Expressões

União entre Argentina e Brasil deu vida ao livro “Construção Global do Futuro - Prospectiva”

Obra possui coautoria de 30 brasileiros, entre eles, o florense Jásser Panizzon

Depois do livro “Construção Global do Futuro - Prospectiva” ter sido lançado na Argentina, em agosto de 2020, chegou a vez da novidade ser apresentada ao Brasil. O lançamento ocorreu na Universidade de Caxias do Sul (UCS), na quinta-feira, dia 24. Dentre os 37 coautores, estão 7 argentinos e 30 brasileiros, entre os quais o florense que atua como presidente da CDL, Jásser Panizzon.  
A obra conta com a parceria firmada entre os professores Miguel Armando Garrido, da Universidade Tecnológica Nacional, da cidade de Resistência, na Argentina, e do diretor da área de humanidade da Universidade de Caxias do Sul, Everaldo Cescon. 
“O livro é um conjunto de expressões, um conjunto de palavras que costuram o tema principal que é construção de futuro através da metodologia prospectiva e da fé, que é uma das coisas inerentes ao ser humano e que se a gente compreender o sentido desta palavra, que não é somente a religiosa como nós a conhecemos, conseguimos enxergar de uma forma muito mais abrangente as relações, o comportamento e o desenvolvimento da vida em social, que é um dos objetivos dessa obra”, declara Panizzon, falando sobre o tema descrito por ele.
O projeto, que foi elaborado através dos alunos de especialização em Inteligência Espiritual, utiliza a metodologia das Nações Unidas (Unesco). “Trabalhamos um projeto latino-americano que não seja só uma construção política, como o Mercosul, ou comercial, unindo os interesses de empresas, tanto argentinas como brasileiras. Buscamos trabalhar com um projeto comum, de cunho acadêmico”, explica Garrido, que também dirige o Centro de Investigação para a Paz e já publicou outras obras sobre o fenômeno de não-violência e a construção do futuro sob a perspectiva da paz. “A publicação é uma construção conjunta e isso é uma mensagem muito positiva, na qual conseguimos identificar coisas que as vezes passam despercebidas, mas que são extremamente fundamentais para construirmos um futuro melhor”, garante.
De acordo com o professor, o público alvo desta obra são os docentes e alunos que querem construir uma concepção democrática. “A democracia, para a Unesco, é o respeito pela diferença. Isso é essencial”, finaliza.
A obra é um convênio da editora da Universidade de Caxias do Sul (EDUCS), com uma editora da Argentina e está disponível na biblioteca da universidade caxiense.

Jásser Panizzon ao lado de Miguel Garrido.  - Gabriela Fiorio
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário