Expressões

Feira do Livro de Caxias do Sul terá terceira edição do projeto “Biblioteca Humana”

Atividade ocorre neste domingo, dia 1º de outubro, às 15h, no lounge da feira

Entre as atrações da 39ª Feira do Livro de Caxias do Sul, está programada ser realizada a terceira edição do projeto “Biblioteca Humana”. Atividade ocorre neste domingo, dia 1º de outubro, às 15h, no lounge da feira, e traz os temas da inclusão e do etarismo, tendo como personagens convidados Cleo Araújo e Marte Fros Guerreiro. 
O Biblioteca Humana estreou na Feira do Livro de Caxias do Sul de 2021 inspirado na iniciativa de Biblioteca Humana criada em Copenhagen (Dinamarca – 2000), com o objetivo de promover o contato com a diversidade humana e a inclusão. 
“Não julgue um livro pela capa!” é a forma como o projeto se apresenta, com a proposta de remover preconceitos e incentivar o diálogo. 
No projeto caxiense são convidados personagens da cidade para “abrirem capítulos do livro de suas vidas” e compartilharem com o público durante a Feira do Livro. 
Os relatos serão transformados em textos livres através do talento de escritores locais especialmente convidados: Paulo Damin, Marilia Frosi Galvão, Bernadethe Zardo, José Otavio Carlomagno, Juliano de Ros, Erni Sabedot e Alessandra Rech. Os textos serão divulgados no site da Feira do Livro de Caxias do Sul e na página do FB: BIBLIOTECA HUMANA - CAXIAS DO SUL.  
A iniciativa é do produtor cultural Claudio Troian (Amigo do Livro de Caxias do Sul -2021) e da produtora cultural Vera Mari Damian (jornalista e escritora), com apoio do Programa Permanente de Estímulo à Leitura da Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul. 

Participantes 

Mediação: Vera Damian e Claudio Troian

Tema: Por mais cores no mundo – Cleo Araújo
Cleo Araújo é advogada, vereadora, ativista LGBTQIA+, presidenta do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos Humanos (CMDDH) de Caxias do Sul e da Rede Nacional de Mulheres Travestis e Transexuais e Homens Trans Vivendo e Convivendo com HIV/Aids. É descendente do povo indígena Terena, do Mato Grosso do Sul.

Tema: Juventude Acumulada - Marte Fros Guerrero
Marte Fros Guerrero é natural da cidade de Rivera, Uruguay. Publicitário e artista plástico, mudou-se para Caxias do Sul, em 1970, onde estudou com os pintores maestros Selestino de Oliveira e Vasco Machado e participou de várias exposições coletivas e uma individual. Recebeu o título de Cidadão Caxiense em 2014.

Biblioteca Humana em 2022. - Vera Damian/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário