Expressões

Talian: das raízes para a posteridade

Documentário ‘Nostre Radise, Nostra Stòria’ tem o objetivo de preservar a origem e a identidade cultural de Flores da Cunha

Flores do Campanário/ Majestoso, imponente/ De pedras e Pedros/ De cimento e suor/ Dos olhos que enxergam/ A cidade que dorme/ O sono profundo/ Dos olhos que veem/ A alegria que desperta/ O povo, o trabalho, o pão nosso/ O pão da terra/ Fértil, forte e sereno/ Minha pequena e bela Flores da Cunha. [...]
Os versos do poema ‘Flores da Cunha, Minha Flores da Cunha’, de Lorete Maria Calza Paludo, nos permitem imaginar detalhes da história, turismo, cultura, gastronomia, economia e religiosidade de nosso município. E para dar vida a esses tantos elementos foi lançado, na última sexta-feira, dia 16, no Casarão dos Veronese, no distrito de Otávio Rocha, o documentário ‘Nostre Radise, Nostra Stòria’, idealizado pela Associação de Amigos do Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi. 
De acordo com a linha de frente do projeto e presidente da Associação, Lorete Paludo, o audiovisual tem como principal objetivo preservar a história da língua Talian e proporcionar meios para que gerações futuras conheçam suas origens e possam preservar sua identidade cultural. “O documentário aborda, de uma maneira simples, a nossa cultura, nossa língua, expressões artísticas, a religiosidade, o trabalho, a gastronomia, o modo de ser, o conhecimento, a união e as características que juntas construíram um município próspero”, informa Lorete, explicando que o formato foi escolhido por se tratar de um recurso atrativo, uma vez que utiliza a imagem, e por ser um instrumento didático e de fácil acesso.
A presidente lembra que a iniciativa de fazer o documentário veio de uma inquietação particular, em meio à pandemia, que após foi compartilhada com a Associação Amigos do Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi: “Surgiu por meio da percepção da necessidade de preservação de nossa cultura e de nossa língua. É o medo e muitas vezes a sensação de que estamos perdendo o rumo e nossas memórias”, revela.
As gravações iniciaram no fim de 2021 e finalizaram em maio deste ano. Durante esse período as imagens foram captadas em diversos pontos do interior: São Caetano, São João, Santa Bárbara, Capela Fulina, São Martinho, Alfredo Chaves e Otávio Rocha. Em locais como: Paradouro do Suco, Campo Santo dos Imigrantes, Capitel Nsa. Sra do Pedancino, Casarão dos Veronese, Caldart Graspa Artersanal e Museu Caldart, além de propriedades locais. A área central de Flores da Cunha também serviu de cenário para as gravações: Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes, Campanário, Praça da Bandeira, Parque da Vindima Eloy Kunz, Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi, escolas Benjamin Constant e São José, Confecções Nirvana e Vinícola Luiz Argenta. 
Cerca de 30 pessoas se envolveram no desenvolvimento do projeto. Já as filmagens, edições e toda a parte técnica ficou sob os cuidados de Guilherme Dias, da empresa Kosmo Audiovisual, e foi acompanhada de perto pela presidente da Associação. Lorete também auxiliou, ao lado do florense Alex Eberle, na criação das legendas para o audiovisual que, por resgatar as raízes de nosso povo foi, em sua maioria, falado em Talian.  
O documentário ‘Nostre Radise, Nostra Stòria’ possui duração total de 1h4min, sendo subdividido em 10 episódios com temas específicos – que podem ser assistidos na íntegra ou separadamente  – e já está disponível no link:  https://www.youtube.com/watch?v=dnrqT5P6hAQ&t=5s. 
Após o lançamento na última semana, Lorete destaca que a ideia é exibi-lo para o maior número de pessoas possível, tudo com o propósito de disseminar essa cultura tão rica: “É muito importante que esse documentário seja trabalhado nas escolas, oficinas de Talian e até em restaurantes para grupo de turistas. É um material que todos terão acesso, então também temos que contar com o interesse de cada um”, reflete, na esperança de que esta iniciativa contribua na preservação do patrimônio imaterial de Flores da Cunha. 
[...] Flores,/ Tu és bela, Flores da Cunha!/ Pedacinho de meu Rio Grande/ Do meu sul amado/ Orgulho da Serra/ Da gente simples/ Que tem tradição/ Das crianças alegres/ Da boa educação/ Dos sinos chamando/ É hora da oração.

Documentário ‘Nostre Radise, Nostra Stòria’ é, quase que em sua totalidade, falado em Talian.  - Nostre Radise, Nostra Stòria/Reprodução
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário