Economia

Sustentabilidade: tendência cada vez mais imersa nas casas e construções

Aquecimento de água para consumo, pela energia solar, está sendo bastante utilizado em Flores da Cunha

A luz do sol já mostrou que é capaz de ajudar a gerar economia de energia com a iluminação de ambientes, a partir do aproveitamento da iluminação natural por portas, janelas, vitrais etc. Mas também é possível economizar usando a radiação solar para outros fins. O aquecimento de água, por meio da instalação de um sistema de aquecimento solar, é um deles.
O sistema de aquecimento de água para consumo (torneiras e chuveiros) pela energia solar é composto por coletores solares (placas) e pelo reservatório térmico (boiler). O princípio é simples: para que o sistema funcione, são instalados coletores no telhado das construções, além de um reservatório térmico. Na prática, as placas captam a radiação solar e transferem o calor para a água que está armazenada no interior do boiler. Essa tendência, além de ser econômica, é sustentável, não utilizando nada de eletricidade ou gás.
Conforme Tatiane Triaca, da Danielli Aquecimentos, existem dois tipos de placas: a de tubo a vácuo, que é basicamente de vidro, e a de coletores planos, com serpentina de cobre ou inox. A diferença entre os dois é a adaptabilidade ao tamanho do telhado, pois a eficiência é semelhante. “Se tiver um espaço maior no telhado é vantajoso a solar de serpentina metálica, que é plana e de mais fácil limpeza – que deve ser realizada ao menos uma vez ao ano. Se tiver espaço reduzido, o melhor é o solar de tubos”, explica a vendedora. 
Tatiane relata que essa tendência está sendo bastante aceita na nossa região. “No inverno as pessoas utilizam através da serpentina, colocada na lareira ou fogão à lenha; e no verão através da energia solar”, enaltece Tatiane, enfatizando que cai para praticamente zero o consumo de luz elétrica no verão.
De acordo com dados do Departamento Nacional de Aquecimento Solar (Dasol), ligado à Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava), cada metro quadrado de coletor solar instalado em determinado imóvel e usado durante um ano equivale a 56 metros quadrados de áreas inundadas para usinas hidrelétricas, 215 quilos de lenha, 66 litros de diesel e 55 quilos de gás.

Solar de piscina
Com a tendência das piscinas na nossa região, a Danielli Aquecimentos também trabalha com o solar de piscina para o aquecimento da água. Feito de polipropileno, a água passa por dentro de canaletas impulsionada pela bomba da piscina e, assim, sendo aquecida pelo sol. Conforme Tatiane, deixando a placa ligada por dois dias, dependendo da incidência solar, a piscina fica em uma temperatura agradável para ser utilizada. 
Dentre as vantagens, o aquecimento viabiliza o uso da piscina em mais épocas do ano, não apenas para dias de calor, assim como para qualquer período, seja durante o dia ou à noite, aproveitando ainda mais o recurso investido. 
Outra questão é o investimento, já que é possível encontrar solar de piscinas com ótimo custo-benefício, que não demandam de um alto investimento, mantêm a água aquecida e gastam pouca energia.

Placa com serpentina metálica. - Divulgação Placa de tubo a vácuo. - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário