O Centro Empresarial e suas conquistas
Nestes 30 anos, confira algumas conquistas da entidade
Feira de Inverno
A Feira de Inverno foi criada em 1990 com o objetivo de divulgar e promover os produtos locais. O setor de Malhas e Confecções passou a ter duas oportunidades anuais para a venda dos itens. A partir da quarta edição da Feira de Inverno, o Centro Empresarial assumiu a sua execução, contando com o apoio do poder público municipal. A partir da 22ª edição, a empresa Terra do Galo passou a administrar o evento, porém o CE segue como apoiador até os dias atuais.
Corpo de Bombeiros
Na década de 1990, a entidade dedicou-se para a construção da unidade do Corpo de Bombeiros. Na época, apenas as grandes empresas tinham brigadas de incêndio e muitas vezes atendiam pequenos incidentes. Dessa forma, o CE auxiliou na busca de recursos com a iniciativa privada. Além disso, conseguiu a doação dos móveis para a sede do Corpo de Bombeiros.
CE e Consepro
Em 2013, o Centro Empresarial desenvolveu um planejamento estratégico para o Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro). O objetivo era integrar pessoas e entidades que tinham uma relação próxima com a questão da segurança, criando um conselho composto por entidades do município a fim de prestar auxílio voluntário para instituições como a Brigada Militar, Polícia Civil, Ministério Público, Poder Judiciário e Corpo de Bombeiros. O formato contou com nova diretoria, espaço junto à sede do CE e ações propostas como a revisão orçamentária das necessidades dos órgãos de segurança.
Parcerias
No decorrer de sua trajetória, a entidade firmou convênios importantes. Entre eles, com instituições como Sesi, Senai e Sebrae. As parcerias possibilitaram a realização de muitos cursos, tanto para a área administrativa quanto para a produção, além da implantação da CIPA nas empresas e outros auxílios.
Inauguração da sede
Em 1992, quando Júlio Fante assumiu a presidência do CE, a prefeitura municipal doava um terreno próximo ao Camping da Vindima para a construção da sede da entidade. Uma rifa foi feita para arrecadar fundos para a edificação da primeira parte do prédio. Em dia 22 de março de 1996, o resultado de muitos esforços era recompensado. Foi inaugurada a sede própria, na gestão de Ari Koppe.
Subestação da RGE
No final da década de 1990, o CE conseguiu uma importante conquista: a instalação de uma subestação da Rio Grande Energia (RGE). Conforme o presidente da entidade à época, Alberto Walter de Oliveira, desde muito tempo a comunidade já discutia o problema da energia elétrica, pois era comum a rede cair nos fins de tarde. A entidade conversou com a RGE e conseguiu a instalação, que cessou com os problemas de queda de abastecimento. A subestação foi inaugurada em 13 de março de 2000.
Projeto Miniempresa
Desde 2014, o Centro Empresarial Jovem comanda o Projeto Miniempresa, da Associação Junior Achievement, em Flores a Cunha e Nova Pádua. O programa tem o objetivo de despertar e desenvolver o empreendedorismo em adolescentes que cursam o segundo ano do Ensino Médio. O projeto conta com os Advisers para explicar aos alunos os fundamentos da economia de mercado e os detalhes da atividade empresarial, por meio do método aprender-fazendo, uma vez que cada participante age como um miniempresário. Ao final do programa, os alunos de cada escola comercializam e apresentam os produtos criados para o público.
Escola de Gastronomia
Na década de 2000, mais um grande feito contou com a contribuição do Centro Empresarial: a instalação da Escola de Gastronomia UCS. Essa foi a primeira vez que a entidade aplicou recursos próprios em um projeto comunitário, auxiliando na definição do espaço físico, onde se encontra até hoje.
Missões empresariais
A entidade contribui de diversas formas para o desenvolvimento dos associados. Uma delas é a realização das missões empresariais. Ainda nos anos 1990, os empresários estiveram em Buenos Aires, na Argentina, a fim de divulgar os produtos nacionais e do Estado. Já em 2011, o CE coordenou a primeira missão para a China. Os associados participaram da Canton Fair, feira multissetorial da Ásia que reúne mais de 150 mil produtos chineses. Outras edições foram realizadas em anos seguintes, além de diversas missões pelo Brasil.
Jovem Aprendiz
O Centro Empresarial recebe alunos do Projeto Jovem Aprendiz do Senai desde o ano de 2014 e já formou 246 jovens. No próximo dia 10, 107 estudantes irão começar as aulas nas dependências do Centro Empresarial. As capacitações, divididas em três turmas, são de Assistente Administrativo, Operador de Processos Logísticos Industriais e Desenhista Mecânico. Os cursos têm duração de um ano. Além dos novos alunos, o CE já recebe, desde 2019, uma turma do curso de Marceneiro de Móveis Seriados, que tem duração de dois anos.
0 Comentários