Setor vitivinícola brasileiro comemora resultados positivos nas exportações no primeiro semestre
Espumantes seguem como carro-chefe na promoção do Brasil no mercado externo
As exportações de vinhos e espumantes brasileiros cresceram 1,7% de janeiro a junho de 2023 em comparação ao mesmo período de 2022. Em valores, no primeiro semestre deste ano, as vinícolas brasileiras exportaram o total de USD 5.775.799, sendo Uruguai, Estados Unidos, Paraguai e China os principais destinos para os rótulos nacionais. Os dados são da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).
A maior parte do market share das exportações do setor (80,94%) é de vinhos tranquilos, mas o segmento de espumantes tem apresentando um dinamismo surpreendente. Considerados o carro-chefe na promoção setorial no mercado internacional, os espumantes elaborados pelo método tradicional tiveram aumento de 5,4% nas exportações de janeiro a junho de 2023 em relação aos seis primeiros meses do ano anterior. Já as exportações dos espumantes elaborados pelo método Charmat dobraram de valor, com crescimento de 108%. A categoria passou de USD 114,9 mil em 2022 para USD 239,3 mil este ano. O Brasil é o sexto maior produtor de vinhos do Hemisfério Sul e o maior produtor de espumantes da América Latina.
“Os vinhos brasileiros vêm ganhando reconhecimento internacional como resultado de esforços na promoção através de entidades como o Consevitis-RS e a ApexBrasil, aliados a investimentos das vinícolas no mercado externo. Esse crescimento demonstra a pujança do setor frente às adversidades econômicas. Hoje, temos um engajamento muito mais alto em relação ao passado. Temos vinícolas com brand ambassadors (embaixadores de marca) e escritórios próprios nos Estados Unidos e na China, por exemplo. A perspectiva é de que esse crescimento seja ainda maior até o final do ano, quando as principais negociações internacionais são realizadas. A continuidade da parceria com a ApexBrasil para promoção internacional é extremamente importante para que esse crescimento possa ser continuado a longo prazo”, afirma o gerente de promoção para mercado externo do Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS), Rafael Romagna.
No ano passado, o setor bateu recorde em relação a ações promocionais executadas pelo projeto e, consequentemente, a valor exportado. Foram comercializados USD 13,6 milhões, um incremento de 10,5% em relação a 2021.
Projeto Comprador Internacional
Para impulsionar ainda mais as vendas do setor no mercado externo, o Consevitis-RS e a ApexBrasil trarão 13 compradores internacionais de vinhos, espumantes e sucos de uva para rodadas de negócios pré-agendadas com vinícolas brasileiras na Wine South America, em Bento Gonçalves. Serão dois profissionais da América do Sul, dois dos Estados Unidos, dois da Rússia, dois da Europa, dois da China e outros três de Singapura e Japão. Pela primeira vez, o projeto trará compradores internacionais interessados exclusivamente no suco de uva brasileiro, produto que conquista cada vez mais apreciadores no Exterior. A quarta edição da feira ocorre de 12 a 14 de setembro.
“As reuniões com as vinícolas brasileiras serão realizadas em espaço exclusivo para a promoção internacional dos vinhos brasileiros durante os três dias da Wine South America. Além das rodadas de negócios, os compradores cumprirão agenda de visitas técnicas em vinícolas e participarão de uma masterclass na qual poderão aprofundar seus conhecimentos acerca da produção vitivinícola do Brasil”, comenta Rafaela Albuquerque, gestora do projeto na Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Vinícolas interessadas em participar das reuniões com os compradores internacionais podem inscrever-se até esta sexta-feira, dia 25, por meio do Departamento de Promoção Internacional do Consevitis-RS, pelo e-mail gerenciame@consevitis-rs.com.br ou no WhatsApp (54) 9.9123.3206.
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