Expressões

Bolos com sabor de solidariedade

A bordo de um motorhome, Marivane Mascarello e Ricardo Silva percorrem o Brasil adoçando vidas com o projeto social ‘Vem que Te Ensino’

O que podemos fazer para mudar o mundo a nossa volta? Essa pergunta foi feita pela pedagoga Marivane Mascarello, de 55 anos, e pelo consultor Ricardo Silva, de 56 anos. Durante a pandemia eles repensaram suas histórias, questionaram o que estavam fazendo em suas vidas e decidiram aliar o trabalho e a paixão por viajar para, juntos, criarem o projeto social ‘Vem que Te Ensino’. 
A proposta baseia-se em percorrer diversas cidades e estados do Brasil compartilhando com pessoas de baixa renda suas receitas de sucesso. E olha que são muitas: cerca de 20 opções diferentes de bolos no pote. Delícias que começaram a ser produzidas em 2019, quando confeccionaram doces para os vizinhos, em Caxias do Sul, e eles adoraram:  “Levamos alguns na prefeitura e foi um sucesso, a partir daí passamos a vender Bolo no Pote Pelotas em toda a Serra Gaúcha. Hoje, comercializamos uma média de 120 bolos diariamente, no valor de R$ 12 a R$ 15, o que nos permite uma vida razoável, podendo ajudar as pessoas com o curso de confeitaria e vendas que oferecemos gratuitamente”, contam Ricardo, que também é responsável por ministrar o curso de vendas, e Marivane, que ensina a arte da confeitaria.
Com o dinheiro da comercialização dos doces eles conseguiram montar um motorhome, carinhosamente chamado de Ubuntu Home – o nome é um provérbio africano e significa ‘Se tu e eu podemos ser felizes, por que não todos a nossa volta? – e viajar pelo Brasil ajudando as pessoas: “O projeto social ‘Vem que Te Ensino’ visa propiciar uma profissão a quem não tem. Unindo a família em torno de um trabalho, onde um confeccionará os bolos e o outro fará as vendas. Por isso, oferecemos duas vagas para cada família (mãe e filho(a), esposa e marido...), afinal não adianta produzir bolos se não tiver quem venda. Ressaltamos que a união da família é de grande importância para o sucesso do empreendimento”, evidenciam os proprietários, acrescentando que os cursos costumam ser oferecidos nas comunidades, igrejas, associações de bairros, locais onde as pessoas realmente queiram aprender e mudar de vida, independentemente da faixa etária. Ricardo e Marivane destacam que, em Flores da Cunha, se houver o mínimo de cinco famílias de baixa renda interessadas em realizar o curso, e um local, eles estarão transmitindo o que sabem gratuitamente. 
O projeto social teve início em 2022 e, de lá para cá, os empreendedores já percorreram sete estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Tocantins; além do Distrito Federal. Atualmente eles estão em Caxias do Sul, onde residem quando não estão a bordo do motorhome. “Quando somos abordados e questionados sobre a proposta, as pessoas perguntam de que forma podem nos ajudar. Em relação às pessoas que já realizaram os cursos, percebemos mais união da família e uma melhora na condição financeira. Sempre que ministramos os cursos, as pessoas ficam muito agradecidas pela oportunidade e esperança de mudar de vida”, emocionam-se os idealizadores.
Quem quiser adquirir as delícias da Bolos no Pote Pelotas pode entrar em contato com Marivane e Ricardo pelos telefones/WhatsApps (54) 9.9194.6537 ou (54) 9.9955.2566. Os que tiverem interesse em levar a magia do projeto social ‘Vem que Te Ensino’ para sua cidade podem combinar com os organizadores pelas páginas do Instagram @proj.socialvemqtensino ou @bolonopotepelotas, e também pelos contatos telefônicos.
Atualmente a marca trabalha com vendas itinerantes que chegam a Flores da Cunha todas as quartas-feiras; nos demais dias a comercialização se dá em Caxias do Sul, Farroupilha, Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. “O segredo da confeitaria é sempre aplicar o melhor de si para satisfazer o cliente. Primeiramente com asseio, carinho, atenção, perseverança, trabalho e responsabilidade. Além de bons ingredientes e criatividade sempre”, concluem, com um sorriso de quem acredita que faz sua parte para tornar o mundo melhor. 

Ricardo e Marivane produzem e vendem Bolos no Pote e mini pizzas. - Arquivo Pessoal/ Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário