Expressões

Instituto de Leitura Quindim recebe seminário “Diálogos & Percursos”

O evento internacional, em parceria com a Itália, discutirá abordagens participativas na educação

O Instituto de Leitura Quindim inicia as atividades de 2022 sediando o seminário “Diálogos & Percursos”, organizado pelo Na Ponta do Lápis - Espaço da Criança (Brasil), em parceria com a Casa Bonini (Itália) e com apoio do Instituto. A ideia do encontro é dialogar e refletir sobre a educação no Brasil, na Itália e em outros países, por meio das narrativas e dos percursos dos profissionais que atuam nos espaços educativos. O seminário acontecerá nos dias 14 e 15 de janeiro, de maneira híbrida, ou seja, contará com palestras virtuais e presenciais, na sede do Quindim, em Caxias do Sul.  Interessados já podem fazer as inscrições, no site https://www.sympla.com.br/dialogos--percursos__1434584.  

Confira abaixo, a programação completa do seminário “Diálogos & Percursos”: 

14 de janeiro (sexta-feira) 

18h – Recepção: Musical do Grupo Era Uma Vez….dó, ré, mi. 

18h30 – Abertura: Apresentação da proposta da “Diálogos & Percursos” com Lúcia Helena Sgorla 

18h40 - Mesa Redonda: Relatos de experiências brasileiras que se aproximam com as pedagogias participativas italianas, com Aline Luz, Itelvina Prateado e Daniela Silveira.  

19h - Narrativas das crianças: Gianni Rodari e as narrativas das crianças - O jogo como instrumento para encantar novos leitores, com Aline Luz - Sócia proprietária do Na Ponta do Lápis (Brasil). 

19h30 - Ateliê Araçari: Apresentação da proposta do Ateliê Araçari, com Itelvina Prateado, supervisora do projeto do Instituto de Leitura Quindim. 

20h - Intervalo 

20h30 - Arteterapia e Infância: Experiências sobre o Ateliê das Emoções, com Daniela Silveira (psicóloga do Na Ponta do Lápis - Brasil). 

21h - Vivências com Aline Luz 

22h - Encerramento 

 

15 de janeiro (sábado) 

08h30 - Recepção 

09h – Proposta: Apresentação da proposta da “Diálogos & Percursos” - Relato do percurso profissional da Casa Bonini, com Thais Bonini (12h30 na Itália). 

10h - Infância e suas potencialidades: 

Infância e suas potencialidades no contexto da cultura e educação italiana, com Lúcia Sgorla; 

Experiência de voluntariado com a Associazione Nuovamente; 

Experiência na pedagogia da Scuola Senza Zaino. 

11h30 - Intervalo 

12h50 - Aimone Pignattelli: Percursos na educação não-formal a proposta de contraturnos na Itália, com Aimone Pignattelli, coordenador da Associazione Nuovamente (17h na Itália). 
14h30 - Experiência da Educação in Natura: Asilo Nel Bosco na cidade de Arezzo, com Barbara Taverni, sócia-proprietária da II Chiodo Fisso e La Cinciarella Attivitá didattiche in natura per bambini da 3 a 6 anni (18h30 na Itália). 

15h30 - Intervalo 

16 - Projeto Educativo: Um projeto educativo de conexão Brasil e Portugal com Fernanda Pondé e Izabel Alves, sócias fundadoras da T.E.I.A - Projeto educativo de conexão infância e natureza (19h em Portugal). 

17h - Ensino Fundamental nas Escolas Públicas: Perspectiva de uma educadora italiana, com Barbara Bertani, professora na escola elementar italiana, ativista do sindicato COBAS e ativista feminina do Non Una di Meno. 

19h - Encerramento 

 - Thais Strapazzon/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário