Economia

Posto do Elio projeta reformas e ampliação dos serviços

Antes administrado pelo sogro do atual proprietário como Posto Basso, tem mais de 80 anos no mercado e é o mais tradicional de Flores da Cunha

O Posto do Elio, de Elio Caetano Salvador, completou 58 anos em 2020. Antes administrado pelo sogro do atual proprietário como Posto Basso, tem mais de 80 anos no mercado e é o mais tradicional de Flores da Cunha. Agora com a participação direta do filho, Felipe Alexandre Salvador, da nora Carmem Toscan Salvador e do neto Bernardo Salvador, está promovendo uma série de mudanças visuais, de gestão e de negócios. “O desafio é melhorar o atendimento, as condições ligadas ao abastecimento de combustível e troca de óleo e também transformar o Posto em um complexo de tecnologias e outros serviços sem perder o lado tradicional e familiar”, afirma Felipe.
De acordo com ele, as primeiras mudanças em execução foram na fachada e iluminação do Posto, trazendo maior visibilidade e um ambiente mais limpo. Também está no plano de ação ter Loja de Conveniência, a compra de equipamentos para melhorar e agilizar a troca de óleo, e ampliar os sistemas oferecidos pela Ipiranga, parceira e fornecedora do Posto do Elio. “Além disso, com o tempo, iniciaremos através de parcerias com profissionais liberais ou outras empresas, ampliar os serviços que serão oferecidos pelo que chamamos Complexo Posto do Elio. Temos quatro salas já construídas e todo espaço de estacionamento explorável, tudo no centro da cidade”, diz. 
Segundo Felipe Salvador, com as restrições de locomoção geradas pela pandemia, somadas aos sucessivos aumentos nos combustíveis, o mercado se tornou mais competitivo no atual modelo de gestão para postos menores. Em consequência disso, há a necessidade de mudanças de gestão e de foco no negócio. “No início da pandemia, nosso faturamento chegou a baixar 60%. Até hoje liquidamos nosso capital de giro e, inclusive, tivemos que nos descapitalizar para manter o negócio aberto”. No entanto, toda a crise gera necessidade e com ela oportunidade. “O vô fez e geriu um negócio que foi importante por muito tempo. Ele é uma lenda viva, de certo modo, no desenvolvimento de Flores da Cunha, mas o modelo de gestão com o tempo se tornou um pouco ultrapassado”, admite Bernardo, neto de Elio Salvador. Com as transformações do mundo nos últimos anos, mesmo o combustível sendo commodities, é necessário também entrar no ramo de tecnologia. “Hoje o nosso parceiro, Ipiranga, oferece ferramentas importantes de marketing, gestão e principalmente de tecnologia como o App Abastece Aí. Cabe a nós, gestores, otimizarmos as ferramentas disponíveis e também familiarizar isso ao nosso cliente. Combustível ainda sai da bomba, mas pode ser comprado por internet, com desconto e até parcelado e o consumidor acumular milhas, e ganhar cashback para reutilizar no Posto ou nos parceiros”, conclui Felipe.

Bernardo Salvador, Elio Caetano Salvador, Carmen  Toscan Salvador e Felipe Salvador. - Pedro Henrique dos Santos
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