Expressões

Um hobby que se tornou paixão

Há quase um ano, Luma Rodrigues Mentz vem se dedicando ao universo da resina

Recentemente a habilidade de manusear resina começou a ganhar destaque no Brasil e, em Flores da Cunha, não é diferente. A atividade pode ser exercida como hobby e, ao mesmo tempo, agregar uma renda extra no mês, como é o caso de Luma Rodrigues Mentz, de 20 anos, que iniciou seu trabalho com o artesanato há nove meses.
Apesar da recente experiência com a técnica, a jovem já produziu mais de 90 peças, entre chaveiros, canetas, espelhos, mini pingentes, marca páginas, lembrancinhas e eternização – uma espécie de lembrança de nascimento a qual possui os dados e também pode conter uma foto, um teste ou o umbigo do bebê. 
O que havia começado como um hobby acabou ganhando o coração de Luma e se tornando parte de seu dia a dia.
E foi pelas redes sociais que a florense descobriu o artesanato feito em resina e, desde então, vem se encantando pelo universo de cores e brilhos, o qual passou a aprender por meio de vídeos disponibilizados na internet. “No começo eu só fazia as iniciais dos nomes, foi então que passaram a me pedir caneta, coração e eternização”, conta Luma, lembrando que a primeira compra foi composta por pouquíssimos itens, bem diferente do cenário atual. “Agora tenho duas gavetas e mais uma caixa, porque tem muita gente me pedindo, me pedem todos os dias”, revela, detalhando os cuidados na hora de dar vida às peças. Ela reforma que é fundamental que os itens estejam bem secos, do contrário, eles acabam entortando, por isso os dias de chuvas atrapalham a produção. Também é importante ter alguns cuidados como ficar atento a medida dos produtos para não estragá-los, queimar a resina para ela não causar bolhas, e, em alguns casos, é importante colocar os  artigos na cabine de secagem para evitar danificar o produto.
O material utilizado por Luma permite que sejam criados uma infinidade de artigos, alguns levam menos tempo, outros são mais trabalhosos: “A peça mais difícil de produzir é o espelho. Ele é muito pequeno, tem que ter muito cuidado, precisa ser muito delicado. Colocar detalhes como brilhos e dados, também é complicado, tem que pôr um a um”, explica a artesã, ao mesmo tempo em que revela que o que mais gosta de produzir são as eternizações, por serem diferentes, únicas e especiais para quem recebe.
Além de serem as favoritas de Luma, estas peças também são as mais pedidas e as que exigem mais responsabilidade: “É uma pressão, porque a pessoa só tem um teste, um umbigo do nenê, não posso fazer errado, tenho que sentar e fazer certo, tem que dar certo. Não posso chegar e dizer deu errado. Depois que está na resina eu não consigo mais tirar de lá, eles confiam em mim, eu tenho que entregar um trabalho bom, tem que ser o melhor”, explica a jovem, que acrescenta que no artesanato com resina pode ser usado qualquer material, isso pelo fato de o produto ‘parar as coisas no tempo', por meio da conservação de flores, fotos, terços e outros elementos eternizados pela artista. 
Prova do excelente trabalho que Luma vem desempenhando nesse quase um ano de atividades é a grande demanda de pedidos que recebe por meio de suas redes sociais, muitos vindos de diversas partes do país, uma vez que realiza entregas para o Brasil inteiro. 
De acordo com a jovem, as peças feitas de resina demoram uma média de sete a 10 dias para ficarem prontas e têm um valor mais alto pelo fato de a matéria prima também ser mais cara. As produções da artesã vão desde R$ 19,90 até R$ 69,90, das mais simples até as mais elaboradas. 
O trabalho de Luma pode ser conferido por meio do Instagram Art Magic (@ art_resinasmagic), cujo nome faz referência à magia que ocorre na produção das peças.

Luma Mentz trabalha com resina há nove meses e revela que a atividade funciona como uma terapia e auxilia a lidar com a ansiedade. - Valdinéia Tosetto
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário