Expressões

Estudantes florenses participam da Mostratec

Projeto de Bárbara Rusch da Rocha, Maria Eduarda Salvador Schiavenin e Olívia Porto Toscan aborda a Lenda do Sanguanel como forma de conhecer e preservar o passado

Com o objetivo de fortalecer ainda mais a identidade de Flores da Cunha e de seus moradores, bem como preservar e reascender as tradições e a cultura que movem nosso presente, as jovens Bárbara Rusch da Rocha, Maria Eduarda Salvador Schiavenin e Olívia Porto Toscan, todas de 17 anos, se envolveram em um projeto que foi muito além da sala de aula. 
Motivadas pelo coordenador da 9ª Mostra Científica e Tecnológica do CETEC, Gustavo Rubbo Siqueira; pela orientadora e professora de história, Andréa Weber Brun, e; pela coorientadora e também professora de história, Taísa Verdi, as estudantes do CETEC UCS - Escola de Ensino Médio e Técnico, desenvolveram um documentário intitulado ‘A Lenda do Sanguanel’.
“A ideia do projeto ‘Exploração e caracterização da Lenda do Sanguanel para reconhecimento da identidade do município de Flores da Cunha’ surgiu por termos mais afinidade com as ciências sociais e querermos trabalhar com alguma coisa local para podermos explorar melhor o município. O tema se mostrou de extrema importância, além de trazer um material completo para um tema escasso de informações”, lembra Bárbara sobre a opção do trio por um documentário.  
Para isso, as florenses priorizaram entrevistas com personalidades de Flores da Cunha, como as professoras de história Gissely Vailatti e Andreia Costa, que abordaram a chegada dos imigrantes italianos ao Brasil e as lendas trazidas por eles. Bem como o agricultor Venâncio Mascarello e os aposentados Graciema Molardi, Domingos e Irene Ghissoni, que dividiram seus relatos do Sanguanel com o público.  
O projeto das estudantes teve início em março, mas o trabalho seguiu por todo esse ano. “O processo de captação de som e imagem foi realizado pelo Arthur Deboni, da produtora Art. Deboni, também de Flores da Cunha. Nós fizemos o roteiro de gravação e contatamos os entrevistados. No mês de junho realizamos as gravações. O documentário ficou pronto em agosto, mas a análise dos formulários entregues foi finalizada em setembro”, detalha Bárbara sobre a atividade desenvolvida com as colegas Maria Eduarda e Olívia. 
Após a entrega do trabalho veio a surpresa: ele foi selecionado, junto com outros dois projetos, dentre os 188 inscritos, para participar da Mostratec – maior mostra científica da América Latina, que ocorreu entre os dias 26 e 28 de outubro, de forma online devido à pandemia da Covid-19. “Quando soubemos que iríamos participar da Mostratec ficamos muito felizes e agradecidas por todo o processo e pelo reconhecimento de sua importância que conseguimos conquistar. A avaliação online foi muito importante para reconhecermos erros e acertos, pois os avaliadores são muito bem instruídos e possuem formação qualificada na área que abordamos”, empolga-se Bárbara. 
Com 16 minutos de duração, o documentário inicia com imagens antigas da cidade e das primeiras famílias que aqui chegaram, abordando as dificuldades de sobrevivência, a religiosidade e o trabalho.  
Na sequência, a narrativa destaca o Sanguanel como lenda trazida pelos imigrantes, um personagem que se assemelhava a uma criança e todo vestido de vermelho. No audiovisual ele aparece fortemente atrelado à crise econômica enfrentada pela Itália naquele momento, uma vez que com ele eram encontrados o mel e o leite, sinônimos de fartura. Ao mesmo tempo o aspecto da fé, outro elemento forte da cultura italiana, está presente no momento em que os entrevistados narram histórias nas quais teriam visto o personagem e afirmam ter rezado. Evidências que comprovam a ligação da lenda com os imigrantes.  
 “Nossa expectativa sempre foi alcançar o maior número de pessoas possível, mas, com certeza, todo o reconhecimento que estamos conquistando, aos poucos, nos emociona, de todas as formas. Ficamos muito felizes com o resultado obtido e pretendemos propagar cada vez mais o documentário entre a população de Flores da Cunha”, finalizam Bárbara, Maria Eduarda e Olívia.
O documentário completo pode ser acessado pelo YouTube, por meio do link https://www.youtube.com/watch?v=uTvQ7_gR-a0.

Mostratec Júnior

Os projetos ‘As borboletas’, ‘De onde vem o arco-íris?’ e ‘As Aranhas’, das escolas Irmã Tarcísia e Santa Teresinha, foram premiados na categoria Educação Infantil da Mostratec Júnior.
Já o trabalho ‘Como vivem as baleias’, da Escola Cívico-militar Tancredo de Almeida Neves, recebeu o 4º lugar na Categoria 1.
Dos cinco projetos de escolas da rede municipal inscritos na Mostra, quatro foram premiados. Os trabalhos foram selecionados pela Mostra Científico-Cultural de Flores da Cunha 2021, um projeto realizado pela Secretaria de Educação, Cultura e Desporto.

 - Arquivo pessoal/ divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário