Economia

Região abriu 1,6 mil empregos formais em setembro

Flores da Cunha registrou 534 admissões e 445 desligamentos

No Brasil, foram abertos 313,9 mil empregos formais em setembro, e o Rio Grande do Sul criou 13,8 mil postos de trabalho. Na região de abrangência da UCS também houve abertura de vagas, com 1,6 mil novos empregos no mês. A maioria das cidades registrou desempenho positivo, sendo Caxias do Sul o município que abriu mais postos de trabalho, com 567 vagas criadas, a maior parte na indústria.

Além disso, observou-se que a geração de empregos em setembro foi concentrada nos serviços e na indústria, ao mesmo tempo que a agropecuária freou a retomada em algumas localidades.

Flores da Cunha registrou 534 admissões e 445 desligamentos, resultando em um saldo positivo de 89 postos, representando um acréscimo de 0,75% dos empregos formais. Desse modo, o estoque do município foi de 11,9 mil empregos com carteira assinada. A indústria foi o setor que mais influenciou o resultado positivo, com abertura de 47 postos de trabalho, marcando um aumento de 0,74% no nível de empregos nesse setor. O comércio foi o único setor que obteve resultado negativo no período, com 16 vagas fechadas. Os resultados positivos do acumulado do ano e dos últimos 12 meses foram influenciados principalmente pela indústria. Esse setor abriu 625 novas vagas em 2021 e 811 postos de trabalho no período de 12 meses. Além disso, os setores de serviços e de comércio também impactaram o desempenho positivo nos 12 meses, com 285 e 210 postos criados, respectivamente

Segundo aponta a análise, o saldo positivo da região reflete a retomada econômica - na maior parte das cidades, os níveis de criação de empregos estão se aproximando dos patamares pré-pandemia, sobretudo na indústria, no comércio e nos serviços. A ampliação da vacinação tende a corroborar com a retomada econômica, contudo, o aumento da inflação e, consequentemente, dos juros pode brecar o aumento das atividades econômicas em um futuro próximo.

Os dados da Carta são extraídos da base de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia (ME).

 - Arquivo O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário