Geral

3º Fórum Estadual de Energia Solar inicia nesta terça-feira, dia 4, em Caxias do Sul

Evento contará com palestras, cases de sucesso, expositores e networking, no Centro de Eventos da Festa da Uva

O setor de Energia Solar e Eficiência Energética tem gerado, além de energia elétrica limpa e renovável, empregos, economia para famílias e empresas e diversas oportunidades. Entretanto é um mercado de intensa competição e está passando por uma mudança de legislação e entrada de novas tecnologias que precisam ser aprofundadas pelo setor.

Com o objetivo de fomentar o diálogo e a discussão sobre o avanço da energia solar no Rio Grande do Sul e no Brasil, com propostas que apontam para questões sobre qualificação do setor, atualizações sobre a regulamentação da Lei 14.300, tendências para novos negócios e inovações de startups para o mercado solar, o 3º Fórum Estadual de Energia Solar e Eficiência Energética ocorrerá nos dias 4 e 5 de abril de 2023, no Centro de Eventos da Festa da Uva – Rua Ludovico Cavinato, nº1431, bairro Nossa Sra. da Saúde, em Caxias do Sul. O evento é uma realização do Sebrae, Sicredi, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Arranjo Produtivo Local Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha (APLMMeA), com apoio do Instituto Senai de Tecnologia, Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs), Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás) e SIMMME.

De acordo com o coordenador do 3º Fórum, professor Tiago Cassol Severo, a programação do evento tem como foco promover conhecimento, gerar novos negócios com segurança, além de preparar a sociedade para compreender os benefícios e as particularidades da energia solar e eficiência energética. “O Fórum Estadual de Energia Solar e Eficiência Energética tem se protagonizado em trazer profissionais de todo o Brasil e de diversas entidades com foco na capacitação do setor solar do nosso Estado. Nesta terceira edição não será diferente e acreditamos que Caxias do Sul poderá confirmar o título de capital gaúcha da energia solar”.

A abertura do fórum ocorrerá nesta terça-feira, dia 4, a partir das 9h, e contará com a participação de convidados e autoridades, como o prefeito de Caxias do Sul, Senhor Adiló Didomenico, além do diretor do Departamento de Energia da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul, Senhor Eberson José Thimmig Silveira.

A programação inicia com a palestrante Renata de Azevedo, da equipe técnica da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), que abordará o tema “Panorama geral do mercado brasileiro: a visão do planejamento”. Na sequência, o professor da UCS e coordenador do 3º Fórum, Tiago Cassol Severo, fará palestra sobre “O status da energia solar no Rio Grande do Sul”.

Na quarta-feira, dia 5, às 18h30min, o navegador, explorador e escritor Amyr Klink fará o encerramento do evento, abordando o tema “Planejamento como base para o sucesso”. Nos dois dias do Fórum, o visitante poderá participar de palestras, apresentações de cases de sucesso, além de espaço para networking com estandes de patrocinadores.

Os ingressos são limitados e estão à venda, com valor inicial de R$ 250, exclusivamente pelo site: www.forumdeenergiasolar.com.br/inscricao .  Empresas de micro e pequeno porte garantem desconto especial de 50% no valor. O ingresso de acesso ao evento permitirá ao visitante a participação em palestras e painéis, com temas como inovações para o mercado solar, ESG e sustentabilidade, tendências para o mercado, novas perspectivas com as mudanças na legislação, entre outros.

 

 Confira a programação:

Terça-feira, dia 4

- 10h30min – “Panorama geral do mercado brasileiro: a visão do planejamento”, com Renata de Azevedo, da equipe técnica da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

- 11h – “O status da energia solar no Rio Grande do Sul”, com Tiago Cassol Severo, professor da UCS e coordenador do 3º Fórum Estadual de Energia Solar e Eficiência Energética.

- 11h40min –  “O desafio de fazer mais e melhor o que já fazemos tão bem!”, com Anni Breitenbach, mestre em psicologia e especialista em análise do comportamento.

- 14h05min – “Oportunidades e vantagens do hidrogênio verde no brasil”, com Tiago Fraga, diretor de relacionamento com o integrador da ABGD.

- 14h35min – “Inovações de startups para o mercado solar”, com Alcir Cardoso, Head de Startups e CVC do Sebrae/RS.

- 15h05min – “ESG e sustentabilidade: oportunidades para o setor de energia”, com Neide Pessin, pró-reitora de Inovação da Universidade de Caxias do Sul, professora e mestre em Engenharia Hidráulica e Saneamento.

- 15h35min – “Energia solar fotovoltaica, armazenamento de energia e mobilidade elétrica: de onde viemos, onde estamos para onde vamos”, com Ricardo Ruther, diretor Técnico do Instituto para o Desenvolvimento das Energias Alternativas na América Latina - IDEAL e vice-presidente da International Solar Energy Society (ISES).

- 16h45min – “Tendências 2023 para o mercado solar - novas regras, atratividade e negócios”, com Frederico Boschin, advogado especialista no setor.

- 17h15min – “Os desafios da GD no cenário atual”, com Hugo Albuquerque, criador do Projeto Semear, que engloba energia social, meio ambiente e governança.

- 17h45min – “Novas perspectivas para a geração distribuída com as mudanças na regulamentação”, com Guilherme Susteras, sócio-diretor da Sun Mobi e Conselheiro da Absolar.

- 18h30min – “Futuro: quando novas tecnologias encontram novos humanos”, com Ligia Zottini, mestre em Global Talent Management pela PUC/SP, pesquisadora de futuros e fundadora do Voicers.

 

Quarta-feira, dia 5

- 9h45min – “Armazenamento de energia com foco na lei 14.300”, com Zilda Costa, diretora de Comercial da UNICOBA e membro do Conselho da ABGD.

 - 10h15min – “Estruturas de financiamento para projetos de energia renovável”, com Juliano Pereira, sócio co-fundador da Trust&Co Investimentos.

- 10h45min – “Eficiência energética e comportamento de inversores em diferentes condições de operação”, com Lucas Vizzotto Bellinaso, professor na Universidade Federal de Santa Maria, atuando na coordenação do curso de Engenharia Elétrica do Centro de Tecnologia da UFSM.

- 11h20min – “Negócios conscientes, um novo jeito de fazer negócios”, com Solon Stapassola Stahl, diretor executivo da Sicredi Pioneira RS.

- 14h05min – “Eficiência energética nas indústrias: aplicações e boas práticas”, com Douglas Rischter, mestre em engenharia mecânica e analista de serviços técnicos e tecnológicos no Instituto Senai de Tecnologia em Mecatrônica de Caxias do Sul.

- 14h35min – “Viabilidade do diagnóstico energético”, com Aline Cristiane Pan, co-fundadora e coordenadora da Rede Brasileira de Mulheres na Energia Solar (Rede MESol).

- 15h05min – “A técnica como diferencial para o crescimento da sua empresa solar”, com Tiago Cassol Severo, professor da UCS e coordenador do 3º Fórum Estadual de Energia Solar e Eficiência Energética.

- 15h35min – “Inteligência estratégica para o mercado solar”, com Rogério Gava, gerente de novos negócios na Transportes Rasador e consultor do Sebrae.

- 16h55min – “Marketing digital solar”, com Fábio Guerra, sócio da F12 Consultoria e consultor Sebrae RS e SC.

- 17h25min – “Vendas para o setor solar”, com Sandro Schuh, CEO e co-founder da empresa Fenicio.

- 17h45min – “Gestão de custos e precificação para projetos solares”, com Fabio Nepomoceno, contador e consultor credenciado no Sebrae RS e SC.

- 18h30min – “Planejamento como base para o sucesso”, com Amyr Klink, navegador, explorador e escritor.

 - Mauro Stoffel/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário