Expressões

“Astro 2022: Ele está de volta!”

Sob este slogan, alunos da Escola São Rafael retomaram as gravações dos curtas que serão exibidos nas três noites do Festival de Cinema Estudantil

Após um hiato de dois anos por conta da pandemia de Covid-19, os alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio da Escola São Rafael voltaram à cena. É que, desde o dia 3 deste mês, eles estão envolvidos nas gravações do Astro – Festival de Cinema Estudantil, que foram retomadas com a participação de 14 curtas-metragens, com foco em enredos nos gêneros de suspense, terror e drama. 
Como de costume, as filmagens seguem um cronograma de datas – escolhido por sorteio – que se estende até o dia 7 de agosto e contempla duas produções em cada final de semana. Durante as gravações, os estudantes são acompanhados por dois professores e, no mínimo, um casal de pais. 
“Estamos muito empolgados e confiantes com o evento, apesar dos desafios que nos foram impostos, como a questão financeira e o fato de ser o primeiro curta-metragem de todos os alunos que estão inscritos”, revela a supervisora pedagógica da Escola Estadual de Ensino Médio São Rafael e coordenadora do projeto Astro, Graziela Mazzarotto.
De acordo com ela, além dos recursos financeiros que os estudantes precisaram captar para custear suas produções, os dois anos sem filmagens foram cruciais para a aprendizagem, prova disso foi que, em um primeiro momento, as narrativas apresentaram muitas falhas em relação às composições textuais. “Após uma oficina sobre roteiro literário, os alunos, que já estavam sendo orientados pelos seus professores da área de linguagens, passaram a refinar seus textos e, na data agendada, enviaram para a coordenação do evento, que encaminhou os arquivos para profissionais da área do cinema e professores da área do audiovisual da Universidade de Caxias do Sul (UCS), que realizaram a escolha”, explica a coordenadora sobre a triagem dos enredos. 
Após essa etapa, os docentes da Escola São Rafael reuniram-se com as equipes selecionadas para orientá-las sobre a continuidade dos trabalhos e, a partir disso, elas puderam escrever o roteiro técnico, além de providenciar as autorizações de filmagens: “Desde direito de imagem até de locação de espaços. O projeto envolve pessoas de fora da escola e precisamos registrar o aceite de sua participação nos filmes, por questões legais”, frisa Grazi.
No entanto, para a elaboração do roteiro técnico, a supervisora pedagógica esclarece que os estudantes contaram com a assessoria de um professor capacitado para finalizá-los, além de terem tido oficinas de áudio, som e cinegrafia. Esforço que culminará com a exibição dos 14 curtas-metragens nos dias 28, 29 e 30 de setembro, no salão paroquial, em evento aberto à comunidade florense. 
As produções serão avaliadas em 25 categorias, que incluem a tradicional escolha do Filme Pop, pelo público: “Este ano temos uma novidade quanto a isso. Resolvemos aliar a tecnologia à escolha. Não será mais manual e somente em uma noite. Faremos a escolha virtual e nas três noites, com os filmes apresentados naquela noite”, adianta a coordenadora. 
E tem mais novidades por aí, antes mesmo da exibição: “Os curtas, após a edição, serão enviados ao corpo de jurados através de um aplicativo. Os examinadores terão o tempo de uma semana para assisti-los no conforto de suas casas, sem pressa, e fazer suas anotações. Na data de 10 de setembro, faremos a reunião de todos os jurados, a fim de selecionar e analisar as escolhas pessoais de cada um, chegando a um denominador comum”, conclui Grazi. 
A tão aguardada noite de premiação está programada para o dia 8 de outubro, sábado, no Clube Independente. 

Gravações do Astro 2022 seguem até o dia 7 de agosto.  - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário