Expressões

Gastronomia local é evidenciada em obra idealizada pelo Segh

UCS Escola de Gastronomia e Dona Adélia Hotel e Restaurante foram contemplados na publicação que conta com versão digital gratuita

Uma publicação que busca resgatar histórias traduzidas por meio de aromas e sabores únicos que perpetuem as vivências pessoais e marcos da Serra Gaúcha. Este é o intuito do livro “Retratos da Uva e Vinho: Memórias da Gastronomia e da Hotelaria”, idealizado pelo Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh) Região Uva e Vinho, presidido por Vicente Perini Filho, com produção cultural e executiva de Cristina Nora Calcagnotto, coordenação de pesquisa da turismóloga Paula Nora e, coordenação geral de Marcia Ferronato.
Com 200 páginas, divididas em 33 capítulos, a obra contempla um apanhado do setor nos últimos 73 anos, por meio de registros obtidos em pesquisas documentais, bibliográficas, de campo e em fotografias. Durante dois anos, mais de 100 pessoas foram entrevistadas, cerca de dois mil quilômetros foram percorridos pela região e mais 1,5 mil fotos foram clicadas para retratar fatos, paisagens, sabores e saberes dos 20 municípios participantes do projeto. A UCS Escola de Gastronomia, localizada no parque da Vindima Eloy Kunz, em Flores da Cunha, e o Dona Adélia Hotel e Restaurante, no distrito de Otávio Rocha, são dois dos locais evidenciados na publicação. 
“O livro faz jus ao importante trabalho do Sindicato dentro da área da gastronomia e hotelaria, obviamente que nós sentimos muito orgulho em fazer parte dessa lembrança. Não podemos deixar de mencionar o quanto é importante poder fazer parte de uma família tão grande dentro desse segmento aqui na Serra Gaúcha, que é berço de um turismo novo, mas ao mesmo tempo, muito tradicional no mundo inteiro, que é o da uva e do vinho. Deixo os meus cumprimentos à Marcia Ferronato pelo carinho que ela sempre demonstrou pela nossa universidade e pela Escola de Gastronomia e ao presidente do Segh, Vicente Perini Filho, que é nosso grande amigo e eu estimo muito pelo trabalho que faz”, parabeniza o diretor da UCS Escola de Gastronomia, Mauro Cingolani. 
Atualmente, a região da Uva e Vinho conta com cerca de 4 mil empreendimentos ligados à gastronomia e hotelaria, movimentando de forma direta mais de 15 mil empregos. Diante disso, fica fácil entender porque mais edições como essa já estão sendo planejadas. 

“Esta obra reconhece, valoriza e perpetua a vida dos pioneiros nessa trajetória, que ofereceram a sua casa e a sua mesa para receber o outro. Sentimos orgulho em dar continuidade ao legado deixado pela Dona Adélia, gratidão em fazer parte dessa história. Parabéns ao Segh por resgatar todas essas memórias”, destacou o proprietário do Dona Adélia Hotel e Restaurante, Valdomiro Muterle, de 70 anos.
“Retratos da Uva e Vinho: Memórias da Gastronomia e da Hotelaria” é financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo e conta com patrocínio de 11 empresas locais. O livro físico foi lançado no dia 11, de forma online. Além dos três mil exemplares, distribuídos para prefeituras, entidades, instituições de ensino, bibliotecas e empreendimentos de todo o país, a publicação pode ser acessada, de forma gratuita, pelo site seghuvaevinho.com.br/memoria.  
Para compartilhar sobre o processo de desenvolvimento da obra, o projeto também realizará eventos online com mesas-redondas e exposição fotográfica. Os encontros ocorrem no dia 30 novembro, em Bento Gonçalves, e no dia 1º de dezembro, em Caxias do Sul, sempre às 18h, e serão transmitidos pelo canal do Segh Uva e Vinho no YouTube e Facebook. Com duração média de 1h30min, os bate-papos terão mediação e participação de integrantes do projeto, além de representantes do Segh e das Secretarias Municipais da Cultura e de Turismo das cidades. Já a exposição artística, tem curadoria dos próprios fotógrafos: Rafael Sartor e Tatieli Sperry, que selecionaram 20 fotografias – dentre as mais de 1,5 mil registradas – para compor a mostra. Mais informações pelo fone (54) 3221 2666 ou nas redes sociais do Segh Região Uva e Vinho (@seghuvaevinho).

Com lançamento previsto para 2020, o livro precisou ser adiado por conta da pandemia. - Arte Paula Kazue Suzuki /Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário