Geral

1ª edição do Flow leva arte para as ruas de Caxias do Sul

Festival trouxe a possibilidade de conexão entre o artista, a obra, a cidade e as pessoas, com uso da tecnologia

Conhecer o local em que vivemos. Admirar e mudar o olhar para os pontos turísticos e culturais. Unir arte e tecnologia. Tudo isso foi visto na 1ª edição do Flow – Festival de Linguagens em Arte e Tecnologia que ocorreu em Caxias do Sul neste mês de outubro. O projeto, da Cali Gestão Cultural e Comunicação, levou arte, luz e cor gratuitamente para pontos simbólicos da cidade e teve como intuito despertar um olhar para o patrimônio histórico e um olhar sensível para a cidade por meio da arte e economia criativa.

O Flow contou com um programa de residência artística, no qual 10 artistas do Rio Grande do Sul foram contemplados e puderam elaborar produções que foram projetadas pela cidade de Caxias do Sul entre os dias 13 e 17. Os residentes Aurora D’Arrigo (Caxias do Sul), Cristina Lisot(Caxias do Sul), Fernanda Rieta (Caxias do Sul), Kanauã Nharu (Porto Alegre), Lorena Bendati (Porto Alegre), Luana Terra (Canoas), Maurício Concatto (Caxias do Sul), Mariana Lemmertz Schwarzbold (Portão), Pamella Moreno (Caxias do Sul) e Vinícius Guerra (Caxias do Sul) e o bolsista do curso de Tecnólogo em Jogos Digitais Luis Claudio Scur (Caxias do Sul) participaram do programa de residência artística com a finalidade de estimular a criação artística associado à troca de experiências, linguagens, conhecimentos e realidades, buscando potencializar a cultura como um espaço de experimentação.

Caxias do Sul, em um movimento de ocupação, tornou-se palco para que a arte chegasse ao maior número possível de pessoas. Ao longo dos 5 dias de evento, milhares de pessoas foram impactadas diretamente e indiretamente pela programação, seja participando ativamente ou apenas acompanhando as projeções de suas casas ou seus carros.

Um dos roteiros que chamou a atenção do público foi o Cidade Iluminada, que trouxe destaque para construções históricas como o Centro de Cultura Ordovás, Museu Municipal, Casa de Pedra, Estação Férrea, Arquivo Histórico Municipal e a Maesa. “Nós escolhemos esses espaços para o roteiro Cidade Iluminada para instigar as pessoas a contemplarem e conhecerem muito mais do que a arquitetura. Para que elas possam entrar e agendar uma visita e conhecer mais sobre a sua história”, afirma Caliandra. Para o público presente, o Flow trouxe um destaque que há tempos não havia em Caxias. "O festival foi uma novidade na cidade. Acompanhei as diversas ações e foi muito bacana perceber como a arte estava acessível em todo o lugar", comenta Ademar Alexandrini, 59 anos, que participou da programação na quarta-feira e no sábado.

Para valorizar ainda mais a arte gaúcha, o Flow também contou com o roteiro Cidade Animada, que levou as produções dos artistas residentes a diversos pontos estratégicos como a Avenida Rubem Bento Alves no bairro Santa Catarina, a Rua Sinimbú no bairro Lourdes, a Rua Dr. Montaury esquina com Pinheiro Machado, a Avenida Júlio de Castilhos ao lado da Farmácia Central. Para quem passava por esses locais, encontrava imagens e animações em grande escala nas laterais de prédios residenciais.

Outro destaque foi a vida que diversas ruas ganharam com o projeto Suaveciclo, performance do Duo VJ Suave, composto por Ceci Soloaga e Ygor Marotta. O triciclo iluminado e adaptado levou personagens animados no espaço aberto. As projeções iluminaram paredes, árvores, calçadas e todo espaço urbano, propondo a interatividade das animações com o público. O projeto chamou atenção principalmente das crianças, que acompanharam os personagens que voavam pelas ruas.

Para as crianças e adultos, o destaque foi a primeira instalação em Realidade Virtual da cidade, com a Floresta Encantada. Mais de 200 pessoas puderam visitar virtualmente a floresta Amazônica e interagir com índios, animais e a própria natureza.

Flow foi um projeto inédito no estado do Rio Grande do Sul que levou a arte e cultura para diversos pontos da cidade de Caxias do Sul com o uso da tecnologia, uma forma de conquistar os olhares do maior número possível de pessoas.

 - Regina Lain/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário