Geral

35º Encontro Nacional dos Produtores de Alho ocorre nesta sexta-feira, dia 10

Produtores de todo o país participarão do evento em Nova Pádua

Sob o tema Panorama do Mercado do Alho – Realidade & Desafios, a Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa), a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (Agapa), a Prefeitura de Nova Pádua e o Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Flores da Cunha e Nova Pádua e demais apoiadores se unem para realização do 35º Encontro Nacional dos Produtores de Alho. O evento ocorre no dia 10 de novembro, a partir das 13h30min, no salão paroquial de Nova Pádua.

As atividades contam com uma programação variada que inclui palestras técnicas, debate e planejamento do mercado do alho e espaço das entidades. O encontro terá transmissão online pelo Facebook/encontronacionaldosprodutoresdealho. A expectativa é que 200 produtores participem do evento. A entrada é gratuita. 

“É um encontro muito importante para os produtores de alho, pois vários assuntos sobre a cultura serão abordados. Teremos a presença de pesquisadores e de lideranças discutindo aspectos sobre a sanidade do alho, bem como a situação atual do mercado. Tudo isso para juntos buscar soluções para manter essa cultura do alho que é tão representativa na agricultura familiar”, diz o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Flores da Cunha e Nova Pádua, Ricardo Pagno.

A programação contará com palestra do diretor jurídico da Anapa, Clóvis Volpe, que falará sobre o antidumping e as medidas protetivas para o alho. O engenheiro agrônomo e consultor da Anapa, Marco Lucini, abordará o Panorama do Mercado do Alho, mesmo momento em que ocorre um debate sobre ao atual cenário da cultura. Na sequência, a coordenadora de pesquisas da Anapa, Patrícia Silva, apresentará as análises e perspectivas das pesquisas realizadas pela Associação Nacional dos Produtores de Alho. Para finalizar a tarde de palestras, pesquisadores da Epagri, IFC, UFRGS e Embrapa falarão sobre a Sanidade do Alho. No encerramento será servido um coquetel.

O objetivo do Encontro Nacional do Alho é conscientizar a todos sobre a importância do setor e apresentar análises da produção e do mercado, além de debater temas relevantes da cultura. Atualmente o Brasil produz 167 mil toneladas de alho. 
 
Realização
O evento é realizado numa parceria entre Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa), Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (Agapa), Prefeitura Municipal de Nova Pádua e Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Flores da Cunha e Nova Pádua.
 
Patrocínio e Apoio
Tem patrocínio do Sicredi e Senar e apoio da Fetag-RS, Emater/RS, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de São Marcos e Cooperativa Agrícola Mista Rio Branco, Cerealista Venturini, Alho Kris, Comércio de Alho Rasador, ZB Agronegócio, Hortipádua, Schiavenin Hortigranjeiros, Alho d’pádua, Hortifruti Sonda, Alhos Galo. Na feira agro o apoio é Grupo DRSUL, Cosmocel, Sollar Sul, Menegon, Tramontini, Vega Corretor de Seguros, Pensou Net, Santana Máquinas Agrícolas, Agropro e Delta Fértil. 
 
Organização
Terra do Galo Positiva
 
Programação
13h – Credenciamento
13h30min – Abertura oficial do evento
14h15min – Antidumping - Clóvis Volpe, diretor jurídico da Anapa
14h45min – Panorama do Mercado do Alho - Marco Lucini, consultor da Anapa
15h15min – Realidade e desafios para 2024
16h – Intervalo
16h30min – Análise e perspectiva da Pesquisa da Anapa - coordenadora de pesquisas da Anapa, Patrícia Silva
17h – Sanidade do Alho (Epagri, IFC, UFRGS, Embrapa)
- Viroses na cultura do alho com André Strassburger (UFRGS) 
- Bacteriose e nematoides na cultura do alho com Leandro Marcuzzo (IFC)
- Ferrugem na cultura do alho com Guilherme Mallmann (Epagri)
- Mofo branco com Valdir Lourenço (Embrapa) 
18h – Palavra do presidente da Anapa, Rafael Corsino
Espaço das associações
19h – Coquetel para os participantes
 
Mais informações: 
STR Flores da Cunha e Nova Pádua – Ricardo Pagno pelo (54) 3292 7500
Facebook - @encontronacionaldosprodutoresdealho | Instagram - @encontrodosprodutoresdealho
 

 - DIVULGAÇÃO Em outubro, o presidente do STR Flores da Cunha e Nova Pádua, Ricardo Pagno, entregou o convite para o Encontro do Alho ao ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira. Ele estava acompanhado deputado federal, Heitor Schuch, e da diretora executiva da Anapa, Tatiana Reis. - DIVULGAÇÃO
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário