Economia

Indústria no RS continua com atividade aquecida

A Sondagem Industrial do RS mostra que houve geração de emprego e baixos níveis de ociosidade e de estoques

A Sondagem Industrial do RS, divulgada no dia 28 de janeiro pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), mostra que o setor encerrou 2020 com atividade aquecida no RS, geração de emprego e baixos níveis de ociosidade e de estoques. Além disso, as 197 empresas consultadas na pesquisa, realizada entre 4 e 15 de janeiro, revelam satisfação com as margens de lucro e a situação financeira, estão otimistas e dispostas a investir no semestre. O índice da produção foi de 47,2 pontos em dezembro. Abaixo de 50, mostrou queda na comparação com o mês anterior, interrompendo seis meses seguidos de crescimento. Entretanto, ficou quase 10 pontos acima da média do mês, o que indica uma queda bem menos intensa do que a sugerida pela sazonalidade. O mesmo se deu com o emprego, que registrou a primeira alta em dezembro desde o início da Sondagem, em 2011: 51,6 pontos. 
Os níveis de estoques de produtos finais continuaram caindo e abaixo do desejado pelas empresas em dezembro, conforme revelam os valores inferiores aos 50 pontos do índice de evolução de estoques (44,6) e o de estoques em relação ao planejado (45). 
Entre as dificuldades enfrentadas, a falta ou os preços dos insumos e matérias-primas foi o maior entrave registrado pela indústria gaúcha no último trimestre de 2020. Mais do que isso, não há registro de um problema tão intenso e disseminado: atingiu 73,1% das empresas, 9,6 pontos percentuais acima do trimestre anterior, quando também foi o principal obstáculo. A elevada carga tributária (44,7% das respostas) foi segundo e a taxa de câmbio (38,6% das respostas), o terceiro maior problema. 
 

 - Arquivo O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário