Expressões

A cultura do Talian vista por novos olhares

Os romances ‘Segredo de Pedra’ e ‘A Maldição do Padre’, de Ivo Gasparin, serviram de inspiração para o mestrado de um estudante paranaense

Atualmente existe uma certa preocupação com a continuidade da Língua Talian, e esse motivo foi o que levou o estudante Mauri da Cruz de Morais, 23 anos, natural de Manoel Ribas, no Paraná, a abordar em sua dissertação de mestrado a Língua Talian – reconhecida como Língua de Referência Cultural Brasileira – na qual utilizou como referências duas obras do escritor florense Ivo Gasparin: ‘Segredo de Pedra’ e ‘A Maldição do Padre’. 
O estudante, agora mestre em Letras, defendeu sua dissertação no último dia 3, e contou, durante sua pesquisa, com a orientação dos professores Dra. Loremi Loregian Penkal e Dr. Edson Santos Silva, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). 
Mesmo não sendo descendente de italianos, Morais tomou gosto pelo assunto quando iniciou sua participação no grupo de pesquisa Centro de Estudos Vênetos no Paraná (CEVEP). “Com o decorrer das reuniões e participações de mesas redondas, percebi o quanto esta língua/cultura estava perdendo espaço, não só no meio acadêmico e, por isso, vi a necessidade das colônias em abrir-se para que pudéssemos entrar e conhecer sua cultura”, explica o estudante que passou a adotar o Talian como ‘língua de herança’. 
A pesquisa, que tinha como objetivo responder à pergunta “Será que esta língua está de fato fadada a morte ou esta é a penas uma proposição com base em uma determina linha de estudo?”, analisou os aspectos do contato linguístico do Talian no Português com ênfase na “Abordagem Sociolinguística para a Estrutura Narrativa dos Romances Segredo de Pedra e A Maldição do Padre, de Ivo Gasparin”. Segundo as análises feitas pelo mestrando, este é o idioma mais falado no Brasil depois do Português Brasileiro e a cultura Taliana é de suma importância para os estudos linguísticos e literários no país, concluindo que “a Língua Talian está trilhando o percurso de difusão e salvaguarda demonstrando-se a cada dia mais viva”, destaca Morais. 
O escritor Ivo Gasparin, que vem mantendo viva a cultura através de seus livros, músicas e conhecimentos, relata que se sente na obrigação de disseminá-la, fato que levou o estudante a escolher os seus romances, além da mescla que o autor faz entre realidade e ficção. “Resgata a memória histórica de Flores da Cunha a partir de situações vividas pelos personagens. Os leitores oriundos da colônia terão a impressão de que são próximos dos personagens, bem como dos fatos e do espaço”, conta Morais, lembrando ainda que a literatura tem um papel fundamental para as línguas, pois é por meio dos registros em livros que é possível estudar o idioma Talian, tão rico e que merece destaque.
Para Gasparin, o melhor prêmio que alguém pode almejar é o reconhecimento do seu trabalho. De acordo com o escritor, ver que a sua obra está sendo reconhecida por uma Universidade, com objetivo a que ele se propôs – documentar uma linguística peculiar – não poderia ser melhor. “Mas imaginar que os meus romances seriam objeto de defesa de mestrado, isso estava muito além das minhas expectativas. Por isso que a sensação de felicidade é imensurável”, diz entusiasmado.
A dissertação do mestrado de Mauri da Cruz de Morais será publicada em janeiro de 2022 pela Unicentro e estará disponível para consulta no banco de dados da universidade para que incentive mais pessoas a dar continuidade a essa Língua.

Mauri da Cruz de Morais. - Arquivo Pessoal
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário