Geral

“Na agricultura consigo ver um futuro”

Aos 25 anos, Leonardo Verdi Veadrigo investiu na plantação de morangos

Morador da área central de Flores da Cunha, Leonardo Verdi Veadrigo, 25 anos, sempre trabalhou em empresas. Formado em tecnólogo em administração, estava em busca de novas experiências e resolveu se aventurar na agricultura. Como sempre ajudou a família na colônia, fez uma parceria com seu tio, que cedeu as terras da família. “Tenho muitos amigos que moram no interior e plantam alguma cultura. Em maio do ano passado resolvi sair da empresa onde trabalhava e tentar algo novo. Fiz alguns cursos, e como já estava tarde para plantar os morangos, um amigo me convidou para ser sócio em uma plantação de tomates. Foi um teste pra mim. Aprendi muito e reforcei a ideia do que eu queria para o meu futuro”, conta Veadrigo, que trabalhava na área comercial.

No início deste ano, o jovem montou quatro estufas – ainda não estão totalmente prontas – e visitou empreendimentos de pequeno, médio e grande porte para entender o funcionamento do morango. “A fruta tem um mercado aceitável e é uma cultura fácil de manusear. Atualmente plantei 8.300 pés em três estufas”, conta Leonardo, que pretende plantar também pimentão e outras variedades que não demandam tanta atenção nos sete hectares de terra, na Capela de São Vitor.

Como o jovem trabalha sozinho, sua ideia é sentir o mercado nesta primeira safra, para depois poder expandir. “Na agricultura consigo ver um futuro. Tenho mais liberdade e não me sinto sufocado. Aqui todo dia é diferente, é um aprendizado constante, mesmo que trabalhando somente com o morango. Antes eu não tinha ambição. Hoje eu tenho. Aqui, quanto mais trabalha mais se ganha. Na empresa não é bem assim”, revela Veadrigo, que pretende, em setembro, colher sua primeira safra de morangos.

O jovem, também apaixonado por cavalos, diz que é um desafio ter o próprio negócio. “Percebo que na agricultura tem espaço para todos. Não é uma competição onde as pessoas te veem como concorrente. Tem outros agricultores aqui perto e sempre que preciso peço ajuda, já que ainda não tenho o conhecimento e a experiência suficientes”, finaliza ele, que possui muita força de vontade e apoio dos familiares para continuar sua caminhada na agricultura.

Leonardo Verdi Veadrigo plantou 8.300 pés de morango.  - Gabriela Fiorio
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário