Geral

“Ala SUS com um plus”

A fala da presidente do Hospital Fátima, Olga Baggio Sandri, marca as melhorias da instituição de saúde e o fim de sua presidência

Único em Flores da Cunha e referência para Nova Pádua, o Hospital Nossa Senhora de Fátima apresentou à comunidade as melhorias da Ala SUS. 
Com o auxílio da população e também com verbas do deputado federal Jerônimo Goergen, Parque dos Pinheiros, Cresol e Adilo Gelain e família, os 11 quartos destinados ao Sistema Único de Saúde (internação de pacientes clínicos, saúde mental e pediatria), passam, a partir de agora, a serem iguais aos dos convênios e particulares, mostrando a atenção da instituição. “É um sentimento muito profundo que tenho de valorização do SUS. E quando aceitamos a presidência, era um sonho darmos para a ala SUS um plus. Tínhamos essa meta no planejamento estratégico, mas precisávamos esperar o momento certo para fazer isso. Nós procuramos apoiadores e começamos a pensar em reformar a ala, que era um desejo muito grande”, declara a presidente Olga Baggio Sandri. 
Conforme Olga, desde a criação do SUS, em 19 de setembro de 1990, o tripé, equidade, igualdade e gratuidade é desempenhado pela instituição, “mas pelo compromisso que nós temos com a comunidade e dentro da nossa missão de termos a expansão com humanização, era o momento de darmos um plus ao nosso SUS. Estou muito feliz com essa conquista, ao apagar das luzes da nossa gestão que, juntamente com toda a equipe, apoiadores e diretoria, chegamos a esse momento”, enfatiza Olga com lágrimas nos olhos e sentimento de dever cumprido. No sábado, dia 26, ocorreu a assembleia do Hospital Nossa Senhora de Fátima, na qual foi escolhida a nova diretoria para a gestão 2022-2025.

A reforma
“A principal mudança que vão sentir, porque eu sempre sentia, é que tu entra pela recepção, tu vai subindo, e quando entra na ala SUS o piso era diferente, as portas eram diferentes e nós não queríamos isso. Nós queríamos que as coisas se tornassem iguais. Quando o cliente precisar baixar ele vai notar as paredes pintadas, o piso igual de todo o Hospital, a cama elétrica, banheiro reformado, rebaixe de gesso, e nós tivemos uma ajuda da Fante Bebidas, há 3 anos, que nos agraciou com ar condicionado para todos os quartos”, informa Olga, que declara que esse é o momento do SUS e que a comunidade merece.  
As reformas e a troca de iluminação foram apresentadas nos corredores da instituição e em dois quartos que servirão de modelo para os demais, na sequência, seguindo o mesmo padrão dos convênios e particulares.
O projeto da reforma da Ala foi desenvolvido pela arquiteta Giulia De Cesaro de forma voluntária. 
Ao findar seu período à frente da insituição, a presidente declara estar com a missão cumprida, após duas gestões, onde em 2016-2019 deu prioridade ao treinamento da equipe e, em 2019-2022, ao SUS, sem deixar de lado qualquer outro investimento e necessidade dos momentos. “Eu sinto que o Hospital é um eterno canteiro de reformas e construções. Sempre fica para fazer. Mas, dentro do nosso planejamento, dentro da nossa gestão, sim, a missão foi cumprida”.
O ato de inauguração foi realizado no dia 17 e contou com a presença de autoridades como a Delegada Regional da 5ª Coordenadoria de Saúde, Claudia Daniel; a secretária de Saúde de Flores da Cunha, Jane Paula Baggio; o secretário de Sáude de Nova Pádua, Odir Boniatti; a vereadora Silvana De Carli que representou, no ato, o deputado federal Jeronimo Goergen; o vereador Vitório Dalcero, presidente da Comissão de Saúde do município florense; além dos presidentes do Conselho Municipal da Saúde, Alcides Fontana, e do STR de Flores da Cunha e Nova Pádua, Olir Schiavenin.

 - Karine Bergozza  - Karine Bergozza  - Karine Bergozza
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário