Geral

“Fizemos o nosso melhor”

A frase, dita pelo prefeito César Ulian, resume o primeiro ano de seu mandato à frente da administração municipal

Ao encerrar um ano à frente da administração municipal, o prefeito César Ulian faz um levantamento das ações conduzidas na sua gestão. Em 2021, em meio à pandemia, Ulian deu continuidade às obras deixadas pelo governo anterior e começou outras. Deu prioridade à vacinação e conseguiu, com um quadro enxuto de funcionários, iniciar projetos de inovação e empreendedorismo.
Confira a entrevista exclusiva realizada pelo O Florense, na qual Ulian prospecta 2022 sendo “o nosso ano”.

O Florense: No seu discurso de posse, em 1º de janeiro, você prometeu: “Não esperem nada menos do que o nosso melhor”. Você fez o melhor este ano?
César Ulian: Essa é uma questão que até esses dias estávamos fazendo um levantamento sobre as ações do ano e, quase que unânimes, todos nós, tanto eu, quanto o vice, os secretários, colocamos essa questão: ‘poderíamos ter feito algo diferente, a mais, do que fizemos?’, e chegamos no entendimento que fizemos o nosso melhor nesse ano, embora um ano muito difícil, mas sim, conseguimos fazer o nosso melhor. 

OF: Quais as principais realizações da administração pública durante este ano?
Ulian: Por ser o nosso primeiro ano, nós demos continuidade, e isso gostamos de dizer, que não é porque foram obras iniciadas ou planejadas pela antiga administração, nós executamos essas obras, mas também já conseguimos iniciar obras totalmente nossas. Entre elas destacamos a questão da valorização e de um olhar especial para a educação. Então, trabalhando junto com o secretário, nós destinamos um recurso de R$ 2 milhões para que pudéssemos equipar as escolas e fornecer aos nossos professores as condições igualitárias de ensino para todos os alunos e para todas as escolas. Também já trabalhamos no projeto da criação de um Núcleo de Extensão Escolar. Acreditamos que, no próximo ano, a gente já consiga executar toda a obra para, em 2023, já estarmos atendendo no contraturno, inserindo uma série de possibilidades para os nossos jovens, para as nossas crianças, na parte de inovação, de tecnologia, e também pelo local que pensamos esse núcleo, a parte esportiva, para dar vida comunitária tanto ao Cemel quanto ao Poliesportivo. 

OF: Qual o maior aprendizado desse primeiro ano de gestão? 
Ulian: Um dos nossos lemas de campanha era valorizar as pessoas. E tenho certeza que uma das nossas maiores realizações foi podermos ter este olhar humano em cima de todos os processos e em todas as nossas ações. Enxergar o que existe ali na frente, por trás de uma obra, de uma pavimentação, de uma melhoria em uma escola, de um parquinho, de enxergar todo o contexto por trás, e isso, não tenho dúvidas, é muito gratificante e dá um sentindo todo diferenciado para nós, enquanto entes políticos. 

OF: Prefeito, teve alguma dificuldade ou alguma situação que você não esperava passar neste primeiro ano de gestão?
Ulian: Esse ano foi um ano muito difícil. A principal causa foi a pandemia, então eu jamais me imaginaria atendendo uma ligação, por exemplo, na madrugada, solicitando uma vaga de UTI. Esse foi um dos pontos mais difíceis para mim enquanto prefeito, em conseguir lidar com essa situação e se sentir muito refém desse momento. Os familiares, por desespero, vir até nós, e nós com os braços amarrados, muitas vezes, sem poder agir. Também tivemos um impacto do quão ainda burocrático é o sistema político. Então, muitas das nossas ações, inclusive, elas acabaram acontecendo nesse sentido, de desburocratizar e facilitar os trâmites internos do nosso município. 

OF: Podemos dizer que se não tivesse a pandemia, o seu governo seria diferente?
Ulian: Nós tivemos, sim, uma série de limitações, entre elas a falta de pessoal. O servidor público está aqui para servir a nossa população, então um dos reflexos da pandemia é o engessamento das despesas com pessoal, onde nós tivemos uma série de situações, de aposentadorias, de pessoas que deixaram os seus cargos, o ano passado teve uma extinção de 30 cargos, onde assumimos com 30 pessoas a menos. Então essa deficiência no número de pessoas, não nos possibilitando fazer concurso, nomear, não tendo banca, ficamos muito reféns disso. Nós teríamos, sim, apresentado muitos mais serviços se nós tivéssemos mais pessoas trabalhando conosco. Com certeza seria um diferencial, que poderia ter sido melhor diante de tudo que a gente conseguiu fazer, mesmo com essa limitação. 

OF: Como você vê a saúde de Flores da Cunha e qual o balanço do ano nessa área?
Ulian: A nossa maior preocupação era manter as pessoas vivas. Parece muito distante, mas de fato era isso, e a questão, principalmente, da vacinação. Nós voltamos muito o nosso olhar para estarmos, o mais rápido possível, vacinando as pessoas, otimizando, tanto que estava eu, o vice, secretários, todos ali para ajudar, porque os profissionais da saúde já estão bastante esgotados, então não medimos esforços para que avançasse muito. E a gente tem também alguns números da saúde: 47.470 consultas, 73.656 exames laboratoriais, 11.900 atendimentos de fisioterapia, entre outros, muito significativos, então mesmo com toda essa situação de pandemia, não deixamos de atender e de cumprir com as nossas obrigações e, muito além disso, otimizando cada vez mais os serviços. 

OF: Estruturar a Sala do Empreendedor estava no seu plano de governo. Ela foi inaugurada na última semana. Como isso vai contribuir para o município?
Ulian: Eu sempre digo que Flores da Cunha tem na veia o empreendedorismo. Então nós temos um local específico para possamos estar recebendo tanto os novos como os que já empreendem para sanar dúvidas e dificuldades do dia a dia. Com certeza a Sala do Empreendedor vem muito nesse sentido, de orientar e também de valorizar as empresas que já estão em Flores, de oferecer mais condições, subsídios, melhoramentos. Estamos trabalhando em cima de uma política de microcrédito para que possamos ter um olhar para o comércio, para a indústria, de trabalhar em conjunto para que o desenvolvimento econômico, cada vez mais, se fortaleça no município. 

OF: ‘Criar o SIS – Sistema Inteligente de Segurança, promovendo atuação conjunta da segurança pública e privada, ampliando câmeras de vigilância através de software de monitoramento em tempo real integrado à comunidade’ é outro ponto do seu plano de governo. Isto saiu do papel? Como está o andamento? O que foi feito pela segurança do município neste primeiro ano de mandato?
Ulian: No início do ano eu estive em Porto Alegre, no comando da Brigada Militar, juntamente com o vice-prefeito, e nós fomos reivindicar efetivos diante da preocupação da segurança em Flores da Cunha. Então já tivemos alguns novos policiais apresentados no município, que é uma vitória muito grande. E a parte do projeto do cercamento eletrônico e da guarda municipal, justamente pelas restrições da Lei Complementar 173 que impossibilita a criação de novos cargos, tivemos que esperar. O projeto já está todo estruturado, juntamente com o Consepro, então, agora sim, com a criação e o treinamento da nossa guarda municipal, para que num primeiro momento eles sejam esses monitores das câmaras, vamos implementar e acreditamos que no segundo semestre de 2022 já possamos estar em pleno funcionamento do cerceamento eletrônico. 

OF: Findamos um ano de administração com um secretário a menos, o de Turismo, Indústria, Comércio e Serviços, em meio a um momento onde se fala muito em alavancar esses setores. Você não vê essa situação como um entrave, principalmente para o turismo, já que fazem dois meses sem um representante para a pasta?
Ulian: A secretaria de Turismo, nós fizemos uma aposta. Conseguimos evoluir muito na parte da Indústria, Comércio e Serviços através do secretário que estava no cargo, mas infelizmente a gente enxergou que na parte do turismo não conseguimos evoluir tanto, por mais que tenha também evoluído. Nós já temos um novo nome que assumirá em 3 de janeiro – Tiago Centenaro Mignoni foi anunciado na terça-feira, dia 21 – e vamos mudar o foco: ela vai passar a ser a secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, enxergando o turismo com esse potencial de desenvolvimento aqui para o nosso município. E, com certeza, a secretaria, embora sem um secretário, tanto eu como o vice-prefeito assumimos essa pasta, tanto é a prova o nosso Natal que ficou tão bonito.  

OF: Água e esgoto são duas frentes que precisam de atenção em nossa cidade. Como andam as tratativas com a Corsan para amenizar o problema de água e realizar a construção da ETE Lagoa Bela?
Ulian: Assumimos a administração com em torno de oito caminhões-pipas diariamente abastecendo o município, e isso foi extremamente preocupante, porque a falta de água é um problema que nos assusta. Então, desde janeiro, nós estivemos em contato constante com a Corsan para que realizássemos ações de curtíssimo prazo para resolver esse problema, como a análise de vazamentos, que foi uma das principais ações que deram resultando. Agora não temos mais nenhum caminhão-pipa sendo necessário. Alguns poços também foram perfurados e estão dando conta, mas é a curto prazo. Paralelamente, nós estávamos em tratativas com o contrato atual da Corsan. Tínhamos elaborado todo um plano de execução, de curtíssimo, curto, médio e longo prazo. Então estava todo ele organizado para nós assinarmos novamente e teve toda essa mudança por parte do governo do estado onde acabou ficando de lado tudo isso que nós tínhamos já construído, de janeiro a setembro, todo um estudo, um trabalho com bacia de captação superficial de água, estações de tratamento de esgoto, não só da Lagoa Bela, mas pensando em Nova Roma, São Cristóvão, São Gotardo, Otávio Rocha, uma visão macro do nosso município, e fomos surpreendidos com essa situação de privatização, de mudanças, e uma possibilidade de assinatura de novos aditivos, com um novo formato de plano de ação. Então, agora, estamos recomeçando todas essas tratativas. Recebemos uma nova proposta que ficou muito aquém do esperado, onde já manifestamos que nesse formato não assinaríamos o aditivo, mantendo esse ainda vigente e entraria com ações para que fizéssemos cumprir o atual. Agora, estamos evoluindo um pouquinho mais, com contrapropostas, para que tenhamos condições de assinar. E se não tivermos certeza de que vamos ter a garantia, tanto de abastecimento de água quanto de tratamento de esgoto, não vamos assinar com a Corsan e vamos buscar outras alternativas.  

OF: Em relação à estradas e pavimentações, como você analisa o seu primeiro ano de governo nesse segmento?
Ulian: Atuamos muito forte nessa parte, principalmente na ligação dos distritos de Otávio Rocha e Mato Perso, que estamos entregando para a comunidade quase 4 km dessa pavimentação e já estamos programando, para o ano que vem, começar um novo trecho, agora de Mato Perso em direção a Otávio Rocha. Também a Estrada Velha, um projeto que já estava iniciado, onde executamos e também aditivamos mais 1 km para completar o trecho até a divisa de Caxias do Sul, e estamos organizando, junto com o prefeito Adiló, de Caxias do Sul, o trecho de Caxias que falta. Já estamos abrindo, também, outros trechos, a exemplo de Monte Bérico, e dando uma atenção especial para as nossas estradas do interior, onde fizemos uma operação rápida de patrolamento e cascalhamento e estamos voltando e fazendo o alargamento, a compactação e o cascalhamento, para que a gente tente dar mais vida útil para os serviços. No Centro, realizamos uma operação tapa-buracos mais significativa, fazendo a fresagem e a repavimentação na parte asfaltada e também, um dos diferenciais de Flores da Cunha é o paralelepípedo, então estamos fazendo alguns experimentos para tentar preservar ao máximo e dar condições de trafegabilidade. 

OF: Quais são as expectativas para 2022? 
Ulian: 2022 nós temos a expectativa de ser o nosso ano, de podermos implementar muito das nossas iniciativas. Vai ser o nosso primeiro ano, propriamente dito, do nosso orçamento, então acreditamos que podemos fazer muitas entregas para a nossa comunidade. Vamos poder ter mais pessoas, encaminharemos em breve um projeto para a Câmara de Vereadores para criar alguns cargos, para que possamos ter condições de ofertar alguns serviços para a nossa comunidade. Então, não temos dúvidas que vai ser um ano muito especial para a administração César e Marcio. 

OF: Em sua fala, a defasagem de pessoal é um ponto muito significativo. Quais vão ser os principais cargos que, de imediato, deverão ser criados para o próximo ano?
Ulian: Nós temos cargos relacionados à saúde, à educação, vamos criar a Secretaria de Segurança Pública para que possamos abrigar a Guarda Municipal e também ser uma ferramenta de captação de recursos, inclusive. Na parte de turismo estaremos incrementando, na inovação também vamos ter um departamento, e agentes administrativos que oferecem todo o suporte para que as secretarias possam desenvolver suas ações. Os próprios secretários, muitas vezes, estão sobrecarregados e não conseguem ter o tempo de projetar, pensar e analisar o que fazer antes. Com certeza esses cargos estruturais internos também serão de fundamental importância. 

OF: Como foi o envolvimento da comunidade neste teu primeiro ano de administração?
Ulian: Foi muito presente. Conseguimos fazer o que pretendíamos, que era escutar a nossa comunidade. Eu aqui atendi muitas pessoas no gabinete, através da própria vacinação, nas filas, conseguimos conversar muito com a comunidade. Então eu senti a comunidade muito próxima, entendendo a nossa dificuldade para algumas ações e também ajudando a buscar soluções para outras. Sem dúvidas nosso primeiro ano foi de muito envolvimento.

César Ulian foi eleito com 53,46% dos votos válidos em 2020. - Gabriela Fiorio
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário