no município que está entre os maiores produtores de uva e vinho do Brasil.

As vinícolas Boscato, Fabian, Casa Venturini, Luiz Argenta, Mioranza, Monte Reale, Terrasul e Viapiana levarão seus rótulos para a maior feira setorial de vinhos da América Latina em espaço coletivo. Já o estande da Secretaria de Turismo convidará o público visitante para que conheça os roteiros turísticos Compassos da Mérica, Mérica, Vinhos dos Altos Montes e Caminhos da Colônia, entre o município e interior de Caxias do Sul, além do recém-criado roteiro Otávio Rocha Vila Colonial, no distrito homônimo. No espaço, também serão apresentadas as atrações da 14ª Festa Nacional da Vindima (Fenavindima), que será realizada entre fevereiro e março de 2020.

De acordo com a secretária municipal de Turismo, Fátima Ortiz, a participação institucional do município na feira é importante para dar visibilidade aos roteiros e convidar para que prestigiem a Fenavindima, considerada a maior festa de Flores da Cunha e região. “Queremos mostrar que temos muitas atrações no município, em todos os períodos do ano, e nada melhor do que divulgar na maior feira do setor, com compradores, lojistas e também muitos turistas que acabam vindo para a região no mês de setembro”, acredita.

Além dos principais players nacionais, já está confirmada a participação de expositores de países como África do Sul, Argentina, Áustria, Chile, Espanha, França, Itália, Portugal e Uruguai. A expectativa é superar as 250 marcas da primeira edição, em 2018, quando aproximadamente 6 mil visitantes passaram pelo Parque de Eventos de Bento Gonçalves (Fundaparque). A principal feira profissional do setor na América Latina terá ainda estandes de cachaçarias e produtores de azeite de oliva.

Também serão realizadas rodadas de negócio com compradores nacionais e internacionais, viabilizados por meio de parceria com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).      

Concursos e masterclasses

Entre as principais novidades da edição deste ano é o concurso 10 Star Wines - Wine South America Awards, que vai premiar os melhores rótulos expostos no evento. Com curadoria da revista Prazeres da Mesa, cada empresa participante pôde inscrever até dois rótulos de seu portfólio entre as 10 categorias da premiação, que incluem nacionais e importados.  O anúncio oficial dos vencedores será realizado no primeiro dia do evento (25 de setembro), no pavilhão da Fundaparque. Os produtos ganhadores estarão expostos em local destacado durante o período da Wine South America.

Outro concurso, com curadoria da Embrapa Uva e Vinho, premiará os melhores sucos do Brasil, em três categorias: Suco de Uva 100%, Suco de Uva Integral e Suco de Uva Orgânico. O anúncio oficial dos vencedores será realizado também no primeiro dia da Wine South America, no auditório Wine Conference. Os sucos de uva ganhadores estarão identificados com selos, em exposição nos seus estandes durante os três dias de evento. Também será promovida, no dia 26, às 18h, uma masterclass com as bebidas vencedoras, no espaço Wine Tasting.

Nos três dias de evento, o público também poderá participar de atividades temáticas. Entre os destaques está a volta do Master of Wine britânico Alistair Cooper que apresentará a sua seleção de melhores vinhos e espumantes brasileiros. Outra atração é o painel com as empresas Wine.com e Evino, que falarão sobre e-commerce, um mercado que vem crescendo de forma rápida e consistente em todos os continentes.  

A Wine South America contará, ainda, com degustações orientadas de vinhos brasileiros, em parceria com a seccional gaúcha da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS). Integram também a programação da feira masterclasses sobre o produto que levou a Argentina ao estrelato no mundo do vinho, o Malbec, e painéis sobre a produção vinícola do Uruguai, França, Itália e Portugal.

Avaliação Nacional de Vinhos      
Assim como ocorreu na primeira edição, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) é apoiadora da feira, já que o evento culmina com a Avaliação Nacional de Vinhos, realizada anualmente pela entidade no último sábado de setembro. Único do gênero no mundo, o evento carrega a força do vinho brasileiro, sua evolução e DNA. As amostras de oito regiões produtoras do país já foram degustadas às cegas por enólogos e o resultado será apresentado para o grande público no dia 28 de setembro, em Bento Gonçalves.

“A Wine South America chegou para fortalecer o que produzimos, como canal de ligação com o mercado, aproximando quem aprecia de quem elabora. Nossa bandeira é a dos vinhos brasileiros e, junto com a feira, esperamos poder levar os rótulos verde-amarelos para os quatro cantos do mundo”, reforça o enólogo Daniel Salvador, presidente da ABE.

Produtores de Flores da Cunha estarão na 2ª Wine South America  - Dandy Marchetti/Ibravin/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário