Geral

“Caravaggio: uma história de fé” volta à cena neste fim de semana

O espetáculo que inclui teatro, música e dança será apresentado nos dias 25 e 26 de novembro em frente ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha

O público da Serra Gaúcha poderá assistir gratuitamente à segunda edição do espetáculo teatral Caravaggio: uma história de fé. A apresentação ocorre neste fim de semana, dias 25 e 26, em frente ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha. O projeto é aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e reunirá grupos de teatro, dança e música de toda região.

Produzido pela Marca Produções Culturais, o espetáculo conta de uma forma humana e diferente a história da primeira aparição de Nossa Senhora de Caravaggio, a jovem Joaneta, na Itália, em 1432. Ele mistura momentos de emoção, cantoria e celebração com a presença de mais de 30 atores, bailarinos e músicos. Um dos diferenciais da abordagem da apresentação é o estilo “olho no olho”, com contato mais humanizado, bastante característico das encenações de rua. Além disso, o cenário do espetáculo não será dentro de um teatro ou espaço fechado, e sim na Esplanada do Santuário, onde a própria arquitetura externa do espaço se transforma em palco com o auxílio de uma série de elementos visuais, como cenário, figurinos e iluminação.

“O aparecimento de Nossa Senhora do Caravaggio, além do conteúdo religioso, é uma história enraizada na cultura de toda a Serra Gaúcha, e move anualmente milhares de pessoas até o Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio para agradecer, cantar e manter viva esta tradição que atravessa gerações”, comenta Cássio Azeredo, diretor e produtor do espetáculo.

Uma versão reduzida desta peça estreou no final de 2017, contando com diversas parcerias - entre elas o Projeto Fábrica de Sonhos, da Marca Produções Culturais, o CTG Ronda Charrua e a Escola Pública de Música de Farroupilha. Para essa segunda versão, além de contar com profissionais da cena, as parcerias se expandiram e incluirão estudantes da rede municipal e moradores da comunidade. O projeto conta com o apoio da Escola Antonio Minella, Rotary Club Farroupilha, Amora Produções e Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio Farroupilha. O Patrocínio Máster é do Instituto Elisabetha Randon e da Tramontina, contando ainda com o patrocínio das empresas Bigfer e Todeschini.

O evento conta com acessibilidade física nos dois dias de realização. Haverá tradução com e audiodescrição no dia 25 e intérprete de libras no dia 26.

 Sinopse:

Uma história de fé. Quase 600 anos atrás, vivia no pequeno povoado italiano de Caravaggio, Joaneta, uma mulher pobre e oprimida pela violência do marido Francesco. No dia 26 de maio de 1432, Joaneta, obrigada por Francesco, quase sem forças de tanto trabalhar, foi ao campo colher pasto para os animais. E no Prado do Mezzolengo, a moça teve uma sublime visão: era Nossa Senhora que aparecia a ela, trazendo uma mensagem de paz e tolerância para todos os homens.

Em Caravaggio: uma história de fé, um grupo de romeiros que faz a pé o caminho até a igreja relembra e celebra as origens de sua fé, uma história que apareceu na Itália e chegou a nós, trazida pelos imigrantes que aqui fizeram sua vida.

 - Divulgação  - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário